VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cultura e Turismo

Artesãos de MT levam mais de mil peças para festival nacional na Bahia

Nove artesãos de sete cidades vão representar Mato Grosso na Fenaba, com peças a partir de R$ 20

Publicado em

Cultura

Crédito: Earl Wilcox/Unsplash (foto ilustrativa)

Mato Grosso terá espaço garantido na segunda edição do Festival Nacional de Artesanato da Bahia (Fenaba), que acontece de 9 a 12 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador. A participação é organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Secretaria Adjunta de Turismo e da Coordenadoria de Artesanato.

O estande mato-grossense contará com nove artesãos de sete municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, São José do Rio Claro, Santo Antônio do Leverger, Paranatinga e Gaúcha do Norte. Juntos, eles irão expor e comercializar mais de mil peças. Entre os trabalhos, estarão cerâmicas, peças feitas com sementes, fios e tecidos, artesanato indígena, além de itens utilitários e decorativos, com preços a partir de R$ 20.

A programação inclui exposição e venda de produtos exclusivos, oficinas, rodas de conversa, desfiles temáticos e apresentações culturais. O público também poderá acompanhar shows musicais de artistas de destaque nacional.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Projeto leva piano, saxofone e balé para estudantes da rede pública de Cuiabá

Ciclo de apresentações começa nesta segunda-feira (6) e alcançará 76 escolas até o fim do ano

Publicados

em

Crédito: Prefeitura de Cuiabá

Um ciclo de apresentações artísticas com piano, saxofone e balé terá início nas escolas públicas de Cuiabá a partir da próxima segunda-feira (6). A iniciativa faz parte do Projeto Piano Gente, cuja primeira exibição ocorrerá às 15h, na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Agostinho Simplício de Figueiredo, no bairro Poção.

A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Associação Piano Gente, idealizada pelo músico Dário Scherner. Até o final deste ano, o projeto será levado a 76 escolas públicas municipais.

O objetivo do projeto é promover a formação cultural, emocional e cidadã dos estudantes do Ensino Fundamental, por meio de experiências musicais significativas dentro do ambiente escolar.

Nossa ideia é democratizar o conhecimento. Levar aos estudantes e professores o conhecimento da arte que tanto envolve emoção, imaginação, e é imprescindível para a formação humana”, afirma o secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes.

O idealizador Dário Scherner conta que o projeto nasceu de uma vivência pessoal, quando ainda criança, tocava piano com seu pai, também chamado Dário Scherner.

O projeto rompe com a ideia elitista da música erudita, democratizando o acesso à arte e possibilitando experiências estéticas de alta qualidade no cotidiano escolar. O Piano Gente contribui para a promoção da saúde emocional dos estudantes, atuando como espaço de escuta, acolhimento e pertencimento, especialmente para aqueles que enfrentam realidades sociais marcadas por vulnerabilidades”, explica o músico.

Além da música instrumental, a proposta prevê interações com outras linguagens artísticas, como o balé, reforçando a interdisciplinaridade e o fortalecimento do vínculo entre a escola e a cultura.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA