VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

DESTAQUE

21ª Corrida Homens do Mato da PM reúne 1,2 mil atletas

Publicado em

DESTAQUE

Da Redação

Mais de 1.200 atletas inscritos percorreram cinco ou dez quilômetros pelas ruas do Centro Político Administrativo, durante a 21ª Corrida Homens do Mato da Polícia Militar de Mato Grosso, na manhã deste domingo (24.11). Equipes amadoras, pelotões militares, famílias, amigos e corredores independentes registraram presença no evento, somando cerca de duas mil pessoas.

Na chegada, todos os corredores receberam medalhas e foram recepcionados pela tradicional mesa de frutas. Durante a festa, os participantes ainda foram animados pelos mascotes, o Leão Daren do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), a onça do Batalhão Ambiental e o piloto do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer), que dançaram e tiraram muitas fotos.

A corrida fecha a programação das competições de rua realizadas pelos comandos regionais e unidades especializadas militares do Estado e abre a programação da 37ª edição das Olimpíadas Militares.

A pedagoga Marcia da Silva Oliveira, 34 anos, que ficou em primeiro lugar na categoria feminino (5 km), disse que todos os anos é um desafio correr a corrida da PM. “O percurso intercala entre leve e pesado e somado com o sol, potencializa ainda mais o esforço do corpo e da mente. A organização é um fator importante que continua surpreendendo”.

Já o corredor profissional João Luis Ferreira Prado Filho, 27 anos, primeiro lugar na categoria geral, 5 km, disse que superar o calor foi o seu principal desafio. “É uma corrida que exige superação a cada passada. O percurso é pesado, mas como tinham muitos posto de hidratação conseguimos superar o calor”.

Os aposentados Maria do Carmo, 81 anos, e Júlio Salazar, 85 anos, treinaram por meses para participar da Homens do Mato. Ambos disseram que o tempo não importa, mas sim, concluir a prova. “Treino todos os dias 5h da manhã mais de 12 km. A corrida da PM é um marco em minha vida”, disse Maria.

O presidente da Federação Matogrossense de Atletismo, Tomires Campos Lopes, destaca que a competição é uma das mais tradicionais realizadas no Estado. “Foram vários encontros que viabilizaram para essa grande festa. Precisamos orientar uma serie de critérios entre a segurança dos corredores e o perfeito estado da via. A PM como sempre atendeu a todas as recomendações e está de parabéns”.

Para o comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis, que também participou da prova, a corrida encerra um ciclo de eventos realizados durante todo ano e integra a corporação com a comunidade.

“A corrida fecha um ciclo e abre para a competição mais tradicional da corporação. Agora iniciamos uma nova fase que dura uma semana, com competições em várias modalidades entre militares. As Olimpíadas Militares são tradicionais e têm por objetivo integrar os policiais. É um evento importante que não medimos esforços em realizar”, afirmou. 

37ª Olimpíadas Militares 

A abertura acontece nesta segunda-feira (25.11), às 7h30, no pátio do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Cuiabá. As competições se estenderão até sexta-feira (29.11), nas modalidades masculina e feminina.

O evento integra 350 policiais atletas de nove delegações de unidades militares da Capital e do interior do Estado, com disputas de futebol, vôlei de areia, futsal, cabo de guerra, ordem unida, corrida de revezamento, tiro policial, abordagem policial, natação, entre outros.

As competições, com exceção de natação, futsal e tiro, serão realizadas no QCG.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME

O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT

Publicados

em

Foto: Neidson Jr.

A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.

De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.

A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo,  e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.

“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.

Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.

“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.

Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA