VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

teatro da ufmt

4ª edição do Prêmio Jejé de Oyá celebra protagonismo negro

A escolha do local faz alusão à primeira universidade do mundo

Publicado em

Cultura

Crédito: SECEL-MT

A 4ª edição do Prêmio Jejé de Oyá, uma das principais celebrações da cultura e resistência negra em Mato Grosso, será realizada nesta segunda-feira (29), a partir das 18h30, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento conta com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O prêmio reconhece o trabalho e a trajetória de pessoas negras com destaque em 10 áreas de atuação, como arte, educação, saúde, ciência, cultura popular, entre outras. Nesta edição, dois premiados serão homenageados em cada categoria, selecionados por um júri técnico com base em critérios como relevância, impacto social e, primordialmente, a autodeclaração racial.

Com o tema “Território”, a premiação deste ano busca estabelecer conexões entre as lutas e histórias negras em Mato Grosso e os saberes ancestrais do continente africano, reafirmando a centralidade da herança africana na formação da identidade brasileira.

Segundo o idealizador do evento e fundador da Bemtivi Academia de Arte, Jeferson Bertoloti, o prêmio vai além do reconhecimento individual. É também um ato político e de fortalecimento coletivo:

O prêmio não é só uma homenagem, é um grito de resistência. Ocupar os espaços de arte, de cultura e de poder é dizer que estamos aqui, que temos voz e que sempre existimos”, afirmou o produtor cultural.

Pela primeira vez, o Teatro da UFMT será o palco da cerimônia, simbolizando a ocupação de espaços acadêmicos e artísticos pelo povo negro. A escolha do local faz alusão à primeira universidade do mundo, fundada em Timbuktu, no Mali, um dos grandes centros de saberes do continente africano.

Para o secretário da Secel, David Moura, o evento reforça o papel do Estado na valorização da cultura afro-brasileira:

É uma satisfação contribuir para a realização desse evento tão valoroso. É um merecido reconhecimento pela história de resistência e construção de protagonismo que nós, do Governo de Mato Grosso, apoiamos e celebramos.”

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Quilombos se reúnem em Cuiabá para três dias de cultura e diálogo

Encontro no Museu de História Natural de MT promove debates, oficinas e apresentações culturais abertas ao público

Publicados

em

Crédito: Secel-MT/Reprodução

Comunidades quilombolas de diferentes regiões de Mato Grosso participam, entre quarta-feira (1/10) e sexta-feira (3/10), do 1º Encontro de Quilombos no Museu, realizado no Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá. A programação é gratuita e aberta ao público.

Com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, por meio de emenda parlamentar, o evento reúne apresentações culturais, feira de produtos da roça e artesanato, além de oficinas de capoeira, tranças e pinturas corporais.

O encontro também contará com painéis de discussão, cujas demandas serão levadas às autoridades. Entre os temas em pauta estão práticas sustentáveis, segurança, saúde e educação.

A abertura será na quarta-feira (1/10), às 17h, com apresentações culturais das comunidades quilombolas. Nos dias seguintes, a programação segue das 8h às 17h, incluindo debates, exposições acadêmicas, vídeos e fotografias.

Mais do que celebrar a cultura, o evento busca fortalecer os vínculos entre comunidades, valorizar práticas sustentáveis e ampliar a visibilidade da luta quilombola.

Participam do encontro grupos vindos de Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Vila Bela da Santíssima Trindade.

*Sob supervisão de Daniel Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

CIDADES

MAIS LIDAS DA SEMANA