DESTAQUE
Distrito de Bonsucesso com 191 anos ganha água potável de qualidade
DESTAQUE

OBRA FOI EXECUTADA COM RECURSOS PRÓPRIOS MUNICIPAIS E ATENDERÁ PRINCIPALMENTE A ROTA DO PEIXE UM DOS PONTOS TURISTISCO MAIS IMPORTANTES DE MATO GROSSO.
Da Redação
O mais antigo Distrito de Várzea Grande, Bonsucesso, que em 2018 comemorou 191 Anos, recebeu sua primeira Estação de Tratamento e Abastecimento – ETA de água potável, o que vai assegurar aos Restaurantes da Rota do Peixe, melhores condições de trabalho.
As famílias que residem no Distrito de Bonsucesso e os Restaurantes de um dos pontos turísticos mais importantes de Mato Grosso (Rota do Peixe) passarão a contar com água potável durante todos os dias.
Com uma capacidade de captação, tratamento e distribuição de 5 litros por segundo, a ETA leva o nome de Justino Antônio da Silva Claro que era proprietário das terras onde hoje se encontra o Distrito de Bonsucesso.
“Temos um dos mais importantes benefícios concedidos ao mais antigo Distrito de Várzea Grande que é o Bonsucesso”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos frisando que a obra foi toda executada pelo Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG com recursos próprios vindos do pagamento de impostos dos cidadãos.
“A confiança depositada em nossa gestão pela população através dos impostos pagos está se revertendo em benefício para a própria cidade e população”, disse a prefeita.
O presidente do DAE/VG, Ricardo Araújo Azevedo lembrou que se a ETA funcionar a pleno vapor irá produzir 18 mil litros/hora, 432 mil litros/dia e 12,9 milhões de litros/mês.
“Nós captamos a água bruta no Rio Cuiabá, tratamos a mesma e redistribuímos para a população e para o comércio do Bonsucesso e isto irá melhorar em muito a capacidade de atendimento das peixarias locais que fazem parte de um dos pontos turísticos mais importantes de Mato Grosso através da Rota do Peixe”, ponderou Ricardo Azevedo.
Ele lembrou que a obra é fruto dos resultados que o DAE/VG e a Prefeitura de Várzea Grande estão colhendo desde que a prefeita Lucimar Campos assumiu a administração municipal, com lisura, transparência e em busca de eficiência e resultados positivos.
Valmir Dias, presidente da Associação de Moradores do Distrito de Bonsucesso assinalou em suas palavras que a água assegura a dignidade as pessoas, moradores e turistas terão ao visitarem a localidade. “Estamos somando uma série de benefícios concedidos pelo Poder Público Municipal através da prefeita Lucimar Campos para nossa localidade, como a nova Escola Maria Barbosa Martins que foi toda reconstruída, o sistema de água que nunca existiu e também vai chegar agora o novo acesso pavimentado”, ponderou Valmir Dias.
O importante equipamento público vai contribuir na melhoria da qualidade de vida da população da cidade. o novo complexo tem um reservatório elevado, em concreto armado, sistema de distribuição de água e local para a dosagem de cloro e flúor.
Petrolino Gonçalves da Silva, mais conhecido como Fião que doou a área aonde foi construída a ETA e é bisneto do homenageado, Justino Antônio da Silva Claro, com palavras emocionadas assinalou que um sonho estava se concretizando naquela inauguração. “Após 191 Anos de existência passamos a ter água potável, uma sinalização pela saúde das crianças, dos moradores e principalmente um incentivo para aqueles que vivem da exploração da maior riqueza do Rio Cuiabá, o peixe”, frisou Fião que declamou um poema escrito aonde homenageou a garra e a determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos.
Ele lembrou de uma reunião aonde foi solicitado a prefeita que regularizasse a situação da água consumida pelos moradores locais e que vinha do Rio Cuiabá, quando ela preferiu anunciar a execução da obra.
O presidente do DAE apontou que em uma segunda etapa de obras, a água do Bonsucesso será expandida para outros Distritos Souza Lima e Pai André. “A ETA inaugurada tem capacidade para atender aos três distritos”, explicou Ricardo Azevedo.
“Com a estação, os parâmetros de flúor, cloro, PH e turbidez são analisados automaticamente e se ajustam conforme a quantidade de água bruta. Esta medida representa menos desperdício de produtos químicos e aumento dos benefícios da água para consumo. A nova ETA contribui com a melhora na qualidade final da água”, explicou Ricardo.
Vale destacar que a obra é esperada há décadas pela comunidade que era abastecida por um poço artesiano, o qual, tinha custo expressivo com a manutenção frequente. “Com a implantação da ETA Bonsucesso, a população terá água potável na torneira e com valor acessível para todos. Por isso, a inauguração representa o cuidado da Prefeitura com as pessoas, à preocupação com o futuro e a segurança do tratamento de água garantido para os próximos anos”.

DESTAQUE
Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro
Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).
Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”
Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.
A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.
O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”
Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.
“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.
Ver essa foto no Instagram
-
Polícia3 dias atrás
Acusações de arbitrariedade e má gestão marcam comando da Guarda Municipal de Várzea Grande
-
Política5 dias atrás
Trump condiciona negociações com Lula ao fim da “caça às bruxas” contra Bolsonaro
-
Política6 dias atrás
Produtores do agro em MT reagem mal a tarifa de Trump, aponta levantamento
-
Judiciário7 dias atrás
Músico é morto em clínica e ex-policial é condenado a quase 10 anos de prisão
-
Judiciário5 dias atrás
Ex-secretário de Saúde de Cuiabá é inocentado em caso de suposta irregularidade nos pagamentos a hospitais
-
Economia7 dias atrás
Nova tarifa social Garante Isenção para Famílias de Baixa Renda em conta de energia eletrica
-
Variedades4 dias atrás
Detran-MT leva ações de trânsito a 25 cidades
-
Polícia6 dias atrás
Bombeiros de MT auxiliam expedição internacional em caverna submersa
Você precisa estar logado para postar um comentário Login