VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Cidadania em Debate estreia em agosto na TVAL

Publicado em

DESTAQUE

Programa de 45 minutos será quinzenal, produzido pelo Tribunal Regional Eleitoral e veiculado na tevê legislativa

Da redação

 

A TV Assembleia passa a exibir no próximo mês, o Programa Cidadania em Debate, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT). A inserção da programação na grade foi assinada hoje (3), num do termo de cooperação técnica entre Assembleia Legislativa de Mato Grosso e TRE, na presidência da Casa de Leis, pelos respectivos presidentes Eduardo Botelho (PSB) e Márcio Vidal.

O convênio é de um ano, podendo ser renovável, e a produção será a cada 15 dias. Segundo a assessoria do TRE, Mariane Oliveira, as pautas abordadas serão, por exemplo, corrupção, financiamento de campanhas, deveres e direitos do cidadão e todas as questões que envolvem o sistema eleitoral. O programa terá 45 minutos de duração e terá a participação popular, tanto nos questionamentos quanto nas discussões.

O presidente Botelho destacou que esta é uma parceria inédita no país, e que a população tem que entender que a melhora na política atual depende da conscientização e da importância do voto. “Nós estamos trabalhando para que o cidadão entenda seus direitos e a importância de votar em representantes que trabalhem verdadeiramente para ele. Nós estamos presenciando que as mudanças estão acontecendo e mais do que nunca o eleitor precisa saber da importância do seu voto”, disse.

Leia Também:  “Mato Grosso fez o dever de casa e se preparou para enfrentar os incêndios florestais”, afirma Mauren Lazzaretti

O presidente do TRE explica que a iniciativa é para elucidar a população sobre o sistema eleitoral e o sistema político. Para ele, quanto maior os mecanismos de informações, melhores são as condições para o cidadão votar consciente e seguro tanto de seus direitos, como de seus deveres. “Estamos estabelecendo um diálogo com a população. Tanto seremos ouvidos, como vamos ouvir as ruas”, declarou Vidal.

O jornalista Raoni Ricci, secretário de Comunicação da ALMT, destacou que a parceria entre os poderes sempre é um benefício a mais para a população. Ricci lembrou que a TVAL já conta com uma parceria com o Tribunal de Justiça e agora, com o TRE, a emissora legislativa passa agregar mais valor a sua programação.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Câmara de Cuiabá recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública

Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro

Publicados

em

Donato Aquino / Secom - Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro, fruto do compromisso institucional do Legislativo cuiabano em promover a transparência e o acesso à informação, ações fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Estado de Mato Grosso.

A certificação é conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e em Mato Grosso, foi entregue pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).

Na categoria Selo Ouro, a Câmara é a 4ª colocada em todo o Mato Grosso, com 91,02% de qualidade, conforme critérios estabelecidos no ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). As categorias existentes são Diamante, Ouro e Prata.

O presidente Chico 2000, destacou que o resultado é positivo e uma obrigação da Câmara em dar transparência aos trabalhos desenvolvidos. Ele firmou o compromisso de buscar o Selo de Diamante, se espelhando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que conquistou o certificado pelo segundo ano consecutivo.

Leia Também:  Governador fala das metas da gestão e garante: "Vamos continuar trabalhando juntos"

“Viemos receber o Selo de Ouro, pela eficiência na transparência das informações da Câmara. No próximo ano, estaremos buscando o Selo Diamante, alcançando eficiência máxima nas informações. O Selo Ouro é importante, embora seja uma obrigação da Câmara prestar informações com clareza no portal da transparência”, destacou.

Além do presidente Chico 2000, também estiveram presentes representando o Legislativo, os vereadores Dilemário Alencar (Podemos) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), e a controladora e servidora efetiva da Câmara, Franciele Marcon.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA