VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

DESTAQUE

Cuiabá continua a entrega de kits para alunos da rede pública municipal de ensino

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação.

A Prefeitura de Cuiabá prossegue esta semana com a entrega dos kits da alimentação escolar e pedagógicos, aos alunos matriculados na rede pública municipal de Ensino.  Os kits da Alimentação Escolar e itens de higiene estão sendo entregues aos 18 mil alunos da rede, beneficiários do Programa Bolsa Família, somando 36 mil kits, em duas etapas. Já o kit de Material Escolar, aos 53 mil alunos matriculados em unidades educacionais do Município, de acordo com o Ano que estuda.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que as ações implementadas pela pasta, seguem a orientação da gestão, a fim de atender de forma humanizada, os alunos e consequentemente suas famílias. “Neste momento de pandemia, a Secretaria de Educação, orientada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, não parou. Todas as ações estão sendo realizadas a fim de minimizar os impactos causados pelas restrições sociais, tanto no processo de ensino aprendizagem como em relação ao bem estar dos nossos alunos. Estamos entregando os kits da alimentação escolar, 36 mil no total, em duas etapas, para os beneficiários do Programa Bolsa Família e também kits pedagógicos, dos programas Escola da Inteligência (53 mil kits), de Alfabetização e de Proficiência (30 mil kits), além do material escolar, para os 53 mil alunos matriculados nas 164 unidades da rede pública municipal”, disse ele.

Os kits são entregues nas unidades educacionais que organizam os dias e horários para que os pais possam buscar, a fim de evitar aglomerações e obedecendo as recomendações das autoridades médicas e sanitárias.

Kits pedagógicos

Os kits de Material Escolar são compostos por uma agenda para as crianças de 0 a 1 ano. Para as crianças de 2 anos, uma agenda e uma garrafa squeezze. A partir de 3 anos, de acordo com o Ano escolar, o kit passa a incorporar outros itens como apontador, caixa de lápis de cor, cola, tesoura sem ponta, caderno de desenho A3, caixa de gizão de cera, estojo, conjuntos de régua e esquadros e cadernos de espiral.

As garrafas squeeze estão sendo entregues para todos os alunos. Para as crianças de 4 e 5 anos e do 1º Ciclo, os kits escolares reúnem 12 itens e do 2º Ciclo e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 18 itens.

Os pais aprovaram as ações que incluem além da entrega de kits, aulas EAD transmitidas por multiplaformas, inclusive via tv aberta. Para eles, essas ações têm minimizado os impactos negativos causados pela suspensão das atividades presenciais nas unidades e a necessidade de isolamento social.

Luciana Abreu Barcelos aprovou o kit de Material Escolar. “Está sendo de grande ajuda. Os materiais escolares, as aulas enviadas pelo whatsapp e as que estão sendo exibidas na televisão estão ajudando as crianças. Se não fosse isso, elas estariam sem fazer nada”, disse ela.

Já Franquileia de Figueiredo falou sobre o kit da Alimentação Escolar, que também recebeu junto com os kits pedagógicos. “Têm alunos que dependem dessa alimentação escolar porque as famílias não têm condições. Essa é uma ajuda boa. Que o prefeito continue a fazer isso porque algumas famílias só tem isso em casa. No meu caso vai me ajudar muito”, disse ela.

 

Foto: Jorge Pinho/Prefeitura-CBA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Primeira-dama de MT critica liberação de autor de crime bárbaro

Virginia Mendes manifesta indignação após decisão judicial que autorizou liberação de homem que arrancou coração da tia em 2019

Publicados

em

Reprodução / Redes sociais

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, manifestou repúdio à decisão judicial que autorizou a saída de Lumar Costa da Silva, de 34 anos, do hospital psiquiátrico em Cuiabá. O homem ficou conhecido nacionalmente após assassinar e arrancar o coração da própria tia em 2019, na cidade de Sorriso (MT).

Nas redes sociais, Virginia classificou a liberação como um choque à memória coletiva e à confiança na Justiça. “Com profunda indignação e perplexidade recebo a notícia da liberação de um homem que cometeu um crime brutal e chocante, que ainda dói na memória de todos nós”, afirmou. A primeira-dama também questionou o sistema jurídico: “Como podemos falar em segurança e justiça diante de uma decisão como essa?”

Virginia destacou que, mesmo com laudos que apontam estabilidade clínica, o risco permanece evidente. “Essa decisão assusta. Abala a confiança da sociedade nas instituições e escancara o quanto ainda precisamos lutar por leis mais firmes e pela proteção da vida”, completou.

A decisão foi assinada pelo juiz Geraldo Fernandes Fidelis Neto, com base em pareceres médicos que apontam que Lumar está estável e não precisa mais de internação. Ele seguirá tratamento ambulatorial no CAPS de Campinas (SP), com restrições severas: não pode sair da cidade sem autorização judicial, frequentar locais como casas noturnas ou consumir álcool e drogas.

O crime chocou o país. Em julho de 2019, Lumar matou a tia Maria Zélia da Silva, de 55 anos, e entregou o coração da vítima para uma das filhas dela. À época, confessou o crime e declarou: “Matei e não me arrependo. Eu ouço o universo, o universo fala comigo sempre e me disse: mata ela logo, ela tem que morrer.”

Antes de chegar a Mato Grosso, o autor já havia tentado matar a própria mãe em Campinas (SP). Mesmo considerado perturbado e perigoso, o sistema judicial agora opta por um modelo de liberdade assistida — decisão que reacende o debate sobre segurança, saúde mental e a responsabilidade do Estado diante de crimes de extrema crueldade.

“Não podemos normalizar a barbárie”, concluiu Virginia Mendes em tom de alerta à sociedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA