DESTAQUE
Hospitais mato-grossenses recebem investimentos na redução de consumo de energia
DESTAQUE
Da Redação
Estão sendo investidos em Mato Grosso mais de R$ 8 milhões em soluções de eficiência energética, que buscam redução no consumo de energia em hospitais e policlínicas do Estado. A iniciativa da Energisa Mato Grosso atende, em Cuiabá, o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, as policlínicas municipais do Coxipó, Planalto, Pedra 90 e Upa Morada do Ouro, em Colíder, o Hospital Regional de Colíder e em Rondonópolis, o Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Geovanella.
As sete unidades, que recebem os investimentos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da distribuidora de energia, deverão, ao todo, economizar 2.649,62 MWh/ano, o suficiente para abastecer cerca de 10 mil casas residenciais com consumo médio de 250 kilowatt mensais.
Para que isso aconteça às entidades estão passando por uma modernização do sistema de iluminação com a substituição 4817 lâmpadas obsoletas por equipamentos com tecnologia de LED. Assim como a troca de 162 ar condicionados, sete condensadora e 157 evaporadoras antigas por equipamentos mais eficientes.
Em Cuiabá os projetos já estão finalizados ou com o andamento bem adiantado. O Hospital e Pronto Socorro Municipal e as policlínicas municipais do Coxipó, Planalto, Pedra 90 e Upa Morada do Ouro receberam 2036 placas de painéis solares.
Segundo a analista de inovação da equipe de Eficiência Energética, Monique Gomes Pereira, no total a economia na conta de energia para essas entidades será de aproximadamente R$ 1,4 milhão.
“Além da economia da conta de luz, os pacientes terão ambiente mais agradável para se restabelecer os funcionários que ganham espaços bem iluminados, ar condicionamento adequados e refrigeradores modernos. São adequações e melhorias substanciais para unidades hospitalares”, afirma.
A analista destaca ainda que o valor economizado poderá ser investido em outras áreas. “A Energisa adota essas causas com muita alegria, porque sabe que estamos contribuindo de forma direta na qualidade de vida da nossa população. São iniciativas que vão atender milhares de pessoas por meio das instituições beneficiadas”.
Monique finaliza explicando que dos projetos, apenas o do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá está pronto, o restante está em execução e tem previsão de entrega em 2020.
Ainda ao final de cada programa uma campanha de conscientização dos usuários das unidades – com treinamento sobre uso eficiente de energia, uso e manutenção dos equipamentos novos, e colagem de adesivos alertando para a importância do uso econômico – é realizada a fim de se conscientizar sobre o uso racional da energia elétrica e sobre a importância da participação de cada um.
Programa de Eficiência Energética
O programa de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ideia do é incentivar o surgimento de novas tecnologias, assim como repensar práticas e costumes com foco no uso racional da energia elétrica.
Para quem tem interesse de participar: a Energisa regularmente abre uma chamada pública e o cliente que tiver interesse em reduzir o consumo inscreve um projeto mostrando, com dados técnicos bem mensurados, que a troca dos eletrodomésticos e lâmpadas atualmente em uso trará bons resultados. Se a proposta for selecionada, a empresa entrará com o investimento da compra dos equipamentos e da mão de obra para a troca dos antigos pelos novos. O que for retirado do local do projeto será encaminhado para descarte. É realizada uma conscientização com quem trabalha/mora no local e um estudo posterior para mensurar se os resultados previstos foram realmente atingidos. Tudo é feito conforme a legislação federal.
Fonte: Energisa
DESTAQUE
Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME
O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT
A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.
De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.
A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo, e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.
“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.
Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.
“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.
Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.
-
Variedades4 dias atrás
CONFIRA RECEITA DE UM BOLINHO DE CHUVA SEQUINHO
-
Política5 dias atrás
BOTELHO PARTICIPARÁ DA 40ª CORRIDA DE REIS
-
Saúde6 dias atrás
CUIABÁ ENFRENTA EPIDEMIA DE COVID, DENGUE E CHIKUNGUNYA
-
Variedades3 dias atrás
FRANGO ASSADO COM BATATAS
-
Saúde6 dias atrás
DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA ARBOVIROSES QUE VEM ASSUSTANDO MORADORES DE LIVRAMENTO E REGIÃO
-
Variedades5 dias atrás
AQUÁRIO MUNICIPAL DE CUIABÁ PASSA A FUNCIONAR DE TERÇA-FEIRA À DOMINGO COM ENTRADA GRATUITA
-
Polícia5 dias atrás
GAP PRENDE TRÊS PESSOAS POR TRÁFICO DE DROGAS EM SANTO ANTÔNIO
-
Economia3 dias atrás
APÓS ALTA INFLAÇÃO PICANHA E CERVEJA FICAM MAIS CARAS EM 2025
Você precisa estar logado para postar um comentário Login