DESTAQUE
Desfile Cívico encerra programação do Jubileu de Ouro de Várzea Grande
DESTAQUE

Da Redação
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está finalizando os preparativos para a realização do Desfile Cívico e Militar que vai fechar as comemorações do Jubileu dos 150 anos de fundação do município de Várzea Grande, programado para a próxima segunda-feira, dia 15 de maio, com início às 16h, na Avenida Couto Magalhães (em frente a Casa de Artes).
De acordo com o secretário Silvio Fidelis, todas as secretarias e órgãos da administração municipal estão envolvidos no planejamento e na realização do evento com participação de várias escolas municipais, estaduais, instituições civis, militares e de serviços, que se juntarão ao longo da avenida para homenagear a cidade e contar um pouco da história de sua gente.
“Nosso Desfile Cívico e militar já se tornou um marco histórico que reforça o civismo de nossos estudantes, apresentando com orgulho para a comunidade, nossa tradição, nossa cultura e os valores de um povo trabalhador, ordeiro, hospitaleiro, que ama essa terra, que cuida de sua gente e que acredita no futuro, pois estão acompanhando as melhorias que vem acontecendo em Várzea Grande”, declarou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.
O tema escolhido para o Desfile Cívico deste ano: “Filhos de Várzea Grande” tem como foco a valorização do povo várzeagrandense, dos que aqui nasceram, das famílias que para cá vieram, se estabeleceram e todas as pessoas que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento da cidade de alguma maneira. O hino de Várzea Grande que será cantado pelos alunos ao longo de toda a apresentação cívica, serviu de enredo para a confecção das alegorias, que serão destaques na avenida com os carros alegóricos e alas escolares.
Com duração estimada em uma hora, o Desfile Cívico Militar terá início a partir do voo panorâmico do helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), em seguida o Exército Brasileiro se apresenta, seguido pelos oficiais da Academia da Polícia Militar do Costa Verde acompanhada da banda da Polícia Militar, logo em seguida o batalhão do Corpo de Bombeiros com sua banda.
Os alunos da EMEB Rita Auxiliadora de Campos Cunha serão os primeiros a entrar na avenida representando as escolas municipais, acompanhados pela Banda Municipal de Várzea Grande. A EMEB Manoel João de Arruda com seu carro alegórico contando um pouco da história no início dos tempos, seguida pelos alunos da EMEB Eunice César de Mello, homenageando o historiador Ubaldo Monteiro.
A EMEB Antonio Salústio Areis, com um pelotão de 100 estudantes vai destacar a hospitalidade do povo várzeagrandense, seguidos pela fanfarra da EMEB Irenice Godoy com 25 componentes. Os alunos da EMEB Aristides Pompeo de Campos irão destacar os meios de transportes utilizados em outras épocas na cidade e a EMEB Maria Joana de Almeida vai prestar uma homenagem ao povo trabalhador de Várzea Grande.
As manifestações artísticas e esportivas estarão sendo contadas pelos alunos da EMEB José Estejo de Campos, que vai destacar o teatro, a primeira orquestra e o esporte amador do município seguida pela EMEB Juvenília Monteiro, que tem como destaque o berço das redes de tear. A fanfarra da EMEB Lenine de Campos Póvoas com 30 componentes se apresenta sendo seguida pelos alunos da EMEB Dirce Leite de Campos com sua fanfarra e 20 bailarinas homenageando as primeiras academias de dança da cidade.
A EMEB Pe. Luiz Maria Ghisoni destaca a religiosidade e tradição do povo, seguida pela EMEB Miguelina de Campos e Silva que, com a preocupação com o futuro e o meio ambiente encerram a participação das escolas, seguidos pelo pelotão dos servidores municipais.
O desfile terá a participação ainda do grupo de Desbravadores, do Instituto Jaiminho com sua banda, dos grupos Demoley, Rotary Club, Lions Club, dos alunos do IFMT, da escola estadual Pedro Gardes, Fanfarra Desbravadores do Cristo Rei, da fanfarra da Escola Rhanulfo Paes de Barros, fanfarra da Escola Adalgisa de Barros, Assistência Social e Guarda Municipal, totalizando cerca de 5 mil participantes.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA
13 de maio de 2017 (Sábado)
09:30 – Inauguração da Ponte em concreto armado do Córrego de Santana – Bairros São Gonçalo/Carrapicho
10:00 – Lançamento das obras da nova Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Lino de Campos – Bairros São Gonçalo/Carrapicho
10:30 – Assinatura da Ordem de Serviço para execução do projeto de pavimentação asfáltica do acesso aos Bairros São Gonçalo/Carrapicho
Local: Bairro São Gonçalo Beira Rio – Várzea Grande
14 de maio de 2017 (Domingo)
08:30 –Missa em Ação de Graças em comemoração ao Jubileu dos 150 Anos de Fundação da Cidade de Várzea Grande
Local: Igreja Matriz – Nossa Senhora do Carmo – Av. Filinto Muller – Centro
22:00 – Grande Show Popular em Comemoração ao Jubileu dos 150 Anos de Fundação da Cidade de Várzea Grande, com os cantores Chitãozinho e Xororó
Local: Centro de Eventos Univag – Cristo Rei
15 de maio de 2017 (Segunda-feira)
09:30 – Entrega de 1.281 unidades habitacionais do Residencial São Benedito
Local: Rodovia dos Imigrantes – Grande São Mateus
16:00 – Desfile Cívico e Militar em comemoração ao Jubileu dos 150 Anos de Fundação da Cidade de Várzea Grande

DESTAQUE
Partiu hoje um amigo querido: José Arley Lopes
Amigos nunca partem: apenas se desligam temporariamente do nosso convívio…

Imagine alguém sempre bem-humorado, dotado de perspicácia para perceber detalhes que passam ao largo da maioria das pessoas; imagine, na sequência, um sujeito com firme disposição solidária, como se cumprisse plantão permanente, zeloso pelo bem dos amigos e parentes…
Complementem tal busca imaginária ao visualizá-lo colocando apelidos marcantes naqueles com os quais interage cotidianamente. Acréscimo importante.
Mais ainda: transformem o improvável vivente em um ser humano excepcional, preocupado em ir à luta com o intuito de sobreviver dignamente. Imaginaram?
###
Pessoas assim existem, sim, por maior que sejam as dúvidas! E uma delas partiu hoje. Trata-se do meu companheiro de longos anos de convívio em Montes Claros-MG, José Arley Lopes.
Há anos, de forma intensiva, José Arley lutava contra um câncer impiedoso, doença originária da próstata.
Após se alastrar pelo corpo do amigo, o câncer conseguiu vencer a longa queda de braço travada entre a vida e a morte, levando Arley a descansar precocemente.
José Arley foi daqueles amigos inesquecíveis, apesar de décadas de desencontro físico. Mas nunca deixou de fazer parte das minhas lembranças dos tempos felizes de MOC. Tantas noites e dias divertidos!
Parece que ainda o vejo andando sorridente pela Praça da Matriz, rumo à antiga casa de dona Ana Lopes. E já chamava os conhecidos por apelidos arquitetados ladinamente…
Tais apelidos – tema que já abordei no FACEBOOK – vão permanecer incólumes. O amigo José Arley possuía o dom de apelidar implacavelmente quem quer que fosse.
Incrível como conseguia escolher nomes improváveis, mas todos pegavam que nem cola bombástica, para desespero das vítimas. A relação é bem extensa em Montes Claros…
Também não escapei de ser apelidado: ao me encontrar nas ruas, antes mesmo do tradicional aperto de mãos, Arley ensaiava gestos de golpes de Kung Fu, alusão ao esporte de karatê que eu praticava na época, idos dos anos 70.
“Iôoo, Iáaa” – gritava alto. Daí, pra ser apelidado de “João Iô”, foi um pulo…
Meu pai também entrou na incessante roda de troca-nome: “Carlão Rapadura”. Meu irmão mais velho, José Antônio, passou a ser “Popotinha”.
Certos apelidos aos parentes eram comentados apenas às escondidas, em função do humor limitado das vítimas.
Enquadra-se nessa lista os saudosos Vicente e Moacir Lopes, tios de J.A, e também sisudas tias. Nem arrisco mencionar seus nomes…
Alguns primos também penam com apelidos emplacados pelo amigo José Arley: é o caso dos irmãos Ricardo (“Jegaço”) e Vinícius Lopes (“Pela Jegue”).
Nem sei exatamente como, o próprio José Arley ganhou apelido estratosférico: “Zé Bucânia”. Suspeito que ele mesmo tenha se apelidado…
José Arley ainda protagonizou passeios memoráveis no Pentáurea Clube, igualmente garantindo almoço grátis no clube campestre e outras mordomias.
Para tanto, fez amizade com garçons e dirigentes do balneário. Até hoje tenho saudades daquela comida deliciosa…
###
Enfim, é mais um companheiro que parte, e confesso ser difícil me conformar com isso. Só desejo que continue [no plano celestial] a encantar os novos amigos com seu jeitão irônico e tão simpático: não tenho dúvidas de que o Paraíso é sua próxima parada!
Quanto à Praça Doutor Chaves, a popular Praça da Matriz, por onde José Arley andava costumeiramente, ganhou, a partir de hoje, mais um anjo de luz a perambular pelas suas alamedas…
João Carlos de Queiroz, jornalista
-
Política3 dias atrás
Madrinha da causa social, primeira-dama Virginia Mendes comemora natalício
-
Política5 dias atrás
Deputado Cattani e o vereador Ademir, de Rosário Oeste: parlamentares têm algo em comum
-
Polícia5 dias atrás
IML busca familiares de homem morto em Várzea Grande para liberação de corpo
-
Polícia5 dias atrás
Forças de segurança prendem três pessoas e impedem invasão de terras em Poxoréu
-
Polícia6 dias atrás
Homem é preso por maltratar filha com deficiência intelectual
-
Polícia5 dias atrás
Rotam prende suspeito de roubar e ameaçar taxista e recupera veículo
-
Polícia5 dias atrás
Homem é preso após ameaçar esposa e filhas de morte
-
Polícia6 dias atrás
Polícia Civil fecha festividades de aniversário com 1º Torneio de Tiro
Você precisa estar logado para postar um comentário Login