VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Integração das forças resulta na redução de homicídios no polo de Barra do Garças

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

 

A reconstituição da morte de um dependente químico, pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), em Barra do Garças (500 km a Leste de Cuiabá), levou ao esclarecimento do primeiro assassinato de 2017 ocorrido na cidade. Neste ano, foram registrados apenas dois homicídios naquele município.

O delegado regional de Barra do Garças, Adilson Gonçalves Macedo, destacou que os dois crimes são os únicos homicídios dolosos registrados em toda a regional, que compreende as cidades (com delegacias instaladas) de Barra do Garças, Novo São Joaquim, Araguaiana, Torixoréu, General Carneiro, além dos municípios de Ribeirãozinho e Pontal do Araguaia, os quais não dispõem de unidade física da Polícia Civil.

“Temos mais homicídios culposos, que são os acidentes de trânsito. A integração é muito forte com a Polícia Militar, a Politec e os órgãos de Justiça. Algo que sempre cobro nas operações integradas é que seja dada prioridade para o homicídio. Foi o que ocorreu, a PM faz muito bem a preservação do local até a chegada da nossa equipe e da perícia. Todas as delegacias são mobilizadas para esclarecimento do crime”, diz.

No dia 18 de fevereiro, foi registrado boletim de ocorrência narrando que Claúdio Sergio Andrade Lima, de 42 anos, teria fugido de uma clínica de recuperação de dependentes químicos, na cidade de Barra do Garças. No dia 27 do mesmo mês, o corpo dele foi localizado pelo Corpo de Bombeiros, às margens do Rio Araguaia, em estado avançado de decomposição. Na ocasião, a perícia constatou que a causa da morte era estrangulamento por enforcamento.

Leia Também:  Trabalho em conjunto recupera 34 cabeças de gado furtadas de fazenda em Barra do Garças

Para esclarecer as circunstâncias da morte, os delegados responsáveis pela apuração de crimes de homicídio na cidade, Renato Resende e Adriano Marcos Alencar, da 1ª Delegacia de Polícia, requisitaram à perícia a reconstituição simulada dos fatos, diante de indícios de autoria apontada na investigação.

O trabalho realizado na segunda-feira resultou na confissão de Felipe Alves Lima, como autor do homicídio. Ele alegou que o fato tratou-se de “acidente”, ocorrido após luta corporal com a vítima, uma vez que não teria tido a intenção de matar.

Com o esclarecimento da autoria desse homicídio, a Regional de Barra do Garças destaca 100% de resolutividade dos crimes contra vida no município. Além deste caso de fevereiro, houve registro de outro no mês de abril.

“Foi dada resposta estatal adequada frente às práticas criminosas, ressalvando os índices de resolução de crimes nesta Regional em 2017, em 100% dos casos de crimes dolosos contra a vida com autoria identificada pela 1ª DP da Polícia Civil de Barra do Garças”, frisa o delegado Adriano Marcos.

Leia Também:  Operação Integrada resulta em três prisões em flagrante, 11 mandados de busca e apreensão de drogas

O comandante do 5º Comando Regional de Barra do Garças, tenente coronel Izac Omar Prado de Souza, pontuou que os índices criminais da região são discutidos semanalmente nas reuniões da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), quando são também mapeados os pontos de ação. “Nessas reuniões, discutimos os números e trabalhamos com o geoprocessamento. Esse trabalho integrado de análise conjunta tem nos ajudado muito. Fora isso, damos também ênfase aos problemas que observamos”.  

Conforme o delegado Adilson Gonçalves, a redução nos crimes de homicídios dolosos foi de 78%, em relação ao primeiro semestre de 2016, quando foram registradas nove mortes. Segundo ele, em 2015, foram 17 homicídios, em 2016, ocorreram 16 e para 2017, as forças de segurança esperam terminar o ano com menos de 15 homicídios.

“O roubo também temos conseguido diminuir. O furto aumentou em razão do tráfico e do uso de drogas e pelo fato de a pena ser pequena, mas estamos desenvolvendo um trabalho para combater esse delito”, finaliza o regional.

“Temos aumentado o policiamento na área central, local da maioria dos furtos. Mas no momento que vamos combatendo os traficantes, apreendendo armas, o crime vai migrando. No entanto, temos combatido muito”, completou o comandante da PM, tenente coronel Prado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Gestão Emanuel Pinheiro obtém aprovação de mais de 90%

O Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conta com suporte do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Publicados

em

Foto: Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da gestão Emanuel Pinheiro, consolidou na manhã desta terça-feira (7), mais um importante ato de reconhecimento pelo avanço nas ações governamentais de controle social. A administração recebeu  o ‘Selo Ouro’ do Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Em Mato Grosso, apenas oito dos 141 municípios alcançaram o feito na categoria e a capital obteve uma aprovação superior a 92%, com base nos requisitos exigidos. “Os mecanismos de controle social são ferramentas de extrema eficácia à sociedade. Possibilitam que a população, a quem o administrador deve todo seu respeito e empenho, acompanhar, exigir o trabalho e resultados no desenvolvimento da cidade. A conquista dessa premiação evidencia, mais uma vez, o compromisso da gestão, o comprometimento e o zelo pelo erário público”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Representando o prefeito da capital, ao receber a premiação, a Controladora-Geral do Município, Mariana Ribeiro, destacou que a meta da administração Emanuel Pinheiro é conquistar o ‘Selo Diamante’, com a validação de 100% dos critérios estabelecidos.

Leia Também:  Audiência pública discutiu ampliação de malha ferroviária no estado

“Trata-se de um reconhecimento importantíssimo, uma prioridade repassada pelo prefeito Emanuel Pinheiro de fortalecimento do controle social. Estamos muito honrados e felizes em recebê-lo, resultado de um trabalho árduo e contínuo, que nos direciona, com total certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Para o ano que vem, vamos chegar, se Deus quiser, a nota máxima”, declarou.

Participaram da solenidade, o presidente da Corte, o conselheiro José Carlos Novelli e os conselheiros Guilherme Maluf e Sérgio Ricardo.

O Selo Ouro 

O Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conta com suporte do Instituto Rui Barbosa (IRB). Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal é classificado conforme o percentual de critérios atendidos.

Responsabilidade 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral Municipal (CGM), em novembro de 2022, também conquistou a medalha de ouro no Programa Nacional de Transparência Pública 2022, na categoria Qualidade em Transparência. O Município alcançou o índice de 92,19%, na avaliação, com êxito de 100% em seis, dos 12 grupos de critérios analisados, por meio de fiscalizações no Portal Transparência regional.

Leia Também:  Ação integrada resulta em prisões por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo

Por NATHANY GOMES – FONTE: SECOM CUIABÁ

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA