VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Ex-governador nega acordo de delação, entretanto, diz que vai confessar crimes!

Publicado em

DESTAQUE

Ex-governador do Estado do Mato Grosso diz que nova postura é fruto de “reflexão” e orientação da família.

 

VICTOR SOUZA

Da Redação

 

Nova carta aberta e divulgada pelos advogados de Silval, no sábado (22), o ex-governador (PMDB) negou que esteja fechando um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público Estadual. No entanto, confirmou, talvez pela primeira vez, que irá “Falar a verdade”. A carta do peemedebista é uma reação às notícias veiculadas ao longo desta semana, na imprensa, dando conta de que ele estaria em fase avançada de tratativas. Segundo as informações esclarecidas, entre as provas que poderiam ser juntadas ao acordo, estariam gravações, feitas pelo próprio Silval, que governou o Estado entre os anos de 2014 e 2010.

 

O mesmo negou, na carta, ter procurado o Ministério Público com a intenção de delatar (“confessar”) ou que tenha feito gravações em seu gabinete.

 

“Reafirmo, desta vez pessoalmente, que não estou fazendo qualquer acordo, nunca procurei o Ministério Público com esse propósito e nunca me foi sequer oferecido qualquer benefício. Também informo que nunca fiz qualquer tipo de gravação, bem como não apontei quaisquer das pessoas já mencionadas em matérias como tendo praticado ilícito”, concluiu o ex-governador.

Leia Também:  Lúdio Cabral atualiza projeções para covid-19 e alerta para perigo de afrouxar isolamento

 

Por fim, Silval afirma que seguirá se defendendo de “acusações injustas” e que continuará usando o direito ao silêncio nos inquéritos criminais.

 

“Ressalto que a postura de confessar determinados fatos não se confunde com delatar pessoas. Tenho a consciência de que sempre colaborei com as investigações e processos, já que ninguém, absolutamente ninguém, pode dizer que pratiquei qualquer conduta de obstrução”, falou. 

“Agora, com essa nova postura, passarei a colaborar com a verdade, exercendo, na maior amplitude, os direitos processuais que me são facultados pela Constituição da República”, disse.

 

INSINUAÇÕES!

 

Segundo as acusações do Ministério Público, Silval Barbosa (PMDB) era o chefe de uma organização criminosa que contava com diversos agentes públicos, como ex-secretários e ex-presidentes de órgãos e autarquias da administração pública. Ele já foi alvo de cinco mandados de prisão e está detido, desde setembro do ano de 2015, no (CCC) Centro de Custódia de Cuiabá.

 

Desde que foi preso, o político nega todas as acusações.

Leia Também:  Policia Militar agiu em mais de 4 mil dispersões e 280 mil abordagens de prevenção à Covid-19

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Câmara de Cuiabá recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública

Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro

Publicados

em

Donato Aquino / Secom - Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro, fruto do compromisso institucional do Legislativo cuiabano em promover a transparência e o acesso à informação, ações fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Estado de Mato Grosso.

A certificação é conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e em Mato Grosso, foi entregue pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).

Na categoria Selo Ouro, a Câmara é a 4ª colocada em todo o Mato Grosso, com 91,02% de qualidade, conforme critérios estabelecidos no ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). As categorias existentes são Diamante, Ouro e Prata.

O presidente Chico 2000, destacou que o resultado é positivo e uma obrigação da Câmara em dar transparência aos trabalhos desenvolvidos. Ele firmou o compromisso de buscar o Selo de Diamante, se espelhando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que conquistou o certificado pelo segundo ano consecutivo.

Leia Também:  Ministro Dias Toffoli nega pedido e manda Prefeitura de Cuiabá questionar obra no TCE

“Viemos receber o Selo de Ouro, pela eficiência na transparência das informações da Câmara. No próximo ano, estaremos buscando o Selo Diamante, alcançando eficiência máxima nas informações. O Selo Ouro é importante, embora seja uma obrigação da Câmara prestar informações com clareza no portal da transparência”, destacou.

Além do presidente Chico 2000, também estiveram presentes representando o Legislativo, os vereadores Dilemário Alencar (Podemos) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), e a controladora e servidora efetiva da Câmara, Franciele Marcon.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA