VÁRZEA GRANDE

CAUSA ANIMAL

Diretora do Bem-Estar Animal apresenta plano de ações para 2023

Meta é fortalecer ações com ONGs protetoras

Publicado em

DESTAQUE

Foto: Emanoele Daiane

A nova diretora do Bem-Estar Animal (DBEA) – ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS) -, a médica veterinária e zootecnista, Andrea Janaina de Mello, apresentou o plano de ações governamentais da Pasta para o ano de 2023. Dentre as atribuições principais, destaca-se o fortalecimento de ações junto às Organizações Não Governamentais (ONGs) defensoras da causa, o que se estende aos protetores independentes.

Segundo Andrea, uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro consiste na ampliação da parceria com as entidades, possibilitando o aumento da oferta de prestação de serviços e assistência pública aos animais, bem como, aos tutores, respectivamente.

“Queremos abrir as portas, estar em contato com envolvidos, sentindo suas necessidades e oportunizar melhores condições de trabalho, diminuindo os números e os danos causados à vida dos bichinhos”, declarou.

Atualmente, a administração atual conta com mais de dez instituições legalmente cadastradas. Além disso, desenvolve rotineiramente projetos sociais de amparo aos munícipes, sendo eles, o ‘Protetor Mirim’ – que leva até as escolas municipais, com ampla abrangência para demais órgãos interessados, campanhas educativas sobre os cuidados, proteção e zelo com os pets. Há também o ‘Castração Vai Até ‘Seu Bairro’, ao qual distribui formulários para castração de animais sob a tutela de famílias em situação de vulnerabilidade social. O planejamento de ações está previsto para ser divulgado em janeiro.

Leia Também:  Governo recria Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil

Por último, a ‘Adoção Voluntária de Pets’, vigente durante todo o ano, onde permite, por meio de agendamentos realizados pelo telefone: 0800 647 7755, no horário das 8h às 12h e 14h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira, visitas presenciais no Canil Municipal aos cães e gatos aptos para receberem um novo lar.

“Estamos prontos para receber toda a comunidade, esclarecer dúvidas, dar os devidos encaminhamentos. Sabemos que temos muito trabalho pela frente e, com certeza, vamos dar o nosso melhor para cuidar daqueles que precisam de nós. Uma luta que é de todos”, concluiu Andrea.

Balanço

Nos primeiros 11 meses de 2022 – janeiro a novembro, registrou mais de 1.500 atendimentos prestados à população, entre, castrações, tratamento de denúncias, resgates, consultas clínicas e doações.

Contudo, outro feito inédito foi conquistado pela capital: o lançamento das  obras do Hospital Veterinário Municipal (HVM) – Complexo Manchinha, localizado na Região Sul, referência no país como única cidade a dispor de uma unidade de saúde pública exclusiva para atendimento e cuidados aos animais domésticos (cães e gatos), fortalecendNATHANY GOMESo o compromisso da gestão atual em prol da causa animal.

Leia Também:  Ex-BBB Arthur Aguiar passa por cirurgia para remover hérnia

O investimento na edificação é de aproximadamente R$ 4 milhões. O prazo para conclusão é de 18 a 24 meses.

POR NATHANY GOMES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DESTAQUE

Coordenadora da Defesa Civil de Várzea Grande é condecorada

A honraria da Defesa Civil Estadual é destinada a agraciar integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso que prestam notáveis serviços à instituição

Publicados

em

Foto: SECOM VG

A Defesa Civil de Várzea Grande, por meio de sua coordenadora Cristiane Lima Prado, foi agraciada com a Medalha do Mérito “Engenheiro Domingos Iglesias Valério”, pelos relevantes serviços prestados ao sistema estadual de proteção e defesa civil. A honraria foi entregue na última terça-feira (24), pelo secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel bombeiro militar César Viana de Brum, e foi publicada como Decreto nº 1.550, de 29 de novembro de 2022, assinado pelo governador Mauro Mendes.

“Fiquei muito honrada e estou muito satisfeita e orgulhosa por poder representar o Município de Várzea Grande. Eu estou na Defesa Civil desde 2019 e a gente vem em parceria com a Defesa Civil do Estado e sempre em contato com os municípios próximos para poder fazer o nosso trabalho”, afirma Cristiane Prado.

A medalha de honra ao mérito da Defesa Civil Estadual é destinada a agraciar os integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso que prestam notáveis serviços à instituição. Em Várzea Grande, a Defesa Civil é regulamentada pela Lei Municipal nº 4.098/2015, que determina que compete a ela, dentre outras atribuições, “adotar medidas de planejamento e execução das operações, especialmente nas situações que impliquem desastres, estados de emergência e calamidade pública, com a possibilidade de ocorrência de sinistros que importem em danos a bens pessoais, estabelecendo parcerias e convênios com outros entes estaduais e federais visando a prevenção e controle de desastres”.

Leia Também:  Secretaria de Agricultura avança no projeto-piloto da URT do Leite

“Nós fazemos o trabalho preventivo, mas, a nossa maior demanda são as questões dos sinistros que ocorrem, normalmente, quando tem muita chuva, vendaval, intempéries da natureza, em que estamos sempre disponíveis 24 horas por dia para fazer o atendimento”, explica a coordenadora.

O secretário municipal de Defesa Social, Alessandro Ferreira, parabenizou Cristiane Prado e demais servidores da Defesa Civil municipal pela distinção. “É importante porque reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido por parte da Defesa Civil municipal, que é muito conclamada pela população por conta das características do município, que tem muitas áreas de preservação permanente, muitas áreas de risco. E a nossa Defesa Civil é linkada com as Defesas Civis do Estado e Nacional”, afirma.

Fonte: SECOM VG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA