VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

DESTAQUE

Governador inaugura Escola Militar em Sorriso

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação 

O governador Pedro Taques e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), Marco Marrafon, inauguram, nesta quinta-feira (06.07), mais uma escola militar no município de Sorriso (400 km ao Norte de Cuiabá).

Além disso, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) irá inaugurar a Escola Estadual Arlete Maria Capellari, localizada no bairro Rota do Sol, também Em Sorriso. Com isso, já são 14 escolas entregues em 2017, dentro do programa Pró-Escolas.

A cerimônia de inauguração da EE Arlete Maria Capellari está marcada para as 16h. A escola segue o modelo padrão da Seduc, com 18 salas de aula e capacidade para atender mais de 1,5 mil estudantes.

Orçada em R$ 5,4 milhões, a unidade possui ainda salas para diretoria; secretaria; sala de informática, sala de professor; biblioteca; quatro de conjuntos de banheiros; cozinha e refeitório; praça de recreação e urbanização; além de quadra poliesportiva coberta, com arquibancada e dois conjuntos de vestiários.

Já às 19 horas, será realizada a inauguração da Escola Estadual Militar Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, localizada ao lado do shopping do município. A unidade é resultado de parceria entre a Seduc, Prefeitura de Sorriso e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

Durante o evento, será realizada a assinatura do termo de parceria entre o Estado e o Executivo Municipal.

Em 2017, a escola atenderá 180 alunos, dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Contudo, a expectativa é de que no ano letivo de 2018 o número suba para 760 estudantes.

Com o objetivo de contribuir no processo de formação do cidadão, a escola funcionará de forma integrada com a Sesp. As coordenações pedagógica, administrativa e financeira da unidade serão exercidas por profissionais devidamente habilitados, em consonância com a legislação educacional vigente no País.

Os militares ministrarão aulas na educação básica, desde que devidamente habilitados para docência nas áreas específicas, conforme os procedimentos para atribuição de classe/aula adotados pela Seduc. A escola seguirá a matriz curricular da rede estadual.

Pró-Escolas

As obras fazem parte do Pró-Escolas, maior programa de investimentos da história da educação estadual, com um orçamento de mais de R$ 360 milhões. O principal objetivo é a melhoria do nível de aprendizagem, além da redução da evasão escolar em Mato Grosso.

Com as duas novas escolas, a Seduc soma 14 novas unidades, somente em 2017. O programa prevê a entrega de 35 escolas novas e 15 Centros Integrados Escola Comunidade (CIEC’s) até o final de 2018.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro

Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019

Publicados

em

Reprodução / Redes sociais

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).

Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”

Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.

A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.

O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”

Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.

“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA