DESTAQUE
Cidadania em Debate estreia em agosto na TVAL
DESTAQUE

Programa de 45 minutos será quinzenal, produzido pelo Tribunal Regional Eleitoral e veiculado na tevê legislativa
Da redação
A TV Assembleia passa a exibir no próximo mês, o Programa Cidadania em Debate, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT). A inserção da programação na grade foi assinada hoje (3), num do termo de cooperação técnica entre Assembleia Legislativa de Mato Grosso e TRE, na presidência da Casa de Leis, pelos respectivos presidentes Eduardo Botelho (PSB) e Márcio Vidal.
O convênio é de um ano, podendo ser renovável, e a produção será a cada 15 dias. Segundo a assessoria do TRE, Mariane Oliveira, as pautas abordadas serão, por exemplo, corrupção, financiamento de campanhas, deveres e direitos do cidadão e todas as questões que envolvem o sistema eleitoral. O programa terá 45 minutos de duração e terá a participação popular, tanto nos questionamentos quanto nas discussões.
O presidente Botelho destacou que esta é uma parceria inédita no país, e que a população tem que entender que a melhora na política atual depende da conscientização e da importância do voto. “Nós estamos trabalhando para que o cidadão entenda seus direitos e a importância de votar em representantes que trabalhem verdadeiramente para ele. Nós estamos presenciando que as mudanças estão acontecendo e mais do que nunca o eleitor precisa saber da importância do seu voto”, disse.
O presidente do TRE explica que a iniciativa é para elucidar a população sobre o sistema eleitoral e o sistema político. Para ele, quanto maior os mecanismos de informações, melhores são as condições para o cidadão votar consciente e seguro tanto de seus direitos, como de seus deveres. “Estamos estabelecendo um diálogo com a população. Tanto seremos ouvidos, como vamos ouvir as ruas”, declarou Vidal.
O jornalista Raoni Ricci, secretário de Comunicação da ALMT, destacou que a parceria entre os poderes sempre é um benefício a mais para a população. Ricci lembrou que a TVAL já conta com uma parceria com o Tribunal de Justiça e agora, com o TRE, a emissora legislativa passa agregar mais valor a sua programação.

DESTAQUE
Câmara de Cuiabá recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública
Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro

A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro, fruto do compromisso institucional do Legislativo cuiabano em promover a transparência e o acesso à informação, ações fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Estado de Mato Grosso.
A certificação é conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e em Mato Grosso, foi entregue pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).
Na categoria Selo Ouro, a Câmara é a 4ª colocada em todo o Mato Grosso, com 91,02% de qualidade, conforme critérios estabelecidos no ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). As categorias existentes são Diamante, Ouro e Prata.
O presidente Chico 2000, destacou que o resultado é positivo e uma obrigação da Câmara em dar transparência aos trabalhos desenvolvidos. Ele firmou o compromisso de buscar o Selo de Diamante, se espelhando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que conquistou o certificado pelo segundo ano consecutivo.
“Viemos receber o Selo de Ouro, pela eficiência na transparência das informações da Câmara. No próximo ano, estaremos buscando o Selo Diamante, alcançando eficiência máxima nas informações. O Selo Ouro é importante, embora seja uma obrigação da Câmara prestar informações com clareza no portal da transparência”, destacou.
Além do presidente Chico 2000, também estiveram presentes representando o Legislativo, os vereadores Dilemário Alencar (Podemos) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), e a controladora e servidora efetiva da Câmara, Franciele Marcon.
-
Variedades6 dias atrás
1º Summit Internacional de Branding reúne especialistas em Salvador
-
Política5 dias atrás
Mãe de aluno autista disse que seu filho ficou radiante para assistir treino do Cuiabá
-
Economia6 dias atrás
Previsão de déficit primário em 2023 sobe para R$ 203,4 bilhões
-
DESTAQUE6 dias atrás
Vereadora critica duramente decisão do TJMT pela soltura de assassino FEMINICIDA: ‘vai ficar em casa vendo Netflix?’
-
Política5 dias atrás
Conselho de Previdência de Mato Grosso debate equilíbrio financeiro do MT Prev
-
Economia6 dias atrás
Governo bloqueia mais R$ 1,1 bilhão do Orçamento
-
Polícia1 dia atrás
Assassino preso confessou que matou a mãe e três filhas em Sorriso – é pedreiro
-
DESTAQUE6 dias atrás
1 milhão de hectares do Pantanal foram destruídos pelos incêndios, secretária nega falha do Estado
Você precisa estar logado para postar um comentário Login