ELEIÇÕES 2026
Presidente da Câmara pode assumir vice-prefeitura se Tião da Zaeli for eleito deputado estadual?
Prefeita apoia Tião da Zaeli a deputado estadual; vaga de vice ficaria vaga, presidente da Câmara só assumiria se prefeito e vice ausentes.
Claro e Escuro
A prefeita de Várzea Grande comentou sobre o cenário político com a proximidade das eleições de 2026 e a possibilidade de seu vice, Tião da Zaeli, disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Ela afirmou que apoia a candidatura de Tião: “Se ele quiser ser candidato a deputado estadual, eu vou sair em campanha com ele. Vou botar a camiseta verde, a fardinha da Flávia, a botina e vou estar na rua pedindo voto pra ele, porque eu acho que o Tião tem todo o perfil, merece.”
De acordo com a apuração jurídica, caso Tião seja eleito, a vaga de vice-prefeito permaneceria vaga, conforme a legislação vigente. O presidente da Câmara não poderia assumir a vice-prefeitura, sendo permitido apenas em caso de cassação da chapa ou ausência simultânea de prefeito e vice.
Ela ressaltou ainda que a relação com a Câmara Municipal é essencial: “Gente, eu queria saber que prefeito não tem problema com a Câmara. É natural do cargo de prefeita precisar da Câmara, mas não tenho receio nenhum.”
A prefeita destacou o perfil de Tião e a expectativa de que sua atuação na Assembleia Legislativa fortaleça a cidade: “Eu acredito que o Tião, lá na Assembleia, vai ter mais força política, fazendo um trabalho diferenciado em prol do município e colaborando muito com o meu governo.”
Claro e Escuro
Após críticas do vereador Samir Japonês, Flávia Moretti articula sua expulsão do PL
Recuo de parlamentares e pressão política colocam o vereador na mira do próprio partido.
Os bastidores da Câmara Municipal de Várzea Grande voltaram a pegar fogo. Após uma série de críticas feitas pelo vereador Samir Japonês (PL) à prefeita Flávia Moretti, a tensão política ganhou novos capítulos. Segundo fontes ligadas à base governista, a prefeita estaria articulando, nos bastidores, a expulsão de Samir do Partido Liberal (PL), após ele chamá-la de “mentirosa” durante uma sessão no plenário. A fala teria causado grande incômodo à gestora, que passou a pressionar a direção do partido por uma resposta imediata.
Enquanto isso, o clima dentro do PL permanece tenso. Uma reunião na sede do partido em Cuiabá contou com a presença dos vereadores Bruno Rios, Caio Cordeiro, Lucas Chapéu do Sol, Samir Katumata e o presidente do partido municipal, Tião da Zaeli e a própria prefeita, para discutir o destino político de Samir Japonês. Apesar de alguns membros defenderem o diálogo, outros acreditam que a situação é insustentável e que a expulsão seria apenas questão de tempo.
Entre acordos silenciosos e alianças frágeis, o cenário na Câmara de Várzea Grande parece longe da calmaria. Como se diz nos corredores, quando o clima político esfria por lá, é apenas o intervalo antes do próximo barraco.
-
Economia4 dias atrásPreço dos ovos caí e atinge recordes no Brasil, aponta Cepea/USP
-
Polícia7 dias atrásExame comprova que sêmen encontrado em vítima de estupro é de Daferson
-
Emprego4 dias atrásGrupo Pereira inaugura central de vagas em Cuiabá para acelerar contratações
-
Cultura6 dias atrásGuns N’ Roses faz história em Cuiabá com show na Arena Pantanal com mais de 40 mil pessoas
-
Educação7 dias atrásEscola estadual de Cuiabá recebe primeira feira de ciências sobre bioherbicidas
-
Claro e Escuro4 dias atrásApós críticas do vereador Samir Japonês, Flávia Moretti articula sua expulsão do PL
-
Saúde5 dias atrásCuiabá amplia a oferta de consultas especializadas
-
Economia6 dias atrásNovas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado