VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

Adolescente é apreendido depois de praticar cinco crimes em sequência

Publicado em

DESTAQUE

O menor roubou uma bicicleta, logo depois uma moto, armas, um caminhão e rendeu uma família para roubar um carro de passeio

Da Redação

Policiais do 3º Pelotão da Polícia Militar (PM-MT) do município de Cláudia (475 km ao Norte de Cuiabá) apreenderam, no final deste sábado (29.04), o menor M.J.P.S., de 17 anos. Com ele, também foram apreendidos vários objetos, quatro veículos roubados e furtados em sequência nas áreas central e rural do município.

Primeiro, o suspeito furtou uma bicicleta, em seguida foi até um posto de combustíveis e furtou uma motocicleta (Honda, modelo Bros-150, de cor preta), depois seguiu para uma propriedade rural, onde furtou uma arma de fogo, um rifle marca taurus (cal 22mm).

De posse da arma, o adolescente rendeu funcionário em outra fazenda, onde roubou um caminhão (Mercedes Benz, cor azul), o qual abandonou logo depois por apresentar problemas mecânicos. Dando continuidade à onda de assaltos, o rapaz rendeu uma família que viajava e roubou um veículo de passeio, modelo Palio.

Leia Também:  Trabalho de Neri Geller representa avanços para o Meio Ambiente, afirma Mauro Mendes

O adolescente fugiu no Pálio, levando consigo vários objetos. Durante a fuga, ele ainda atirou algumas vezes na direção a uma picape modelo Strada, acertando a lataria do veículo. Também trocou tiros com um policial militar à paisana.

Após colher informações dos diversos crimes cometidos pelo suspeito e suas características, uma guarnição policial de Cláudia iniciou as rondas e conseguiu localizá-lo. O menor estava fugindo na direção do assentamento Zumbi dos Palmares, na região de Itaúba, a quase 100 km de Claúdia.

Mesmo diante de várias ordens de parada, o suspeito não obedecia, continuava em fuga, e parou apenas após a guarnição fazer um disparo de arma de fogo e acertar o pneu do veículo. Na abordagem, vários materiais foram encontrados com ele, incluindo o rifle. Todos os veículos roubados forma recuperados e entregues à Delegacia de Polícia de Cláudia para as demais providências legais.

Antecedentes

Este adolescente já cometeu outros atos infracionais no município de Cláudia. Possui mais de cinco passagens pela polícia e já cumpriu medida socioeducativa.

Leia Também:  Mais de 400 passageiros de ônibus recebem orientações

Fonte: PM-MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Procon-MT dá orientações sobre consumo a idosos para celebrar os 33 anos do Código de Defesa do Consumidor

CDC completou 33 anos nesta segunda-feira (11) e na próxima semana haverá palestras em três centros de convivência

Publicados

em

Foto por: João Reis/Setasc-MT

O Procon Estadual vai realizar uma série de atividades de educação para o consumo, com foco na orientação aos idosos em comemoração aos 33 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), completados nesta segunda-feira (11.09). Na próxima semana, de terça a quinta-feira (19 a 21.09) haverá palestras em três centros de convivência para idosos.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Márcia Santos, salienta que o CDC precisa ter mais visibilidade, pois é ele que estabelece as regras de proteção e defesa para o consumidor. O Código também determina a conduta que deve ser adotada nos casos em que não há consenso entre consumidores e fornecedores, buscando a harmonização nas relações de consumo.

“O CDC é a lei que protege e defende o consumidor, estabelecendo os direitos e deveres de consumidores e fornecedores. E quando existe uma lei que nos protege, devemos conhecer e divulgar o seu teor”, explicou.

Entre os direitos básicos estabelecidos no CDC estão a proteção da vida, saúde e segurança do consumidor; direito à informação clara, precisa e adequada; qualidade nos produtos ofertados no mercado; e a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva. O CDC institui, ainda, o direito à educação para o consumo como um de seus princípios básicos.

A programação alusiva ao aniversário do CDC iniciou nesta segunda-feira, com palestra para os frequentadores do Restaurante Prato Popular, localizado no bairro Bandeirantes, na Capital.

Cerca de 40 pessoas conversaram com a conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon Estadual, Márcia Calazans, que ministrou a palestra “Concessão de crédito e os direitos do Consumidor”.

Leia Também:  Mato Grosso registra 41 pacientes confirmados de COVID-19

Durante o evento, a conciliadora abordou os principais tipos de crédito e os direitos dos consumidores previstos no CDC e em legislações consumeristas e fez um alerta sobre os golpes aplicados na atualidade.

De acordo com Márcia Calazans, os consumidores devem evitar a contratação de crédito por impulso, sem reflexão econômica e análise prévia de sua real situação financeira.

“A maioria das pessoas têm dificuldade em controlar gastos de compras parceladas, especialmente aquelas feitas no cartão de crédito. Por isso, é preciso redobrar o cuidado e sempre ser realista com o que se pode gastar, para não cair na armadilha do superendividamento. O crédito só deve ser usado em situações pontuais e de emergência, e nunca para o pagamento de despesas regulares e do mês”, alertou a conciliadora.

Márcia também falou sobre os golpes aplicados contra os consumidores no mercado de consumo, como o golpe do boleto falso; dos empréstimos consignados com assinatura falsificada; do contrato eletrônico fraudulento por meio de ‘selfie’; da quitação de empréstimo consignado por boleto bancário ou PIX; do golpe da revisão judicial da aposentadoria; golpe do crédito da ação judicial, entre outros.

“A população precisa ficar atenta, pois a cada dia surgem golpes novos contra os consumidores. Antes de pagar boletos e fazer transferências, confira os dados do banco e do destinatário. Desconfie do que é muito fácil e procure sempre os canais oficiais para dirimir dúvidas e buscar ajuda. Jamais clique em links recebidos por e-mails ou redes sociais e evite repassar seus dados e cópias de documentos pessoais”, ressalta a conciliadora.

Leia Também:  PM prende quadrilha e recupera mais de R$ 8 mil de assalto

Programação

A programação alusiva ao aniversário do CDC seguirá na próxima semana, em Cuiabá. Na segunda-feira (18.09), haverá palestra no Centro de Convivência para Idosos Drª Maria Ignês França Auad, no bairro CPA III.

Na terça-feira (19.09), está programada palestra no Centro de Convivência para Idosos Padre Firmo Pinto Duarte Filho, no bairro Dom Aquino (Av. Beira Rio Sul, Nº 5.100), próximo ao Shopping Popular.

A programação encerra na quinta-feira (21.09), com palestra no Centro de Convivência para Idosos Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte (Rua Flamengo Novo Horizonte, 42).

“No total, mais de 200 idosos da Capital devem participar das palestras educativas do Procon. Nossa intenção, além de levar conhecimento sobre os direitos dos consumidores, é alertar os idosos sobre os principais problemas e golpes que afetam esse público, que é considerado hipervulnerável. A programação educativa também está sendo desenvolvida no interior do Estado, pelos Procons Municipais”, informou a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos.

SECOM/MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA