VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cultura e Memória

Documentário “60 Anos Depois” é finalista em festival internacional na Turquia

 Produção mato-grossense sobre a ditadura militar será exibida em eventos na Turquia

Publicado em

Cultura

Crédito: SECEL

O documentário 60 Anos Depois, que retrata a ditadura militar sob a perspectiva mato-grossense, foi selecionado como finalista no Festival de Cinema de Yalova, que acontece de 15 a 18 de outubro, na Turquia. A obra, produzida pela Cia Cena Onze, conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), por meio de emenda parlamentar.

Além da Turquia, o documentário também foi selecionado para o Festival Audiovisual Montes de María (Famma), que será realizado de 29 de outubro a 3 de novembro, na Colômbia. Desde seu lançamento em março deste ano, a obra já reuniu centenas de espectadores em exibições no Cine Teatro Cuiabá, no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato) e na Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (Maual).

Em novembro, “60 Anos Depois” será exibido ainda no Festival Satyrianas, em São Paulo, considerado um dos maiores eventos de arte da América Latina, com programação gratuita e aberta ao público.

“As exibições reforçam a relevância da obra que mergulha na história da ditadura militar em Mato Grosso, tema que ressoa para além das fronteiras nacionais”, destacou o diretor do documentário, Flávio Ferreira.

Com 21 minutos de duração, o filme traz relatos de resistência e dor vividos em Mato Grosso durante o período da Ditadura militar no Brasil (1964–1985). A narrativa é conduzida pelo olhar do professor Waldir Bertúlio, testemunha ocular de acontecimentos marcantes da época.

As entrevistas foram realizadas pelo historiador João Carlos, com depoimentos de Thelma de Oliveira, Gilney Viana, Larissa Freire, Gonçalo Antunes Neto, Daniel Augusto Alves, Sônia Lafoz, Felinto Ribeiro Neto e Eliete Teixeira.

A direção de fotografia é assinada pelo cineasta Luiz Marchetti, o roteiro por Júlia Groppo e a produção executiva por Flávia Taques. A pesquisa histórica teve a colaboração dos pesquisadores Cátia Cristina Silva, Francisco Rocha, Márcio Borges e Rafael Adão.

Com a força de sua narrativa e relevância histórica, “60 Anos Depois” consolida-se como uma importante produção audiovisual de Mato Grosso, ganhando espaço no cenário cultural internacional.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Governo sorteia 25 mil ingressos para corrida da Stock Car em Cuiabá

O resultado completo do sorteio está disponível na página da Facepass.

Publicados

em

Crédito: Secom-MT

O Governo de Mato Grosso realizou, nesta sexta-feira (7.11), o sorteio dos 25 mil ingressos disponibilizados para a corrida da Stock Car, que acontecerá no dia 15 de novembro, no Autódromo Internacional de Mato Grosso, localizado no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O resultado já está disponível na plataforma Facepass.

O sorteio recebeu mais de 27 mil inscrições e foi realizado na sede das Promotorias de Justiça, com acompanhamento do governador Mauro Mendes, da primeira-dama Virginia Mendes, do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca, do procurador Paulo Prado e dos promotores Marcelo Vacchiano e Marcelo Ferra. Representantes da imprensa também acompanharam o processo.

O governador Mauro Mendes destacou que o evento será histórico para o Estado e para o automobilismo nacional, por se tratar da primeira corrida noturna da Stock Car. Segundo ele, a realização da prova reforça o potencial de Mato Grosso como polo de grandes eventos esportivos e de negócios.

“É mais um grande evento para Cuiabá, que vai gerar riquezas e colocar a Capital nos grandes circuitos nacionais e internacionais. Teremos ainda outros eventos importantes no Parque Novo Mato Grosso, que foi pensado para oferecer lazer, diversão e oportunidades de negócios”, afirmou o governador.

O procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca, ressaltou que a parceria entre o Governo do Estado e o Ministério Público buscou garantir distribuição democrática dos ingressos.

“Construímos juntos uma forma de dar oportunidade à população de participar desse grande evento. O direito à cultura e ao lazer é constitucional, e o Estado tem o dever de promovê-lo”, disse.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, destacou que o autódromo de Cuiabá será o primeiro do país com pista totalmente iluminada, abrindo espaço para provas noturnas.

“É um evento único, que vai mostrar o potencial do Parque Novo Mato Grosso. Essa pista iluminada era uma carência no Brasil, e Mato Grosso sai na frente ao inaugurar essa estrutura”, ressaltou.

Sorteio e acesso ao evento

O sorteio foi realizado de forma aleatória pela plataforma Facepass, responsável pelo controle de acesso, garantindo igualdade de chances entre os participantes. Os ingressos sorteados são intransferíveis, já que o acesso ao evento será feito exclusivamente por reconhecimento facial.

As entradas são válidas apenas para o dia 15 de novembro, quando ocorrerão quatro categorias de corridas. Crianças com menos de 5 anos têm entrada gratuita. Nos dias 13 e 14 de novembro, o público poderá acompanhar gratuitamente as corridas de preparação.

O resultado completo do sorteio está disponível na página da Facepass.

Nota MT oferece mais 2 mil ingressos

Quem não foi contemplado no sorteio ainda pode concorrer a outros 2 mil ingressos pelo programa Nota MT. Para participar, é necessário estar cadastrado no programa e registrar interesse na plataforma, além de possuir ao menos uma nota fiscal com CPF emitida entre 9 de outubro e 8 de novembro.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA