VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Close this search box.

DESTAQUE

Após sessão tumultuada, deputados aprovam LDO por unanimidade

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovada nesta terça-feira (01) após uma sessão bastante acalorada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) esteve no centro das discussões durante a sessão, o deputado teve um embate com os deputados Xuxu Dal’Molin (PSC) e Janaína Riva (MDB), no qual foi acusado de vetar emendas parlamentares da oposição na época em que era secretário de Estado de Cidades do ex-governador Pedro Taques (PSDB). A LDO foi o único projeto apreciado na noite e foi aprovado por unanimidade pelos pares.

Apenas 61 das 113 emendas apresentadas na proposta original da LDO foram acatadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), algumas das emendas tiveram o foto em destaque, porém foram rejeitadas em Plenário.

O próximo passo para o texto ser aprovado definitivamente, será a análise do texto pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), após a apreciação pela comissão, o texto retorna para o plenário da ALMT onde deverá ser votada em segundo turno.

Novas emendas ainda podem ser apresentadas, mas as sugestões precisam do aval de lideranças partidárias, as sugestões não podem ter o mesmo teor das já apresentadas e apreciadas.

Leia Também:  Mato Grosso registra a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos

A sessão contou com a presença de servidores do sistema prisional do Estado, quando o deputado estadual Xuxu Dal’Molim subiu na tribuna para defender o governador Mauro Mendes (DEM) perante aos servidores que acompanhavam a sessão.

Os ânimos se exaltaram após Xuxu ter citado nominalmente Wilson Santos, após citar o orçamento do Estado, que segundo Xuxu Dal’Molim é mal utilizado, além disso, o deputado fez críticas ao governo antecessor, no qual Wilson fazia parte.

Já o deputado Wilson Santos, ao pedir parte ao ser nomeado, afirmou que Xuxu Dal’Molim não tinha moral para falar sobre o assunto já que ele defende os interesses das elites agropecuárias, que segundo Wilson, são os que menos pagam impostos no Estado, após sua fala o deputado foi aplaudido e finalizou dizendo que Xuxu Dal’Molim provoca e foge do debate.

“[…]faz tempo que eu quero discutir com o senhor. Vossa excelência tem um discurso velho, ultrapassado. O senhor é defensor da elite. O senhor representa aqui a elite que não paga imposto nesse Estado. E vem aqui cheios de frases de efeitos. Não tem moral para vir aqui falar absolutamente nada.” Disse Wilson Santos.

Leia Também:  Prefeitura de Chapada dos Guimarães decreta situação emergencial por conta das queimadas

O deputado Xuxu Dal’Molim, preferiu não responder o colega e encerrou seu discurso falando que Wilson é capaz de arrancar palmas de qualquer classe que venha acompanhar as sessões.

“[…] eu não vou ficar ofendido com você, porque as suas palavras não cabem a mim, com todo respeito eu não vou mais ceder a palavra, eu vou encerrar meu discurso aqui, porque as pessoas não merecem ouvir um discurso como o senhor quer me provocar e eu não vou entrar na sua pilha porque você consegue arrancar aplausos de todos. Se vem produtor aqui ele entra na vibe e arranca aplauso, se vem servidor ele entra na vibe e arranca aplauso, se vem empresário ele consegue. Então você é um grande artista e eu parabenizo você por isso”. Disse Xuxu ao deputado Wilson Santos finalizando seu discurso.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Câmara de Cuiabá recebe Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública

Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro

Publicados

em

Donato Aquino / Secom - Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Cuiabá recebeu na manhã de quarta-feira (22), o Selo de Qualidade Classificado em Ouro, fruto do compromisso institucional do Legislativo cuiabano em promover a transparência e o acesso à informação, ações fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia no Estado de Mato Grosso.

A certificação é conferida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e em Mato Grosso, foi entregue pelo Tribunal de Contas (TCE-MT), ao presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).

Na categoria Selo Ouro, a Câmara é a 4ª colocada em todo o Mato Grosso, com 91,02% de qualidade, conforme critérios estabelecidos no ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). As categorias existentes são Diamante, Ouro e Prata.

O presidente Chico 2000, destacou que o resultado é positivo e uma obrigação da Câmara em dar transparência aos trabalhos desenvolvidos. Ele firmou o compromisso de buscar o Selo de Diamante, se espelhando no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), que conquistou o certificado pelo segundo ano consecutivo.

Leia Também:  Prefeito de Jangada Rogerinho Meira é o mais novo integrante do Projeto Corrente do Bem

“Viemos receber o Selo de Ouro, pela eficiência na transparência das informações da Câmara. No próximo ano, estaremos buscando o Selo Diamante, alcançando eficiência máxima nas informações. O Selo Ouro é importante, embora seja uma obrigação da Câmara prestar informações com clareza no portal da transparência”, destacou.

Além do presidente Chico 2000, também estiveram presentes representando o Legislativo, os vereadores Dilemário Alencar (Podemos) e Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania), e a controladora e servidora efetiva da Câmara, Franciele Marcon.

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA