VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Exclusivo: Em represália, vereadores já ‘articulam’ criar CPI para investigar guarda municipal de VG

Publicado em

DESTAQUE

 

Da Redação: Pedro Ribeiro

Especial para O Mato Grosso

 

 

Enquanto o País tomou conhecimento das presepadas dos vereadores de Várzea Grande – que aprovaram uma moção de repúdio – contra a agente Steffany Anjos da Silva, por multar o vereador Elilei Roque de Cezaro, o Neni Chimarrão (PTC), que trancou uma rampa de acesso a cadeirantes com seu veiculo, agora os nobres edis da cidade industrial ensaiam o coro para criar na Câmara uma CPI para investigar a guarda municipal, e uma suposta indústria da multa que – segundo os vereadores – estariam acontecendo no município.

Uma reunião ocorreu hoje de manha, 04, no gabinete do presidente Chico Curvo, e os vereadores saíram definidos que assim que voltar do recesso parlamentar, eles irão criar a CPI, para investigar guarda municipal. A proposta é quase que unanime e os vereadores querem dar uma resposta à imagem negativa que protagonizaram nos últimos dias em matéria de rede nacional da TV Globo.

Uns dos que defendem a investigação, o vereador Neno do Chimarrão (PTC) – afirmou – que as multas realizadas pelos agentes da guarda precisam de fiscalização. Os vereadores prometem endurecer contra os GM´s. A incitava dos vereadores parece ‘urucubaca’. Tudo bem que a coerência férrea costuma ser um atributo da burrice. Está certo que um político precisa de um certo jogo de cintura e algum contorcionismo para moldar-se às circunstâncias.

Leia Também:  Comissão de Ética da Câmara de Vereadores aprova a solicitação de cassação do mandato do vereador Abílio Brunini

Mas os representantes da população de Várzea Grande parecem que estão exagerando nas afirmações contraditórias. Já se sabia que há vereadores de palanque que vocifera contra “as elites”, e vereadores, que as apazigua. O dado inquietante é que, agora, as idas e vindas retóricas desses vereadores não trás nenhum benefício concreto e nem aspectos fundamentais para a sociedade, como saúde, educação e segurança. 

Mas, ninguém os conhecia com essas performances tão estupidas. Ao aprovarem hoje – a retaliação contra uma instituição que também pertence a sociedade, que é a guarda municipal, os vereadores se apequenam não só como politico detentores de mandatos eletivos mas, como seres humanos. O resultado esta aí – uma Câmara acéfala e uns parlamentares que não conseguem mais esconder o que fazem e nem controlar os seus ipítetos incultos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Gestão Emanuel Pinheiro obtém aprovação de mais de 90%

O Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conta com suporte do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Publicados

em

Foto: Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá,  por meio da gestão Emanuel Pinheiro, consolidou na manhã desta terça-feira (7), mais um importante ato de reconhecimento pelo avanço nas ações governamentais de controle social. A administração recebeu  o ‘Selo Ouro’ do Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).

Em Mato Grosso, apenas oito dos 141 municípios alcançaram o feito na categoria e a capital obteve uma aprovação superior a 92%, com base nos requisitos exigidos. “Os mecanismos de controle social são ferramentas de extrema eficácia à sociedade. Possibilitam que a população, a quem o administrador deve todo seu respeito e empenho, acompanhar, exigir o trabalho e resultados no desenvolvimento da cidade. A conquista dessa premiação evidencia, mais uma vez, o compromisso da gestão, o comprometimento e o zelo pelo erário público”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Representando o prefeito da capital, ao receber a premiação, a Controladora-Geral do Município, Mariana Ribeiro, destacou que a meta da administração Emanuel Pinheiro é conquistar o ‘Selo Diamante’, com a validação de 100% dos critérios estabelecidos.

Leia Também:  Reforma da Previdência brasileira completa um ano

“Trata-se de um reconhecimento importantíssimo, uma prioridade repassada pelo prefeito Emanuel Pinheiro de fortalecimento do controle social. Estamos muito honrados e felizes em recebê-lo, resultado de um trabalho árduo e contínuo, que nos direciona, com total certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Para o ano que vem, vamos chegar, se Deus quiser, a nota máxima”, declarou.

Participaram da solenidade, o presidente da Corte, o conselheiro José Carlos Novelli e os conselheiros Guilherme Maluf e Sérgio Ricardo.

O Selo Ouro 

O Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conta com suporte do Instituto Rui Barbosa (IRB). Após a análise dos técnicos dos Tribunais de Contas, cada portal é classificado conforme o percentual de critérios atendidos.

Responsabilidade 

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral Municipal (CGM), em novembro de 2022, também conquistou a medalha de ouro no Programa Nacional de Transparência Pública 2022, na categoria Qualidade em Transparência. O Município alcançou o índice de 92,19%, na avaliação, com êxito de 100% em seis, dos 12 grupos de critérios analisados, por meio de fiscalizações no Portal Transparência regional.

Leia Também:  Polícia Civil apreende 20 tabletes de skunk e R$ 4 mil em dinheiro com traficante em Cuiabá

Por NATHANY GOMES – FONTE: SECOM CUIABÁ

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA