VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

vários aplausos

Estudante de Cuiabá emociona público com peça sobre conscientização no trânsito

Rafaela atribuiu seu desempenho ao apoio da família, especialmente da avó Benedita Soares

Publicado em

Cultura

Crédito: Prefeitura de Cuiabá

A estudante Rafaela Ribeiro Marques, matriculada no 3º ano da EMEB Silva Freire, chamou atenção nesta quarta-feira (1º) ao protagonizar, sozinha, uma peça de teatro na 20ª edição do Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito (Fetran). O evento acontece até quinta-feira (2) no Cine Teatro, em parceria da Prefeitura de Cuiabá com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Com apenas 9 anos, Rafaela foi aplaudida de pé por uma plateia formada por estudantes, servidores da educação e agentes da PRF. Com duração de 20 minutos, a peça apresentou a história de uma criança que perde a vida em um acidente de trânsito causado pela imprudência de um adulto.

Intitulada “Saber e Não Cumprir Não Salva Vidas, Apaga Futuros, Apressa às Despedidas”, a narrativa aborda a responsabilidade coletiva no trânsito e traz ainda uma reflexão sobre a ‘cultura do cancelamento’, quando a personagem comenta que seu pai fictício não se sente responsabilizado pelo acidente devido a comentários nas redes sociais.

A estudante reforça, por meio do roteiro, que a vida de motoristas, pedestres e transeuntes depende da consciência coletiva e da obediência às leis de trânsito. Entre suas falas mais marcantes estão:

Vermelho é cor de limite. Sinal vermelho não é decoração. Saber e não cumprir não salva-vidas. Apaga sonhos, histórias, futuros.

O diretor da EMEB Silva Freire, Sérgio Lacerda, elogiou a atuação de Rafaela. “É uma criança que já nasceu com talento e está apenas desenvolvendo. Nossa aluna captou muito bem a mensagem da peça e realizou uma conscientização social com desempenho acima da média.”

Eneias Cavalcante da Silva, agente da PRF e coordenador do Fetran, destacou a importância da parceria entre escolas e instituições: “A participação das escolas municipais cria um ambiente propício para o desenvolvimento da arte e traz um ganho social expressivo.”

Rafaela atribuiu seu desempenho ao apoio da família, especialmente da avó Benedita Soares da Silva e da mãe Fabiane Laura Ribeiro. “Sou uma mini atriz e agradeço muito a minha família por todo o apoio”, declarou a jovem atriz.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Artesãos de MT levam mais de mil peças para festival nacional na Bahia

Nove artesãos de sete cidades vão representar Mato Grosso na Fenaba, com peças a partir de R$ 20

Publicados

em

Crédito: Earl Wilcox/Unsplash (foto ilustrativa)

Mato Grosso terá espaço garantido na segunda edição do Festival Nacional de Artesanato da Bahia (Fenaba), que acontece de 9 a 12 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A participação é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo e da Coordenadoria de Artesanato.

O estande mato-grossense contará com nove artesãos de sete municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, São José do Rio Claro, Santo Antônio do Leverger, Paranatinga e Gaúcha do Norte. Juntos, eles irão expor e comercializar mais de mil peças. Entre os trabalhos, estarão cerâmicas, peças feitas com sementes, fios e tecidos, artesanato indígena, além de itens utilitários e decorativos, com preços a partir de R$ 20.

A programação inclui exposição e venda de produtos exclusivos, oficinas, rodas de conversa, desfiles temáticos e apresentações culturais. O público também poderá acompanhar shows musicais de artistas de destaque nacional.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA