DESTAQUE
DAE/VG REALIZOU MAIS DE 70 MIL SERVIÇOS NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2017
DESTAQUE

Meta da Administração Municipal é reforçar investimentos para melhorar os serviços prestados em uma área essencial como abastecimento de água
Da Redação
Dentro da nova política adotada pelo Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande – DAE/VG, de otimizar as ações de abastecimento de água e esgotamento sanitário, foi implementada uma série de medidas com metas estabelecidas e que resultaram nos primeiros quatro meses deste ano de 2017 em mais de 70 mil serviços prestados a população.
Os serviços são de novas ligações, reparos na rede de abastecimento de água e esgoto, instalações de novos hidrômetros, bem como troca de antigo e cortes no fornecimento de água para aqueles consumidores inadimplentes com a instituição.
No orçamento do DAE/VG para 2017, estão previstos investimentos da ordem de R$ 4 milhões em recursos próprios vindos da arrecadação das contas, fora os investimentos que estão sendo feitos através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
“Temos um órgão público que existe para atender a população, sendo que para isto precisamos de recursos que vem do pagamento das contas, por isso trabalho de forma incansável para diminuir a inadimplência e as ligações clandestinas que prejudicam indistintamente a todos, ou seja, mesmo os que estão em dia com suas obrigações acabam sendo prejudicados”, disse o presidente do DAE/VG, Ricardo Azevedo Araújo.
Ele informou que hoje existem 77 mil ligações e economias, explicando que as economias são empresas, hotéis, edifícios onde existem mais de uma ligação de água ou de esgoto por endereço.
De acordo com balanço realizado pela diretoria comercial da autarquia, somente no primeiro quadrimestre foram 1.986 vistorias e 423 novas ligações efetuadas.
O DAE/VG registrou 9.499 cortes de água, o que dá uma média de mais de 2 mil cortes por mês, um número considerado alto.
Nos meses de janeiro e fevereiro foi deflagrado pelo DAE/VG uma campanha intitulada “Inadimplência Zero”, visando abrir a perspectiva para que o consumidor pudesse procurar o órgão para regularizar sua situação e permitir que a instituição melhorasse sua arrecadação para investir em novas obras de melhoria.
“Nossa meta é atender bem, mas para isto precisamos de recursos que vem das contas pagas, pois a população precisa compreender que existem custos para captação da água, tratamento com produtos químicos e a distribuição para ser consumida”, disse Ricardo Azevedo Araújo.
Segundo o presidente, uma nova metodologia de relacionamento com o consumidor está sendo novamente aplicada que é o DAE/VG Itinerante, aonde o órgão vai a determinado bairro ou região e atende o consumidor com Mutirões de Conciliação em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
“É essencial a arrecadação para o DAE/VG, mas também estamos preocupados em atender, dentro de nossa realidade a demanda por serviços de qualidade”, disse o presidente apontando que existe um Termo de Cooperação assinado com o Poder Judiciária para assegurar legalidade e parcelamento nas dividas existentes para com o DAE/VG.
Seis equipes técnicas percorreram os bairros de Várzea Grande para conscientizar a população sobre a necessidade de manter a conta de água em dia. “A água é essencial e esperamos que os inadimplentes paguem, assim, geramos recursos para o DAE/VG e investimos mais para melhorar o atendimento a população”, explicou o diretor, Ricardo Azevedo Araújo.
As equipes técnicas também estiveram empenhadas em reparos dos mais diversificados. Foram 684 serviços executados, destes, estão inclusos reparos em rede de esgoto (78), padronizações de cavalete (164) e consertos.
Os hidrômetros de 888 residências de Várzea Grande foram substituídos por aparelhos novos e mais modernos nestes primeiros meses, o que visa evitar desperdícios no consumo e garantir transparência entre o fornecimento de água e a cobrança das contas.
Segundo Ricardo, os trabalhos a frente do DAE são incessantes. “Nossa meta é sempre melhorar o atendimento a população de Várzea Grande. Nosso trabalho é constante”, afirmou.

DESTAQUE
Invasores de lotes no entorno do Contorno Leste em Cuiabá implantam terror
FAMÍLIAS ESTÃO DESESPERADAS COM AS INVASÕES QUE ACONTECEM DIARIAMENTE NA REGIÃO DO CONTORNO LESTE DA CAPITAL MATO-GROSSENSE.

Muitas propriedades e pequenos lotes, situados na região do Contorno Leste, em Cuiabá-MT, nas imediações do condomínio Belvedere, foram invadidas recentemente por grupos motorizados, fato amplamente noticiado na mídia estadual.
Os invasores utilizam métodos violentos, genuinamente no estilo viking, segundo descrevem as vítimas, e continuam agindo impunemente na área. Segundo reunião que fizeram para análise da situação, todos os terrenos de pequeno, médio e grande porte no entorno do Contorno Leste estão na mira dos criminosos, alertam.
“Basta ir lá para ver a movimentação intensa deles, mais parecendo cobras querendo dar o bote nas pessoas”, diz um geólogo que adquiriu lote no lugar, aquisição registrada em cartório.
“Eu nem saio do carro, pois temo ser agredido. A coisa está assim: invadem e expulsam o dono da propriedade. Ele nem pode retornar ao local”.

Foto: Arquivo Pessoal
Temendo pela sua segurança pessoal e da família, ele pediu para não postar fotos suas, apenas do BO. A esperança é de que alguma resolução judicial garanta a reintegração de posse das áreas invadidas.
“Eu fui um dos primeiros a denunciar essa tropa infame. São abusados, querem tomar tudo que construímos à força, que suamos tanto para pagar. E o pior é que estão conseguindo, como fosse direito deles. Em resumo: quem tem terreno por ali (Contorno Leste) não tem mais qualquer segurança: de um dia pra outro pode perder sua propriedade. E ainda levar baita surra dos brutamontes que integram os grupos”.
Ainda que tenha sido um dos primeiros a registrar BO, frisando na Polícia que os proprietários de lotes e chácaras próximas ao Contorno Leste estão sendo prejudicados, ameaçados e até agredidos. O geólogo lamenta que nada tenha sido feito ainda em prol de proteger pessoas e propriedades.
“Esses invasores chegam em quantidade sempre maior, e continuam de prontidão, atentos ao menor descuido de algum sitiante para se apoderar de suas terras. Têm agido mesmo com violência, segundo muita gente já confirmou. Pelo menos no meu caso isso ainda não aconteceu, pois não estava lá quando invadiram meu lote”, disse.
Um dos chacareiros mais prejudicados é o português João Antônio Pinto, informa, já com grande parte de suas terras invadidas. Na propriedade, acessada pelo Planalto (Coxipó Mirim) ou pelo Jardim Imperial, João Pinto cria modesta quantidade de gado, tem pista, hangar, e é onde guarda um monomotor, avião modelo Super Hélio Courier.
“Não sei se os vikings, como estão sendo denominados esses invasores, já chegaram ao centro da propriedade do vizinho João Pinto, também se apoderando de tudo que se encontra por lá. Porém, nos arredores, fincaram bandeira de posse ilegal”.
O geólogo conta ter ficado sabendo que um dos filhos de João Pinto foi agredido ao tentar barrar a derrubada de cerca, operação feita por tratores.
“As autoridades precisam tomar providências urgentes! Estamos mesmo vivenciando, em Cuiabá, as barbaridades protagonizadas pelos vikings há séculos, quando invadiam terras e trucidavam pessoas. E isso é movimento orquestrado por quadrilha especializada: dispõem de maquinário pesado, carros de luxo e recursos para bancar proteção de leões de chácara. Como um simples chacareiro vai enfrentar esses brutamontes? É um caso de Polícia!”
-
Emprego7 dias atrás
Sine-MT disponibiliza 2,5 mil vagas de emprego nesta semana
-
Emprego6 dias atrás
Ager abre concurso público com 54 vagas para cadastro reserva
-
Educação6 dias atrás
Kalil entrega mais uma obra à EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias
-
Entretenimento6 dias atrás
Orla de São Félix do Araguaia será revitalizada; Governo lançou licitação
-
Polícia5 dias atrás
Polícia Civil apreende 10,8 mil m³ de madeira extraída em área de conservação
-
DESTAQUE6 dias atrás
Prefeitura vai promover o ‘Carnaval 2023’ em três pontos da cidade
-
Polícia7 dias atrás
Civil apreende drogas e cigarros contrabandeados durante cumprimento de buscas
-
Política7 dias atrás
À frente da Mesa Diretora da AL, Botelho e Max oficializam nova aliança de trabalho
Você precisa estar logado para postar um comentário Login