VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

Detran disponibiliza mais de 20 serviços de habilitação e veículos de forma online

Os serviços podem ser realizados por meio do site do Detran (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão

Publicado em

DESTAQUE

Foto DETRAN-MT

Como forma de proporcionar mais agilidade e praticidade aos cidadãos de Mato Grosso no acesso aos serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), o Governo de Mato Grosso disponibiliza mais de 20 serviços do órgão que podem ser realizados de forma online, seja pelo site (www.detran.mt.gov.br) ou pelo aplicativo MT Cidadão.

“Estão disponíveis os serviços que são mais buscados nas unidades do Detran, para facilitar a vida do cidadão e evitar o deslocamento desnecessário. Nossa expectativa com isso é reduzir em até 90% a procura pelos serviços de maneira presencial. Atualmente, mesmo para quem precisa realizar algum serviço na unidade do Detran, o atendimento é rápido, pois é feito com dia e horário marcado previamente através do site do órgão”, pontuou o presidente da autarquia, Gustavo Vasconcelos.

Dentre os serviços disponibilizados de forma online estão a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a emissão do Licenciamento Anual do Veículo. De junho de 2020, quando a renovação da CNH foi disponibilizada nas plataformas, até dezembro de 2022, foram iniciados quase 170 mil solicitações a partir do aplicativo MT Cidadão e pelo site do Detran.

O servidor público Vicente Ferreira foi um dos motoristas que utilizou as plataformas para renovar a habilitação. “Fiz tudo muito rápido e de forma prática pelo aplicado MT Cidadão. Precisei fazer presencialmente apenas o exame médico e depois para ir buscar a minha CNH no Detran”, relatou.

Leia Também:  PRF prende condutor por porte ilegal de arma

A emissão do Licenciamento Anual do veículo também pode ser realizada de forma 100% online. A taxa pode ser emitida no site do Detran, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão. Após o pagamento, o cidadão pode imprimir o documento, em formato de papel A4, no próprio site do Detran, em qualquer lugar que tenha acesso à internet e impressora.

Foto Detran

A nova versão do Licenciamento tem caráter definitivo, não sendo mais emitido o documento em papel moeda, o antigo “verdinho”.

“Nossa meta é continuar avançando no processo de modernização dos serviços do Detran para tornar o órgão cada vez mais digital e menos burocrático para a população”, completou o presidente da autarquia.

Confira quais serviços estão online:

– Renovação da CNH;

– Emissão do Licenciamento (agora impresso de forma online, em papel comum);

– Abertura do processo de transferência de propriedade;

– Mudança de município;

– Abertura do processo de primeiro emplacamento;

– Intenção de venda (para veículos adquiridos e emplacados a partir do dia 04/01/2021);

– Segunda via do CRV;

– Troca para Placa Mercosul (após abrir o processo pelo aplicativo, o cidadão deve agendar, no próprio aplicativo, o horário e local para fazer a vistoria veicular presencialmente);

Leia Também:  Operação conjunta da PRF com a Polícia Judiciária Civil, em Lucas do Rio Verde, prende 4 homens por Contrabando e Associação Criminosa

– Inclusão de financiamento;

– Baixa de financiamento;

– Renovação para condutor PCD;

– Segunda via da CNH;

– Troca para CNH definitiva;

– Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);

– Emissão de certidão do condutor;

– Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e muitos outros.

Serviços presenciais

Foto Detran

Alguns serviços do Detran-MT ainda permanecem na modalidade presencial, tais como: abertura do processo para primeira CNH, mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro, alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados à Senatran, coleta de imagem, além da vistoria veicular, comunicação de venda, alteração de característica do veículo, regravação e substituição de motor, regravação de chassi, recurso de defesa e Jari.

Para realizar algum dos serviços presenciais é necessário o agendamento prévio do atendimento, que deve ser feito pelo site do Detran. CLIQUE AQUI PARA AGENDAR

Em caso de dúvidas e informações sobre serviços e procedimentos, o cidadão pode entrar em contato com o canal de atendimento Disque Detran pelo telefone (65) 3615-4800 ou pelo e-mail [email protected]

Fonte SECOM MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

DESTAQUE

Coordenadora da Defesa Civil de Várzea Grande é condecorada

A honraria da Defesa Civil Estadual é destinada a agraciar integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso que prestam notáveis serviços à instituição

Publicados

em

Foto: SECOM VG

A Defesa Civil de Várzea Grande, por meio de sua coordenadora Cristiane Lima Prado, foi agraciada com a Medalha do Mérito “Engenheiro Domingos Iglesias Valério”, pelos relevantes serviços prestados ao sistema estadual de proteção e defesa civil. A honraria foi entregue na última terça-feira (24), pelo secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado, coronel bombeiro militar César Viana de Brum, e foi publicada como Decreto nº 1.550, de 29 de novembro de 2022, assinado pelo governador Mauro Mendes.

“Fiquei muito honrada e estou muito satisfeita e orgulhosa por poder representar o Município de Várzea Grande. Eu estou na Defesa Civil desde 2019 e a gente vem em parceria com a Defesa Civil do Estado e sempre em contato com os municípios próximos para poder fazer o nosso trabalho”, afirma Cristiane Prado.

A medalha de honra ao mérito da Defesa Civil Estadual é destinada a agraciar os integrantes do Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso que prestam notáveis serviços à instituição. Em Várzea Grande, a Defesa Civil é regulamentada pela Lei Municipal nº 4.098/2015, que determina que compete a ela, dentre outras atribuições, “adotar medidas de planejamento e execução das operações, especialmente nas situações que impliquem desastres, estados de emergência e calamidade pública, com a possibilidade de ocorrência de sinistros que importem em danos a bens pessoais, estabelecendo parcerias e convênios com outros entes estaduais e federais visando a prevenção e controle de desastres”.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá oferece aulas pela TV para alunos da rede pública municipal de Ensino

“Nós fazemos o trabalho preventivo, mas, a nossa maior demanda são as questões dos sinistros que ocorrem, normalmente, quando tem muita chuva, vendaval, intempéries da natureza, em que estamos sempre disponíveis 24 horas por dia para fazer o atendimento”, explica a coordenadora.

O secretário municipal de Defesa Social, Alessandro Ferreira, parabenizou Cristiane Prado e demais servidores da Defesa Civil municipal pela distinção. “É importante porque reconhece o trabalho que vem sendo desenvolvido por parte da Defesa Civil municipal, que é muito conclamada pela população por conta das características do município, que tem muitas áreas de preservação permanente, muitas áreas de risco. E a nossa Defesa Civil é linkada com as Defesas Civis do Estado e Nacional”, afirma.

Fonte: SECOM VG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA