VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Ciopaer localiza 37 veículos roubados em Cuiabá e Várzea Grande

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

 

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) localizou 37 veículos em Cuiabá e Várzea Grande durante patrulhamento aéreo e operações integradas, realizadas com outras instituições das forças da Segurança Pública. 

O número é referente ao período de 1º de janeiro até esta segunda-feira (15.05). Na última semana, por exemplo, uma ação conjunta entre o Ciopaer e a Delegacia Especializada de Roubo e Furto de Veículo Automotor (DERRFVA), da Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), recuperou um veículo roubado que tinha como destino o Paraguai.

O carro Hyundai HB-20 foi roubado no dia 04 de maio, na residência de uma jornalista e localizado seis dias depois, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. Um casal que guardava o automóvel foi preso na ação.

O delegado titular da Delegacia Especializada de Roubo e Furto de Veículo Automotor (DERRFVA), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, disse que a visão privilegiada do helicóptero e o trabalho de inteligência estão permitindo bons resultados nas ações.

“Hoje, os criminosos estão roubando os veículos e alugando casas com muros e portões fechados, para dificultar as ações policiais. O trabalho com o Ciopaer tem apresentado resultados positivos, em razão da visão privilegiada dos profissionais, por meio da aeronave”, disse.

Leia Também:  Coleta de lixo na capital terá horário alterado durante as festas de fim de ano

A Polícia Militar é outra instituição que conta com o apoio das aeronaves do Ciopaer nos trabalhos de localização de veículos. O subchefe de Estado Maior da Polícia Militar, coronel PM Heverton Mourett, disse que a cooperação entre as instituições é essencial.

“Quando recebemos a notícia que aconteceu um roubo ou furto de veículo, acionamos o Ciopaer para nos ajudar a localizar, pois o apoio aéreo amplia o campo de visão policial nas buscas”.

Neste ano, o grupamento aéreo intensificou o serviço de inteligência e a parceria com as delegacias da Polícia Judiciária Civil, em especial de roubo e furto de veículos, conforme explicou o comandante do Ciopaer, coronel PM Henrique da Silva Santos.

“Essa parceria tem sido muito importante para descobrimos as regiões onde os criminosos estão escondendo os veículos roubados e furtados”, disse Henrique.

Além de Cuiabá e Várzea Grande, o patrulhamento aéreo ocorre nas regiões circunvizinhas, com o objetivo de localizar veículos abandonados que foram roubados ou furtados.

“A Polícia Judiciária Civil nos passa os pontos críticos e possíveis locais de esconderijo. Usamos o helicóptero para fazer o sobrevoo e facilitar a visão policial, uma vez que é difícil o profissional enxergar um veículo escondido dentro de uma residência”, explicou.

Leia Também:  Rotam detém casal com 37 tabletes de pasta base de cocaína em Várzea Grande

Ciopaer

As atividades do Ciopaer foram regulamentadas pelo Governo do Estado por meio do Decreto nº 8304, de 17 de novembro de 2006. O objetivo é centralizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas de atividade policial de Mato Grosso.

Atualmente, o Ciopaer dispõe de três helicópteros e quatro aeronaves. O efetivo é de 92 profissionais da segurança pública, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, que se dividem nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e nos serviços administrativos.

Os profissionais atuam em apoio às ocorrências de roubos, cercos, perseguições, resgates, salvamentos, incêndio, defesa civil, entre outros.

Desde 2015, o Ciopaer tem auxiliado as forças de segurança pública nas ações integradas em todo o estado. Além disso, o grupamento especializado também realiza patrulhamentos preventivos com foco na redução dos índices criminais.

Em 2016, por exemplo, foram realizados 216 patrulhamentos aéreos em Cuiabá e Várzea Grande, o que contribuiu de forma direta para a redução dos índices de criminalidade nas duas maiores cidades mato-grossenses.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Projeto oferece 100 vagas gratuitas para oficinas de balé clássico

As inscrições serão realizadas de forma presencial até 10 de fevereiro, no Shopping Goiabeiras.

Publicados

em

Foto - Alexandre Hudson

O projeto ‘Dança – uma oportunidade de aprendizado’ está com inscrições abertas para 100 vagas gratuitas em oficinas de balé clássico, que serão realizadas em Cuiabá. Podem participar crianças, adolescentes e jovens de famílias que recebem até um salário mínimo. As inscrições serão realizadas de forma presencial até 10 de fevereiro, no Shopping Goiabeiras.

O projeto tem patrocínio do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). É realizada pela Companhia das Artes e Associados – Cidarta, e inclui a participação na 15ª Mostra de Dança de Mato Grosso, que será realizada este ano em Cuiabá. Além das oficinas, os alunos também recebem o uniforme de balé e figurinos de dança para uso durante o espetáculo de encerramento das atividades.

Para participar, além da renda familiar de até um salário mínimo, os candidatos também precisam comprovar matrícula em escola pública e ter disponibilidade para participar das aulas entre 13 de fevereiro e 13 de maio. As oficinas serão realizadas no período vespertino, e os selecionados não precisam ter conhecimentos de dança.

Leia Também:  Procurado por latrocínio em Rondônia é capturado em Cuiabá

Depois das inscrições, os candidatos participarão de uma seleção final que será realizada de 11 a 13 de fevereiro. As aulas ocorrerão na sequência e seguem até 13 de maio, quando os alunos irão participar de uma apresentação gratuita ao público, no Shopping Goiabeiras.

####
Inscrições presenciais para oficinas gratuitas de balé clássico
Prazo: até 10 de fevereiro
Local: Companhia das Artes e Associados – Cidarta, localizada no primeiro piso do Shopping Goiabeiras, em Cuiabá

Mais informações: (65) 99943-7748 (whatsapp) e telefone 3322-2426

Foto: Alexandre Hudson

FONTE – SECOM MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA