VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Forças policiais prendem dois suspeitos de execuções em Colniza

Publicado em

DESTAQUE

O mandante dos crimes também já foi identificado e pode ser preso a qualquer momento.

 

Da Redação

 

A força-tarefa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) identificou quatro suspeitos de executar nove pessoas em Taquaruçu do Norte, em Colniza (a 1.065 km de Cuiabá). Destes, dois estão presos. O terceiro executor que está foragido é Ronaldo Dalmoneck, conhecido como Sula.

O quarto suspeito, conhecido como o chefe do grupo identificado como “Encapuzados” o ex-policial militar de Rondônia Moisés Ferreira de Souza, está foragido de uma ação penal que responde junto com Ronaldo pelo crime de roubo. A Polícia Civil suspeita que ele tenha participação nos assassinatos em Colniza.

O mandante do crime também já foi identificado e, por meio do advogado dele, está negociando para se entregar.

Já estão presos Pedro Ramos Nogueira, conhecido como “Doca” e Paulo Neves Nogueira. O primeiro foi preso em Guatá, distrito de Colniza, e o segundo no distrito de Tabajara, em Machadinho D’Oeste (RO).

Inicialmente, os presos vão responder pelos crimes de homicídio qualificado e associação criminosa. Segundo apontou a investigação, a motivação do crime era a extração ilegal de madeira na região.

Leia Também:  “Sem ciúmes”, Kalil aposta na tradição para disputar o Paço Couto Magalhães

O crime aconteceu no dia 19 de abril. A região de Taquaruçu fica a 250 km de Colniza, em uma área de difícil acesso.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, disse que as equipes das forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec, se empenharam para buscar elucidar a motivação e apontar os culpados.

“A investigação continua. Vamos dar uma resposta cabal a respeito da autoria e materialidade. Nossos profissionais estão de parabéns pelo trabalho realizado”, enfatizou.

O delegado da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, Marcelo Miranda, disse que as investigações foram realizadas em três frentes: depoimentos de testemunhas que estavam no local, trabalho de campo dos investigadores e o trabalho de inteligência.

Ainda segundo o delegado “é possível que haja envolvimento de fazendeiros até pela motivação que seria a extração ilegal de madeira”.

O comandante regional da Polícia Militar em Juína, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, disse que as execuções poderiam ter proporções ainda maiores. “A tragédia poderia ter sido amplificada. No dia não estavam presentes mulheres e crianças, apenas os maridos. Quem era encontrado, era executado”.

Leia Também:  Governo do Estado convoca 221 aprovados em concurso público na área da educação

Na tarde desta terça-feira (02.05), o secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, convocou coletiva de imprensa para dar mais informações sobre as investigações que levaram às prisões. Participaram da entrevista o delegado regional de Juína, José Carlos de Almeida Júnior, o delegado da DHPP, Marcelo Miranda, e o comandante regional da Polícia Militar em Juína, tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza. Representantes do Comando Geral da Polícia Militar, Diretoria da Polícia Judiciária Civil, Politec e Corpo de Bombeiros Militar também estiveram presentes.

 

Fonte: Sesp-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

Publicados

em

Foto por: João Reis/Setasc-MT

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.

“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.

Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.

A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.

Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.

Leia Também:  Trio é preso acusado de roubo de veículos, em Várzea Grande

Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.

De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.

“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.

Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.

“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.

Leia Também:  Alunos de Cuiabá vão participar de projeto de combate ao trabalho infantil

Programação

A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.

Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.

A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).

“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA