VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Alta Floresta inicia preparativos para receber 7ª edição da Caravana da Transformação

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

 

A Caravana da Transformação levará serviços de saúde e cidadania ao município de Alta Floresta, no extremo Norte de Mato Grosso, dos dias 06 a 16 de junho. Além da cidade-sede, outros 11 municípios também serão atendidos no Complexo Esportivo Geraldo Ramos “Pezão”.

Carro-chefe da Caravana da Transformação, os atendimentos oftalmológicos já possuem um calendário para atendimento do público-alvo do programa, que são as pessoas acima de 55 anos: de 6 a 12 de junho acontecem as consultas e exames para detecção de doenças, em especial da catarata. Já entre os dias 08 e 16 de junho, serão realizadas as cirurgias agendadas após a consulta.

“Todos os pacientes, até mesmo aqueles que já possuem indicação para cirurgia oftalmológica, devem passar pela consulta com os oftalmologistas da Caravana da Transformação. Por isso, estamos finalizando os agendamentos dos municípios que serão atendidos”, explica a coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena.

Na última semana, parte da coordenação-executiva do programa esteve no município de Alta Floresta para se reunir com prefeitos, secretários de Saúde e reguladores para apresentação da iniciativa e explicação do funcionamento da edição. Por dia, serão atendidas cerca de 800 pessoas, podendo chegar até mil. Em relação as cirurgias, a capacidade para a realização é de 300 por dia.

Leia Também:  Wesley inicia transição em dia de treino para jogadores preservados

Somente em Alta Floresta, 1.600 pessoas aguardam atendimento em oftalmologia e a secretaria de Saúde do município atua na busca ativa de mais pacientes. Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o município possui 5.916 pessoas acima de 55 anos, idade em que a incidência da catarata é maior.

Para o prefeito da cidade, Asiel Bezerra, a Caravana da Transformação trará impacto social, político e econômico. “Essas pessoas que estão na fila de espera para fazer uma cirurgia, terão seus casos resolvidos na caravana. Além disso, terá casamento comunitário, confecção de documentos, a visita do governador. Sem contar o ganho econômico, com pessoas de outras regiões vindo para cá, além dos servidores do Governo, então o saldo é muito positivo”, ressaltou o prefeito.

O município de Apiacás (a 210 km de Alta Floresta) será um dos atendidos durante a sétima edição do programa. Até o momento, 250 pessoas receberão atendimento em Alta Floresta, o que para a secretária de Saúde do município, Fabiana Pessoa é motivo de comemoração. “Quem está na ponta sabe das dificuldades que as pessoas enfrentam para ter acesso aos serviços de saúde. Então eu gostaria de agradecer o empenho do governador Pedro Taques em beneficiar a região do Alto Tapajós com essa caravana”.

Leia Também:  Prefeito de Comodoro é afastado pela Justiça

Representando o coordenador-geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira, a secretária adjunta de Articulação Política da Casa Civil, Paolla Reis, solicitou que os municípios se empenhassem na mobilização de seus pacientes. “Essa é uma oportunidade única para essa região e juntos faremos o trabalho de levar dignidade a essas pessoas. E essa é nossa função como gestores públicos: não deixar nenhum mato-grossense para trás”.

A Secretaria Adjunta de Articulação Política da Casa Civil participa da Caravana da Transformação na mobilização dos municípios beneficiados a cada edição. Assim, cada liderança política, a exemplo de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e até mesmo a sociedade civil organizada toma conhecimento do projeto e dos ganhos que os municípios têm ao mobilizar seus pacientes antes mesmo do início das atividades da Caravana.

Como ser atendido

Para receber atendimento durante a sétima edição da Caravana da Transformação, os interessados devem procurar a secretaria de Saúde de seu município portando seus documentos pessoais e Cartão SUS atualizado. O município fica responsável pelo transporte e alimentação de seus pacientes.

Os 12 municípios atendidos nessa edição são: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena e Paranaíta.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Lançamento oficial do ‘Carnaval 2023’ será na segunda-feira (6)

A criançada poderá se divertir com apresentações Patrulha Canina (Tia Hanna). Haverá ainda a participação de Charanga do Mestre Cachaço, uma iniciativa que reúne artistas cuiabanos que exaltam a música popular brasileira.

Publicados

em

Foto: Davi Valle - Secom-Cuiabá

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, convida para o lançamento oficial do Carnaval 2023, em Cuiabá. Os detalhes serão divulgados na segunda-feira (6), na sede da Pasta, instalada na rua Barão de Melgaço, 3677, Centro, a partir das 15h.

Neste ano, a Prefeitura de Cuiabá irá promover a ‘Folia de Momo’ em três pontos da capital: a Praça da Mandioca, Praça 8 de Abril e no Calçadão Ricardo Franco. Serão seis dias da tradicional festa carnavalesca, e o primeiro ‘esquenta’ vai acontecer no próximo dia 12.

“Escolhemos esses locais por serem os que mais representam a nossa querida e amada Cuiabá. Com muita segurança e de forma gratuita, os foliões irão desfrutar de dias de muita alegria e tradição”, explicou.

O famoso “esquenta” será no próximo domingo (12), na Praça 8 de Abril. Nesse dia haverá premiação para os bichinhos que apresentarem as fantasias mais criativas. A programação incluirá ainda um desfile dos bichinhos e muitas marchinhas de carnaval com a banda Canoa de Prata.

A criançada poderá se divertir com apresentações Patrulha Canina (Tia Hanna). Haverá ainda a participação de Charanga do Mestre Cachaço, uma iniciativa que reúne artistas cuiabanos que exaltam a música popular brasileira.

Leia Também:  Prefeito assina e entrega à Câmara projeto de lei

“Não podemos deixar de agradecer nossos parceiros e colaborares que estão sempre juntos com a Prefeitura de Cuiabá, ajudando manter a nossa cultura. A gestão Emanuel Pinheiro preza exatamente isso. Promover eventos que valorizem os nossos artistas locais”, finalizou o secretário.

Fonte: SECOM CUIABÁ

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA