VÁRZEA GRANDE

DESTAQUE

1º Seminário de Educação Infantil discute Políticas Públicas e Planos de Educação

Publicado em

DESTAQUE

Da redação 

 

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, acompanhada do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Sílvio Fidelis, participou na manhã desta quinta-feira (29) da abertura oficial, no Hits Hotel, do 1° Seminário de Educação Infantil realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso – Undime. “Investir em educação não é parte de um discurso. E sim, uma realidade que procura reverter todos os erros cometidos do passado. Sei que aqui neste encontro serão discutidas as políticas públicas para educação infantil, mas não posso deixar de repartir experiências fundamentais e com resultados mais do que positivos, com a Escola em Tempo Ampliando, implantado e executado em nove escolas da Rede Municipal por nossa gestão. Falo isso por que além de garantir melhores condições esse programa envolve toda a comunidade que desperta em nós as necessidades de nos unirmos, poder público e sociedade, na construção da cidade que queremos”, disse a prefeita na abertura oficial do evento.  

No encontro que acontece ao longo do dia, com debates, troca de experiências e depoimentos dos participantes, conta também com as presenças do Presidente Nacional, Alécio Costa Lima, da Presidente Estadual, Terezinha Assmann, do Presidente da Associação Matogrossense dos Municípios, Neurilan Fraga, dentre outras autoridades do setor educacional do Estado e Municípios.  

Terezinha Assmann disse que o objetivo da Undime-MT ao promover esse encontro é proporcionar uma forma reflexiva para os dirigentes municipais de educação, aos coordenadores pedagógicos e professores que atuam nas secretarias municipais de educação dos 141 municípios matogrossenses que devem cumprir metas propostas nos Planos Municipais de Educação e Nacional.  

Leia Também:  Lucimar reafirma normalidade e anuncia pagamento de salário para amanhã

“A meta um do PNE…‘ Universalizar, até 2016 a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças até três anos, até o final de 2024’ e a meta seis do Plano Estadual de Educação… ‘ofertar educação infantil para 80% das crianças de 0 a 3 anos até 2017’ são as metas que todos nós gestores devemos cumprir. Um desafio proposto para todos cumprirem independentemente, dos gargalos enfrentados. Por isso sentimos a necessidade de fomentar discussões destas problemáticas nas buscas de perspectivas de resolução e avanços para a realidade a ser enfrentada”, explicou Terezinha Assmann.  

A prefeita anunciou que o Ministro da Educação, Mendonça Filho, atendeu em audiência, o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Campos, na tarde de ontem, onde assegurou recursos estimados em mais de R$ 30 milhões para o município de Várzea Grande na execução de obras de 14 Centros Municipais de Educação Infantil – CMEs, o que vai garantir de 3,5 mil a 5 mil novas vagas para as crianças em idade escolar de 0 a 3 anos. “Esta ação com a parceria do Governo Federal contribui para que Várzea Grande atinja a Meta 6 do Plano Estadual de Educação na garantia de acessos às creches. “Falar em obra é fundamental pois neste ano também com a parceria do Governo Estadual e Federal, vamos construir mais sete escolas, quatro municipais e três estaduais. Queremos avançar ainda mais, pois desde 2015, quando assumi Várzea Grande edifiquei oito unidades escolares construídas dentro do que existe de mais moderno nos padrões do MEC. Estamos perseguindo de forma incansável resultados positivos para a educação pública”, pontuou. 

Leia Também:  Prefeitura de Rosário Oeste zera fila de espera por cirurgias

O secretário de Educação e vice-presidente da Undime, Sílvio Fidelis, disse que o encontro busca promover o fortalecimento dos dirigentes municipais de educação para melhoria do atendimento da educação infantil, visando à intervenção na condução pedagógica e nas gestões dos tempos, espaços, materiais e interações no trabalho desenvolvido nos CMEIs. “O desafio está posto a todos nós dirigentes da Educação em torno das metas estabelecidas nos planos e o encontro vai nortear e dirigir nossos próximos atos e ações”. 

Fidelis disse ainda que a escolha do município de Várzea Grande vem ao encontro do que está sendo feito e planejado na melhoria da educação no município. “Os dois dias de encontro serão uma forma de diminuir as distâncias entre os municípios que participam do seminário, e aproximar ainda mais no fortalecimento da educação básica com troca de experiências e nos debates. O tema ‘As Políticas Públicas para a Educação Infantil – Desafios e Perspectivas com os Planos de Educação até 2024’, tema este fundamental para se buscar melhores resultados na educação básica”, completou. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

DESTAQUE

Partiu hoje um amigo querido: José Arley Lopes

Amigos nunca partem: apenas se desligam temporariamente do nosso convívio…

Publicados

em

Imagine alguém sempre bem-humorado, dotado de perspicácia para perceber detalhes que passam ao largo da maioria das pessoas; imagine, na sequência, um sujeito com firme disposição solidária, como se cumprisse plantão permanente, zeloso pelo bem dos amigos e parentes…

Complementem tal busca imaginária ao visualizá-lo colocando apelidos marcantes naqueles com os quais interage cotidianamente. Acréscimo importante.

Mais ainda: transformem o improvável vivente em um ser humano excepcional, preocupado em ir à luta com o intuito de sobreviver dignamente. Imaginaram?

###

Pessoas assim existem, sim, por maior que sejam as dúvidas! E uma delas partiu hoje. Trata-se do meu companheiro de longos anos de convívio em Montes Claros-MG, José Arley Lopes.

Há anos, de forma intensiva, José Arley lutava contra um câncer impiedoso, doença originária da próstata.

Após se alastrar pelo corpo do amigo, o câncer conseguiu vencer a longa queda de braço travada entre a vida e a morte, levando Arley a descansar precocemente.

José Arley foi daqueles amigos inesquecíveis, apesar de décadas de desencontro físico. Mas nunca deixou de fazer parte das minhas lembranças dos tempos felizes de MOC. Tantas noites e dias divertidos!

Leia Também:  JUSTIÇA ELEITORAL NEGA AÇÃO QUE TENTOU IMPEDIR O PROGRAMA SOCIAL ‘PRATICIDADE’

Parece que ainda o vejo andando sorridente pela Praça da Matriz, rumo à antiga casa de dona Ana Lopes. E já chamava os conhecidos por apelidos arquitetados ladinamente…

Tais apelidos – tema que já abordei no FACEBOOK – vão permanecer incólumes. O amigo José Arley possuía o dom de apelidar implacavelmente quem quer que fosse.

Incrível como conseguia escolher nomes improváveis, mas todos pegavam que nem cola bombástica, para desespero das vítimas. A relação é bem extensa em Montes Claros…

Também não escapei de ser apelidado: ao me encontrar nas ruas, antes mesmo do tradicional aperto de mãos, Arley ensaiava gestos de golpes de Kung Fu, alusão ao esporte de karatê que eu praticava na época, idos dos anos 70.

“Iôoo, Iáaa” – gritava alto. Daí, pra ser apelidado de “João Iô”, foi um pulo…

Meu pai também entrou na incessante roda de troca-nome: “Carlão Rapadura”. Meu irmão mais velho, José Antônio, passou a ser “Popotinha”.

Certos apelidos aos parentes eram comentados apenas às escondidas, em função do humor limitado das vítimas.

Enquadra-se nessa lista os saudosos Vicente e Moacir Lopes, tios de J.A, e também sisudas tias. Nem arrisco mencionar seus nomes…

Leia Também:  Mendes decreta regime de teletrabalho aos servidores que possuem dependentes com deficiências

Alguns primos também penam com apelidos emplacados pelo amigo José Arley: é o caso dos irmãos Ricardo (“Jegaço”) e Vinícius Lopes (“Pela Jegue”).

Nem sei exatamente como, o próprio José Arley ganhou apelido estratosférico: “Zé Bucânia”. Suspeito que ele mesmo tenha se apelidado…

José Arley ainda protagonizou passeios memoráveis no Pentáurea Clube, igualmente garantindo almoço grátis no clube campestre e outras mordomias.

Para tanto, fez amizade com garçons e dirigentes do balneário. Até hoje tenho saudades daquela comida deliciosa…

###

Enfim, é mais um companheiro que parte, e confesso ser difícil me conformar com isso. Só desejo que continue [no plano celestial] a encantar os novos amigos com seu jeitão irônico e tão simpático: não tenho dúvidas de que o Paraíso é sua próxima parada!

Quanto à Praça Doutor Chaves, a popular Praça da Matriz, por onde José Arley andava costumeiramente, ganhou, a partir de hoje, mais um anjo de luz a perambular pelas suas alamedas…

João Carlos de Queiroz, jornalista

 

 

 

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA