DESTAQUE
Caravana da Transformação resgata sonhos e planos de quem já não enxergava mais
DESTAQUE

Da Redação
Uma visão nova e um coração cheio de sonhos e de novos planos. É assim que Olinto de Oliveira Soares Filho sente o frescor dos novos dias, que ele mesmo descreve como “dias de esperança”. Exibe com orgulho a carteira de motorista renovada aos 70 anos, após ter passado pela cirurgia de catarata durante a sexta edição da Caravana da Transformação, realizada entre os dias 25 de abril e 5 de maio, em Porto Alegre do Norte, atendendo pacientes de 12 municípios.
Ao todo, foram nove anos enxergando muito pouco, somente sombras. Olinto teve que abandonar o grande prazer de sua vida, que era o trabalho como mecânico, profissão que forneceu seu sustento desde jovem. O diagnóstico era a catarata, doença que atinge o cristalino do olho, gerando uma opacidade que pode levar à cegueira, e que atinge principalmente pessoas acima dos 55 anos.
A solução veio quando ele ficou sabendo que a Caravana da Transformação estaria em Porto Alegre do Norte. “Mas primeiro eu não acreditei não. É muito difícil as coisas virem pra cá”, referiu-se ao fato do município estar a 1.140 km de Cuiabá. Distância essa que não foi empecilho para a realização do evento, que atendeu não só a microrregião de saúde de Porto Alegre do Norte, mas também de São Félix do Araguaia.
Com a nova carteira de motorista, Olinto faz planos e relembra uma de suas grandes paixões, que é dirigir. “Agora vou pegar o carro e sumir no mundo. Ir lá para os lados de Ribeirão Preto, minha terra”, planeja o idoso, que também quer voltar ao ofício de mecânico.
Assim como ele, Maria Francisca de Araújo e Silva, alagoana que vive há 53 anos em Mato Grosso, também planeja seu futuro após a cirurgia: voltar a costurar. Não para prover seu sustento, mas porque a atividade é algo que ela gosta de fazer, mas que já não tinha como.
Quando a catarata apareceu, ela não tinha certeza do que estava acontecendo, pensou que era só a necessidade de aumentar o grau do óculos. Entretanto, a dificuldade de encontrar um médico oftalmologista em sua cidade, Confresa, fez com que o tempo passasse e a doença avançasse ao ponto de enxergar apenas vultos.
Com a operação realizada nos dois olhos, os cuidados rigorosos solicitados pelos médicos e o comparecimento nos três atendimentos de pós-operatório, o de 24 horas, de sete dias e finalmente, o de 30 dias, dona Maria Francisca hoje pode dizer que enxerga o mundo com novos olhos. “Eu tiro o óculos e clareia que é uma beleza! Tinha muita gente aqui que estava precisando. Foi Deus que mandou vocês”, emocionou-se.
Tanto dona Maria, quanto Seo Olinto, passaram pelo atendimento pós-operatório de 30 dias, realizado nos dias 25 e 26 de maio. Somente após este último atendimento, os pacientes recebem alta médica e a estrutura da Caravana deixou a cidade rumo ao novo município que receberá a iniciativa, que será Alta Floresta, entre os dias 6 e 16 de junho.
Rede de atendimento da Caravana
Um dos canais de comunicação disponibilizados aos pacientes que já passaram por cirurgias é o 0800 da Caravana, destinado a orientações, dúvidas e registro de intercorrências, como por exemplo, algum desconforto ocular. O número para contato é 0800 770 7011, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A ligação é gratuita podendo ser realizada de qualquer número de telefone fixo ou celular.
A Caravana também possui uma unidade de atendimento fixa destinada aos pacientes que passaram por cirurgia em qualquer edição do programa, mas que precisam de acompanhamento oftalmológico. Esta unidade funciona no anexo do Hospital Santa Rita, localizado no município de Várzea Grande e disponibiliza profissionais especializados de acordo com a intercorrência registrada pelo paciente. Os atendimentos funcionam às sextas-feiras e são agendados por meio do 0800.
“Vale ressaltar que o Estado leva a Caravana da Transformação aos municípios mato-grossenses, mas após a realização dos atendimentos, todos os pacientes ainda recebem assistência, sendo inclusive, acompanhada de perto qualquer tipo de intercorrência”, explica o coordenador-geral da Caravana e secretário do Gabinete de Governo, José Arlindo de Oliveira.
Balanço
A Caravana da Transformação foi lançada em 2016 e desde então já percorreu os municípios de Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana, Jaciara, São José dos Quatro Marcos e Porto Alegre do Norte. Desde então, mais de 16 mil cirurgias de catarata, pterígio e yag laser foram realizadas, além de 35 mil consultas oftalmológicas e mais de 135 mil atendimentos de cidadania, entre eles, a confecção de documentos.

DESTAQUE
Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor
CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.
A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.
“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.
Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.
A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.
Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.
Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.
De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.
“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.
Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.
“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.
Programação
A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.
Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.
A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).
“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.
SECOM/MT
-
Polícia5 dias atrás
Drone com droga é abatido por policiais penais ao sobrevoar Penitenciária da Mata Grande
-
Esporte6 dias atrás
Flamengo passa vergonha no Maracanã e vê São Paulo perto de sua 1ª Copa do Brasil
-
Turismo5 dias atrás
Governo de MT estimula turismo ao investir em infraestrutura e novos atrativos
-
Saúde5 dias atrás
Secretaria de Saúde de MT realiza encontro sobre promoção da vida e prevenção ao suicídio
-
Esporte5 dias atrás
Arena Pantanal se prepara para receber jogo da seleção brasileira
-
Política5 dias atrás
“Mato Grosso é um excelente ambiente de negócios; nenhum lugar no Brasil cresce como nós”, afirma secretário de Desenvolvimento Econômico
-
Variedades3 dias atrás
“Conversas ao pé do cajueiro” celebra aniversário de Silva Freire no Dia do Poeta Mato-grossense
-
Política2 dias atrás
Deputado Adenilson Rocha deixa sua marca em 30 dias de mandato com ações e projetos
Você precisa estar logado para postar um comentário Login