VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

DESTAQUE

Distrito de Bonsucesso com 191 anos ganha água potável de qualidade

Publicado em

DESTAQUE

OBRA FOI EXECUTADA COM RECURSOS PRÓPRIOS MUNICIPAIS E ATENDERÁ PRINCIPALMENTE A ROTA DO PEIXE UM DOS PONTOS TURISTISCO MAIS IMPORTANTES DE MATO GROSSO.

Da Redação

O mais antigo Distrito de Várzea Grande, Bonsucesso, que em 2018 comemorou 191 Anos, recebeu sua primeira Estação de Tratamento e Abastecimento – ETA de água potável, o que vai assegurar aos Restaurantes da Rota do Peixe, melhores condições de trabalho.

As famílias que residem no Distrito de Bonsucesso e os Restaurantes de um dos pontos turísticos mais importantes de Mato Grosso (Rota do Peixe) passarão a contar com água potável durante todos os dias.

Com uma capacidade de captação, tratamento e distribuição de 5 litros por segundo, a ETA leva o nome de Justino Antônio da Silva Claro que era proprietário das terras onde hoje se encontra o Distrito de Bonsucesso.

“Temos um dos mais importantes benefícios concedidos ao mais antigo Distrito de Várzea Grande que é o Bonsucesso”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos frisando que a obra foi toda executada pelo Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG com recursos próprios vindos do pagamento de impostos dos cidadãos.

“A confiança depositada em nossa gestão pela população através dos impostos pagos está se revertendo em benefício para a própria cidade e população”, disse a prefeita.

O presidente do DAE/VG, Ricardo Araújo Azevedo lembrou que se a ETA funcionar a pleno vapor irá produzir 18 mil litros/hora, 432 mil litros/dia e 12,9 milhões de litros/mês.

“Nós captamos a água bruta no Rio Cuiabá, tratamos a mesma e redistribuímos para a população e para o comércio do Bonsucesso e isto irá melhorar em muito a capacidade de atendimento das peixarias locais que fazem parte de um dos pontos turísticos mais importantes de Mato Grosso através da Rota do Peixe”, ponderou Ricardo Azevedo.

Ele lembrou que a obra é fruto dos resultados que o DAE/VG e a Prefeitura de Várzea Grande estão colhendo desde que a prefeita Lucimar Campos assumiu a administração municipal, com lisura, transparência e em busca de eficiência e resultados positivos.

Valmir Dias, presidente da Associação de Moradores do Distrito de Bonsucesso assinalou em suas palavras que a água assegura a dignidade as pessoas, moradores e turistas terão ao visitarem a localidade. “Estamos somando uma série de benefícios concedidos pelo Poder Público Municipal através da prefeita Lucimar Campos para nossa localidade, como a nova Escola Maria Barbosa Martins que foi toda reconstruída, o sistema de água que nunca existiu e também vai chegar agora o novo acesso pavimentado”, ponderou Valmir Dias.

O importante equipamento público vai contribuir na melhoria da qualidade de vida da população da cidade. o novo complexo tem um reservatório elevado, em concreto armado, sistema de distribuição de água e local para a dosagem de cloro e flúor.

Petrolino Gonçalves da Silva, mais conhecido como Fião que doou a área aonde foi construída a ETA e é bisneto do homenageado, Justino Antônio da Silva Claro, com palavras emocionadas assinalou que um sonho estava se concretizando naquela inauguração. “Após 191 Anos de existência passamos a ter água potável, uma sinalização pela saúde das crianças, dos moradores e principalmente um incentivo para aqueles que vivem da exploração da maior riqueza do Rio Cuiabá, o peixe”, frisou Fião que declamou um poema escrito aonde homenageou a garra e a determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Ele lembrou de uma reunião aonde foi solicitado a prefeita que regularizasse a situação da água consumida pelos moradores locais e que vinha do Rio Cuiabá, quando ela preferiu anunciar a execução da obra.

O presidente do DAE apontou que em uma segunda etapa de obras, a água do Bonsucesso será expandida para outros Distritos Souza Lima e Pai André. “A ETA inaugurada tem capacidade para atender aos três distritos”, explicou Ricardo Azevedo.

“Com a estação, os parâmetros de flúor, cloro, PH e turbidez são analisados automaticamente e se ajustam conforme a quantidade de água bruta. Esta medida representa menos desperdício de produtos químicos e aumento dos benefícios da água para consumo. A nova ETA contribui com a melhora na qualidade final da água”, explicou Ricardo.

Vale destacar que a obra é esperada há décadas pela comunidade que era abastecida por um poço artesiano, o qual, tinha custo expressivo com a manutenção frequente. “Com a implantação da ETA Bonsucesso, a população terá água potável na torneira e com valor acessível para todos. Por isso, a inauguração representa o cuidado da Prefeitura com as pessoas, à preocupação com o futuro e a segurança do tratamento de água garantido para os próximos anos”.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro

Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019

Publicados

em

Reprodução / Redes sociais

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).

Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”

Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.

A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.

O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”

Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.

“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA