VÁRZEA GRANDE
Search
Close this search box.

DESTAQUE

1º Seminário de Educação Infantil discute Políticas Públicas e Planos de Educação

Publicado em

DESTAQUE

Da redação 

 

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, acompanhada do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis, participou na manhã desta quinta-feira (29) da abertura oficial, no Hits Hotel, do 1° Seminário de Educação Infantil realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso – Undime. “Investir em educação não é parte de um discurso. E sim, uma realidade que procura reverter todos os erros cometidos do passado. Sei que aqui neste encontro serão discutidas as políticas públicas para educação infantil, mas não posso deixar de repartir experiências fundamentais e com resultados mais do que positivos, com a Escola em Tempo Ampliando, implantado e executado em nove escolas da Rede Municipal por nossa gestão. Falo isso por que além de garantir melhores condições esse programa envolve toda a comunidade que desperta em nós as necessidades de nos unirmos, poder público e sociedade, na construção da cidade que queremos”, disse a prefeita na abertura oficial do evento.  

No encontro que acontece ao longo do dia, com debates, troca de experiências e depoimentos dos participantes, conta também com as presenças do Presidente Nacional, Alécio Costa Lima, da Presidente Estadual, Terezinha Assmann, do Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios, Neurilan Fraga, dentre outras autoridades do setor educacional do Estado e Municípios.  

Terezinha Assmann disse que o objetivo da Undime-MT ao promover esse encontro é proporcionar uma forma reflexiva para os dirigentes municipais de educação, aos coordenadores pedagógicos e professores que atuam nas secretarias municipais de educação dos 141 municípios matogrossenses que devem cumprir metas propostas nos Planos Municipais de Educação e Nacional.  

“A meta um do PNE…‘ Universalizar, até 2016 a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças até três anos, até o final de 2024’ e a meta seis do Plano Estadual de Educação… ‘ofertar educação infantil para 80% das crianças de 0 a 3 anos até 2017’ são as metas que todos nós gestores devemos cumprir. Um desafio proposto para todos cumprirem independentemente, dos gargalos enfrentados. Por isso sentimos a necessidade de fomentar discussões destas problemáticas nas buscas de perspectivas de resolução e avanços para a realidade a ser enfrentada”, explicou Terezinha Assmann.  

A prefeita anunciou que o Ministro da Educação, Mendonça Filho, atendeu em audiência, o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, na tarde de ontem, onde assegurou recursos estimados em mais de R$ 30 milhões para o município de Várzea Grande na execução de obras de 14 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEs, o que vai garantir de 3,5 mil a 5 mil novas vagas para as crianças em idade escolar de 0 a 3 anos. “Esta ação com a parceria do Governo Federal contribui para que Várzea Grande atinja a Meta 6 do Plano Estadual de Educação na garantia de acessos às creches. “Falar em obra é fundamental pois neste ano também com a parceria do Governo Estadual e Federal, vamos construir mais sete escolas, quatro municipais e três estaduais. Queremos avançar ainda mais, pois desde 2015, quando assumi Várzea Grande edifiquei oito unidades escolares construídas dentro do que existe de mais moderno nos padrões do MEC. Estamos perseguindo de forma incansável resultados positivos para a educação pública”, pontuou. 

O secretário de Educação e vice-presidente da Undime, Sílvio Fidelis, disse que o encontro busca promover o fortalecimento dos dirigentes municipais de educação para melhoria do atendimento da educação infantil, visando à intervenção na condução pedagógica e nas gestões dos tempos, espaços, materiais e interações no trabalho desenvolvido nos CMEIs. “O desafio está posto a todos nós dirigentes da Educação em torno das metas estabelecidas nos planos e o encontro vai nortear e dirigir nossos próximos atos e ações”. 

Fidelis disse ainda que a escolha do município de Várzea Grande vem ao encontro do que está sendo feito e planejado na melhoria da educação no município. “Os dois dias de encontro serão uma forma de diminuir as distâncias entre os municípios que participam do seminário, e aproximar ainda mais no fortalecimento da educação básica com troca de experiências e nos debates. O tema ‘As Políticas Públicas para a Educação Infantil – Desafios e Perspectivas com os Planos de Educação até 2024’, tema este fundamental para se buscar melhores resultados na educação básica”, completou. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Dirigentes da Educação do Centro-Oeste estão se encontrando no Fórum Regional da UNDIME

O evento acontece entre hoje, 21 de outubro, e amanhã, 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá/MT

Publicados

em

Foto: Neidson Jr.

A regional Centro-oeste da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, está nos preparativos finais para a realização do Fórum Regional Centro-Oeste.

De acordo com o presidente da Undime MT e vice-presidente da Undime Nacional, Silvio Fidelis, o evento que fechará as atividades do ano de 2024, reunirá dirigentes municipais de Educação e técnicos da secretaria de MT, MS, GO e DF para debater temas fundamentais da educação, sobretudo neste término de gestão nas redes municipais de ensino e preparação para um novo quadriênio.

A primeira a falar é a Terezinha Azeredo Rios, ela é palestrante é nos visita desde São Paulo,  e o tema da palestra é a ética na educação, também ela nos fala sobre a importância de sua participação neste Fórum Regional do Centro-Oeste.

“Olha, São Paulo é muito importante, mas eu acho que devemos dar importância ao Brasil todo e para as conexões que a gente tem com as diversas partes desse país tão grande, portanto estou muito contenta, muito honrada de estar aqui e poder conversar com os educadores aqui do Centro-Oeste. Eu acho que Mato Grosso tem crescido bastante e que há esforços no sentido de alcançar a educação de boa qualidade que todos nós desejamos, sobre esse tema, ética na educação, qual e o foco de interesse, eu sempre disse; o que será da educação sem a ética?. A ética é exatamente esse olhar crítico sobre os valores que estão presentes na educação, na escola, nos trabalhos dos professores e nos estudos, portanto precisa sempre de estar na agenda dos educadores no sentido de verificar o significado do seu trabalho e poder modificá-lo sempre para melhor” acrescentou Terezinha.

Silvio Fidelis, Vice-Presidente da União de Agentes Principais de Educação, comentou sobre a necessidade de obter resultados para que as nossas crianças e nossos jovens tenham uma educação de excelência e como as pessoas que amam a educação, que trabalham na educação, precisam ser aperfeiçoadas, para alcançar mais pessoas que precisam aprofundar seus conhecimentos na escola do agronegócio, na qual poderiam ter um apoio financeiro importante.

“Além disso, o Fórum vai contar com uma ampla área de exposição, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas” acrescentou Fidelis.

Entre os temas que estão sendo debatidos no Fórum Regional estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, o “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada – Miguel”, a “ética na educação e o memorial de gestão como instrumento para sua efetivação” a “Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, “Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, a “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, “Os Desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar” e “Os desafios das adolescências no processo de escolarização”.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA