bairros de cuiabá
Prefeitura realiza melhorias viárias na Estrada do Rio dos Couros
Aplicação de fresagem asfáltica busca reduzir poeira e alagamentos
Cidades

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, executou nesta sexta-feira (26) um tratamento viário na Estrada do Rio dos Couros, localizada na região do Cinturão Verde, nas proximidades do bairro Pedra 90. A ação incluiu a aplicação de fresagem asfáltica, material reutilizado de obras urbanas, com o objetivo de reduzir a poeira durante o período de seca e minimizar pontos de alagamento na estação chuvosa.
A estrada é considerada estratégica para o sistema de limpeza urbana, por ser o principal acesso ao aterro sanitário de Cuiabá, com intenso tráfego diário de caminhões coletores de lixo, caçambas e veículos pesados, como hidrojatos.
A fresagem consiste no reaproveitamento do asfalto removido de outras vias, que é aplicado e compactado em estradas de chão, aumentando a resistência do solo e melhorando a trafegabilidade — especialmente em áreas com movimentação constante de veículos de grande porte.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Reginaldo Teixeira, a ação cumpre um compromisso assumido pelo prefeito Abilio Brunini com a comunidade local.
“A aplicação da fresagem e o aterramento são soluções técnicas importantes, pois garantem maior durabilidade à estrada, segurança no tráfego e qualidade de vida para quem depende diariamente desse acesso”, afirmou.
Essa é a segunda intervenção na Estrada do Rio dos Couros em 2024. Em maio, a prefeitura já havia realizado o aterramento da via, medida que visa reforçar a base da estrada, aumentando sua estabilidade e prevenindo afundamentos e atolamentos durante o período chuvoso.
O aterro sanitário da Pedra 90, com 100 hectares, está em operação desde 2023 e recebe todo o volume de resíduos sólidos da capital mato-grossense.
*Sob supervisão de Daniel Costa

Cidades
Bombeiros controlam incêndio em madeireira após 12 horas de combate
Mais de 80 mil litros de água foram usados na operação, ninguém ficou ferido

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou por cerca de 12 horas no combate a um incêndio de grandes proporções em um depósito de madeireira, na Avenida Ministro João Albert, em Barra do Garças, nesta terça-feira (30/09). Mais de 80 mil litros de água foram utilizados na operação.
A ocorrência começou por volta das 2h50, quando equipes da 1ª Companhia Independente Bombeiro Militar (1ª CIBM) foram acionadas. O fogo teve início no depósito nos fundos da empresa e, devido ao material altamente inflamável, se espalhou rapidamente, atingindo também o escritório e uma casa de tintas ao lado.
Segundo o comandante da 1ª CIBM, tenente-coronel André Luiz Dechamps, inicialmente foram usadas três viaturas, incluindo um autotanque com 14 mil litros de capacidade. Porém, diante da intensidade das chamas, um caminhão-pipa da Prefeitura foi acionado para reforçar a operação.
O incêndio foi controlado às 14h30, após a extinção total das chamas e resfriamento da área. A Politec esteve no local para realizar perícia e apurar as causas do incêndio.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Cultura6 dias atrás
Mato Grosso busca se tornar parceiro estratégico do Peru na Expo Alimentaria 2025
-
Cultura7 dias atrás
Projeto Cultural Piano de Gente faz apresentações em Ganhas Tempos
-
Judiciário5 dias atrás
Justiça determina consurso em Várzea Grande até fim do ano
-
Judiciário5 dias atrás
TSE mantém multa de R$ 30 mil a candidato de VG por manipulação de métricas em vídeos
-
Economia5 dias atrás
Cesta básica em Cuiabá fecha setembro em queda, mas segue mais cara que em 2024
-
Variedades5 dias atrás
Sema esclarece que “pesque e solte” segue proibido durante piracema em MT
-
Judiciário5 dias atrás
TJMT determina que prefeitura de Várzea Grande realize seletivo para contratações temporárias
-
Judiciário5 dias atrás
Juiz concede liberdade provisória a advogado acusado de agredir garota de programa