VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

DESTAQUE

Câmara de Cuiabá, empresários e poder Executivo municipal abrem diálogo sobre possibilidade de reabertura do comércio

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação.
Vereadores da Câmara de Cuiabá, juntamente com  a equipe técnica do Executivo Municipal recebeu na tarde da última segunda-feira (13), representantes do comércio e da indústria da Capital, para debater sobre a possibilidade do retorno das atividades comerciais no município.
A reunião contou com a presença do presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PTB), que na semana passada foi procurado pelos diretores da Fecomércio, FIEMT, Facmat, FCDL, CDL Cuiabá e ACC para tratar sobre o assunto. Naquela ocasião, as entidades foram recebidas por Misael e os vereadores Luis Claudio (PP), Toninho de Souza (PSDB) e Orivaldo da Famácia.
O encontro ocorreu no Palácio Alencastro, quando foi constituído um corpo técnico para elaboração de um plano estratégico, com objetivo de fomentar retomada da atividade econômica no município, conforme determina o Art. 38 do Decreto Municipal 7868 de 03/04/2020.
Atualmente, apenas os empreendimentos que exercem atividades consideradas fundamentais estão autorizados a abrir as portas, como supermercados, farmácias, posto de combustível e oficina mecânica.
Desta forma, aproveitaram a reunião para expor a preocupação com os efeitos na economia e suas consequências em relação manutenção de empregos e a própria sobrevivência das atividades.
Partindo disso, Misael cobrou assento do setor em discussão na Comissão de Enfrentamento ao Covid-19.
“Todos nós vivemos em Cuiabá, se você olhar bem, quem está pagando o maior preço é o comerciante isso diverge dos dados estatísticos, não é falado economicamente, hoje o poder público em geral tem de ter a humildade de sentar e conversar com os empresários como a prefeitura está fazendo agora, a uma preocupação sim com a Pandemia e temos de nos preparar, eu estou preocupado vendo tudo fechado e a cidade parada, daqui a pouco começaremos a tratar com depressões reais, isso ataca o psicológico da pessoa, vim do comércio sei o que estão passando e daqui a pouco precisará bem mais que medidas brandas, teremos de ser radicais, peço que os representes do setor tenham participação na Comissão de Enfrentamento e decisões em favor das pessoas e município, eles são a mola propulsora da economia”. Afirma Misael.
Um plano emergencial prévio deverá ser apresentado pelas entidades ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já nesta terça-feira, dia 14. Dentre as sugestão já apresentadas pela categoria está a flexibilize as medidas restritivas, permitindo a abertura do comércio e serviços em horário reduzido de funcionamento das 9:00hs às 17:00hs, seguindo todos os cuidados preceituados nas cartilhas disponibilizadas pelo Sesc/Fecomercio, Sesi/FIEMT , garantindo assim a segurança de funcionários e população.
Além disso, solicita o retorno ao horário normal de funcionamento de supermercados retorno ao horário normal de funcionamento das lojas de conveniências, mantido o sistema de pegue e leve.
As entidades representadas nesta reunião pelos presidentes da CDL Nelson Soares, Fecomércio José Wenceslau de Souza Júnior, ACC Jonas Alves de Souza e da FIEMT Gustavo Oliveira recebidos pela prefeitura pelos secretários de Meio Ambiente Juares Samaniego e de Governo Lincoln Sardinha, o chefe de gabinete Neto e o técnico Gilberto.
A retomada dependerá das ações definidas com o prefeito Emanuel Pinheiro sempre seguindo os protocolos de segurança da saúde e o cuidado em seguir os decretos já definidos.
Foto: Assessoria/Câmara.
COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME

O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT

Publicados

em

Foto: Neidson Jr.

A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.

De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.

A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo,  e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.

“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.

Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.

“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.

Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA