VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Governador recebe demanda de vereadores e apresenta ações em Cuiabá

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

 

O governador Pedro Taques se reuniu nesta quinta-feira (22.06) com 22 vereadores de Cuiabá e apresentou aos parlamentares as ações realizadas pelo Estado na capital. Taques ressaltou o compromisso do governo na infraestrutura, saúde, educação e segurança pública. Para o governador, a proximidade com o Legislativo municipal deixa o governo mais próximo da população. 

Na oportunidade, Taques agradeceu a participação dos vereadores no encontro e ressaltou que o Estado vem fazendo uma rodada de reuniões com os parlamentares municipais. Lembrou que no dia anterior atendeu 70 vereadores e que um encontro semelhante ocorreu com os parlamentares de Várzea Grande. “Mostramos as obras que estamos fazendo em Cuiabá, falamos do Pró-Escolas e o secretário de Segurança Pública foi o mais cobrado nesta reunião porque os vereadores estão próximos à população e trazem as suas demandas”, disse.

Representando a presidência da Casa de Leis, o vereador Renivaldo Nascimento, também destacou a importância do trabalho conjunto entre o Governo e os vereadores. “Somos todos políticos e pela primeira vez temos essa reunião ampla, que nunca ocorreu em governos anteriores. Estamos discutindo os problemas de Cuiabá, é uma reunião importante por conta das informações que estão sendo repassadas”, disse. 

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, destacou que o Governo faz grande obras de infraestrutura na cidade, entre elas estão a execução do trecho urbano da MT-251 entre o trevo da Estrada da Guia até a Fundação Bradesco, que deve ser inaugurada ainda neste ano. O Estado já finaliza também a duplicação da MT-040 que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger. A entrega está agendada para setembro desde ano. Antes, a empresa deve fazer as correções necessárias. 

Outras duas ações que também estão em andamento são a duplicação do trecho urbano da MT-010 (Estrada da Guia) que deve ser entregue em julho de 2018, por ter uma complexidade menor. No mesmo local, o Governo de Mato Grosso, através da Sinfra executa a trincheira de acesso à MT-010, obra que também deve ser entregue em novembro do próximo ano. Segundo a Sinfra, todas as obras estão com o cronograma em dia e com pagamento dentro do prazo estabelecido. 

Leia Também:  Governador destaca que evento na Bolívia mostra as potencialidades de MT ao mundo todo

Um novo projeto que o governador Pedro Taques anunciou é a pavimentação para ligar a rodovia MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro), passando pela comunidade Coxipó do Ouro e chegando até a Ponte de Ferro, num total de nove quilômetros. “É um grande sonho daquelas comunidades, estamos fazendo os projetos e já temos o dinheiro em conta para a execução da obra”, disse o governador. 

O secretário Marcelo Duarte ainda destacou o empenho do Governo do Estado em finalizar o Rodoanel, com uma ponte nova entre Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, o secretário e o governador ainda anunciaram a construção de mais duas pontes entre as cidades. Uma entre o Parque Atalaia e Parque do Lago e outra entre o Santa Rosa e a Passagem da Conceição. Fazendo assim, três novas ligações entre as cidades. 

Já o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, afirmou que o Grande Coxipó deve receber uma nova central de fragrantes para diminuir a criminalidade na região. Entretanto, destaca que o trabalho intenso das polícias possibilitou a diminuição do número de crimes. Ele citou como exemplo os crimes de latrocínio (roubo seguido de morte). Em 2016, o Estado havia registrado 11 casos de janeiro a abril. Neste ano, o número no mesmo período caiu para três. 

Rogers destacou que as forças de segurança teve um incremento de mais 3.663 profissionais nos últimos dois anos. Também subiu o número de viaturas de 668 para 1.072 em 2016. 

O vereador Diego Guimarães questionou o secretário sobre a estrutura da Polícia Comunitária do Pedra 90. Sobre a questão, Rogers disse que a Secretaria de Estado de Segurança Pública deve iniciar a construção de um novo prédio, que será maior que o atual. Para isso, o Estado aguarda a doação de uma área pelo Município para licitar a obra. 

Leia Também:  Audiência pública discutiu ampliação de malha ferroviária no estado

Já o vereador Dilemario Alencar, reconheceu o que classificou como grande trabalho do Governo do Estado em prol da Segurança Pública. Como sugestão, apresentou ao secretário Rogers a possibilidade do Estado criar uma Delegacia de Proteção aos Idosos. Rogers agradeceu a sugestão e disse que vai estudar a possibilidade. 

Na Educação, Esporte e Lazer, o secretário Marco Marrafon, lembrou o trabalho da Seduc para a melhoria da educação em Mato Grosso. Citou como exemplo a Arena da Educação que foi construída em um espaço público que já existia. Marrafon pediu aos vereadores indicações que possam possibilitar a criação de escolas como essas. 

Também em Cuiabá, o secretário ressaltou o trabalho em prol do bairro Pedra 90, considerado um dos mais violentos da cidade. Marrafon disse que serão construídos quatro novas escolas, integradas com a Segurança Pública e com foco na vocação. O secretário pediu aos vereadores apoio ao projeto de cessão de uso ou doação de um terreno do município que fica ao lado da escola municipal Senador Gastão de Mattos Müller. 

Quanto a regularização fundiária, o presidente do Intermat, Cândido Telles, disse que o Estado vai fazer o trabalho até junho de 2018 para regularizar 19.182 imóveis em Cuiabá. Sendo 2.221 no Primeiro de Março; 1.500 no Jardim União; 7.000 no Pedra 90; São João Del Rey entre outros bairros.

Para facilitar o diálogo do Poder Executivo Estadual e a Câmara de Cuiabá, os secretários adjuntos da Casa Civil Paola Reis e Carlos Brito farão a interlocução com o Legislativo Municipal da Capital.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Partiu hoje um amigo querido: José Arley Lopes

Amigos nunca partem: apenas se desligam temporariamente do nosso convívio…

Publicados

em

Imagine alguém sempre bem-humorado, dotado de perspicácia para perceber detalhes que passam ao largo da maioria das pessoas; imagine, na sequência, um sujeito com firme disposição solidária, como se cumprisse plantão permanente, zeloso pelo bem dos amigos e parentes…

Complementem tal busca imaginária ao visualizá-lo colocando apelidos marcantes naqueles com os quais interage cotidianamente. Acréscimo importante.

Mais ainda: transformem o improvável vivente em um ser humano excepcional, preocupado em ir à luta com o intuito de sobreviver dignamente. Imaginaram?

###

Pessoas assim existem, sim, por maior que sejam as dúvidas! E uma delas partiu hoje. Trata-se do meu companheiro de longos anos de convívio em Montes Claros-MG, José Arley Lopes.

Há anos, de forma intensiva, José Arley lutava contra um câncer impiedoso, doença originária da próstata.

Após se alastrar pelo corpo do amigo, o câncer conseguiu vencer a longa queda de braço travada entre a vida e a morte, levando Arley a descansar precocemente.

José Arley foi daqueles amigos inesquecíveis, apesar de décadas de desencontro físico. Mas nunca deixou de fazer parte das minhas lembranças dos tempos felizes de MOC. Tantas noites e dias divertidos!

Leia Também:  Grêmio recebe apoio da torcida no último treino antes do Gre-Nal

Parece que ainda o vejo andando sorridente pela Praça da Matriz, rumo à antiga casa de dona Ana Lopes. E já chamava os conhecidos por apelidos arquitetados ladinamente…

Tais apelidos – tema que já abordei no FACEBOOK – vão permanecer incólumes. O amigo José Arley possuía o dom de apelidar implacavelmente quem quer que fosse.

Incrível como conseguia escolher nomes improváveis, mas todos pegavam que nem cola bombástica, para desespero das vítimas. A relação é bem extensa em Montes Claros…

Também não escapei de ser apelidado: ao me encontrar nas ruas, antes mesmo do tradicional aperto de mãos, Arley ensaiava gestos de golpes de Kung Fu, alusão ao esporte de karatê que eu praticava na época, idos dos anos 70.

“Iôoo, Iáaa” – gritava alto. Daí, pra ser apelidado de “João Iô”, foi um pulo…

Meu pai também entrou na incessante roda de troca-nome: “Carlão Rapadura”. Meu irmão mais velho, José Antônio, passou a ser “Popotinha”.

Certos apelidos aos parentes eram comentados apenas às escondidas, em função do humor limitado das vítimas.

Enquadra-se nessa lista os saudosos Vicente e Moacir Lopes, tios de J.A, e também sisudas tias. Nem arrisco mencionar seus nomes…

Leia Também:  Homem é detido logo depois de furtar dinheiro de doação em Barra do Garças

Alguns primos também penam com apelidos emplacados pelo amigo José Arley: é o caso dos irmãos Ricardo (“Jegaço”) e Vinícius Lopes (“Pela Jegue”).

Nem sei exatamente como, o próprio José Arley ganhou apelido estratosférico: “Zé Bucânia”. Suspeito que ele mesmo tenha se apelidado…

José Arley ainda protagonizou passeios memoráveis no Pentáurea Clube, igualmente garantindo almoço grátis no clube campestre e outras mordomias.

Para tanto, fez amizade com garçons e dirigentes do balneário. Até hoje tenho saudades daquela comida deliciosa…

###

Enfim, é mais um companheiro que parte, e confesso ser difícil me conformar com isso. Só desejo que continue [no plano celestial] a encantar os novos amigos com seu jeitão irônico e tão simpático: não tenho dúvidas de que o Paraíso é sua próxima parada!

Quanto à Praça Doutor Chaves, a popular Praça da Matriz, por onde José Arley andava costumeiramente, ganhou, a partir de hoje, mais um anjo de luz a perambular pelas suas alamedas…

João Carlos de Queiroz, jornalista

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA