Nordeste em Cuiabá
Festival Multicultural Arte Nordestina celebra cultura do Nordeste em Cuiabá
Evento acontece nesta sexta e sábado na Praça Santos Dumont. Programação inclui shows, gastronomia típica e feira de artesanato
Cultura

A 3ª edição do Festival Multicultural Arte Nordestina vai celebrar e difundir a riqueza da cultura nordestina nesta sexta-feira e sábado (10 e 11/10), na Praça Santos Dumont, em Cuiabá. Patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via emenda parlamentar, o evento se consolida como um símbolo de diversidade e integração cultural.
As atrações incluem shows regionais de forró e outros ritmos nordestinos, além de ala gastronômica com pratos típicos, como baião de dois, acarajé, carne de sol e tapioca. Também vai rolar feira com produtos de artesãos regionais, fortalecendo o empreendedorismo criativo.
Além das atrações musicais e da gastronomia, a Praça Santos Dumont ganha decoração temática inspirada nos ícones da cultura nordestina. O evento ainda terá toda a estrutura necessária para garantir a segurança e conforto dos participantes.
Mais de 40 mil nordestinos vivem em Mato Grosso atualmente, segundo estimativa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sendo cerca de 28 mil apenas em Cuiabá. Com o Festival, busca-se o resgate das tradições, além de oferecer um importante espaço de lazer e convivência para toda a comunidade.
Após o sucesso das primeiras edições, a expectativa dos organizadores é receber um público ainda mais expressivo neste fim de semana. A realização é do Instituto Elevar.
Serviço | Festival Multicultural Arte Nordestina
Data: sexta-feira e sábado (10 e 11/10) Horário: 18h às 23h Local: Praça Santos Dumont, Cuiabá Entrada gratuita
*Com informações da Assessoria
*Sob supervisão de Daniel Costa

Cultura
Feira do Centro muda de endereço e fortalece comércio no centro histórico de Cuiabá
Com o sucesso das primeiras edições, a Feira do Centro consolida-se como uma ação permanente

A partir deste sábado (11), a Feira do Centro passa a ser realizada no Calçadão da Rua Galdino Pimentel, no centro histórico de Cuiabá. A mudança libera o trânsito na Avenida 13 de Junho e concentra o público em um espaço mais tradicional e adequado, recentemente beneficiado com melhorias na iluminação e limpeza.
Segundo o prefeito Abilio Brunini, a intenção é revitalizar o comércio local e tornar o centro um ponto de encontro seguro e animado. “Tem sido muito bom ver as pessoas voltando a ocupar o centro com alegria e segurança”, afirmou.
O evento reúne feira livre, artesanato, antiguidades, produtos da agricultura familiar e atrações culturais, incluindo apresentações de siriri e música ao vivo. A edição também contará com o Espaço do Desapega, incentivando trocas e vendas de objetos em bom estado.
Mais de 70 feirantes já foram cadastrados para o novo endereço. O secretário Fernando Medeiros destacou que o projeto tem fortalecido o comércio local, com aumento nas vendas e boa adesão do público. A comerciante Cirlene Maria Soares relatou crescimento de cerca de 30% em seu faturamento.
A segurança do evento será garantida pela Polícia Militar, Secretaria de Ordem Pública e programa Atividade Delegada, assegurando tranquilidade para visitantes e comerciantes.
Com o sucesso das primeiras edições, a Feira do Centro consolida-se como uma ação permanente de revitalização urbana, cultura e fortalecimento econômico no coração de Cuiabá.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Claro e Escuro7 dias atrás
Flávia Moretti e Tião da Zaeli estão andando em cordas bambas!
-
Educação6 dias atrás
Mais de 15 mil estudantes fazem prova para escolas militares de MT neste domingo
-
Judiciário6 dias atrás
MP alerta bares e restaurantes de MT sobre bebidas adulteradas
-
Política6 dias atrás
Deputado Dr. João cobra melhorias da Energisa em audiência da ALMT em Tangará
-
Política6 dias atrás
Mendes diz que declarações sobre delegacia da mulher foram mal interpretadas
-
Polícia3 dias atrás
Mulher é baleada na cabeça dentro de condomínio em Várzea Grande
-
Claro e Escuro3 dias atrás
Um ano sem investimentos será um ano sem água em Várzea Grande?
-
Política7 dias atrás
Max Russi comemora lei que estabelece estatuto do Pantanal