vários disparos
Prefeito de Brasnorte é acusado de efetuar disparos de arma de fogo próximo a bar
Episódio ocorreu na noite de terça-feira (11) e causou pânico entre clientes; município enfrenta sensação de abandono na segurança pública
Cidades
Um episódio inusitado e preocupante marcou a noite da última terça-feira (11) em um bar localizado na área central de Brasnorte (579 km de Cuiabá). Frequentadores do local relataram terem sido surpreendidos por uma atitude considerada “nada comum”, supostamente protagonizada pelo prefeito do município.
De acordo com relatos de pessoas que preferiram não se identificar, o prefeito estava no estabelecimento acompanhado do ex-prefeito e atual presidente do MDB, , do ex-presidente da Câmara, , e de outras pessoas não reconhecidas pelos presentes.
Por volta da meia-noite, ao deixar o local, o chefe do Executivo teria parado o veículo em frente ao bar, abaixado o vidro e efetuado diversos disparos para o alto com uma arma de fogo. O bar estava prestes a encerrar o expediente, e a cena teria causado pânico entre os clientes. Apesar do susto, não há registro de feridos.
O presidente do MDB em Brasnorte, confirmou que esteve com o prefeito em uma lanchonete na noite em que surgiram boatos sobre disparos de arma de fogo, mas negou ter presenciado qualquer ocorrência do tipo. Segundo ele, “a gente estava comendo uma porção e tomando cerveja, tudo tranquilo”, e afirmou que “se ele fez, foi longe dali, porque se fosse na frente, a gente teria escutado”.
Ele relatou que, no momento em que o prefeito deixou o local, ele estava no banheiro e, portanto, “não viu nem ouviu nada”. O dirigente partidário destacou ainda que desconhece qualquer comportamento semelhante por parte do prefeito, dizendo que “se isso aconteceu, é a primeira vez que estou sabendo”.
Ele também criticou a situação da segurança pública em Brasnorte, avaliando que “o governador abandonou a segurança do município”, que “não tem comandante e está à deriva”, com efetivo reduzido e áreas rurais sem cobertura.
O ex-presidente da Câmara de Brasnorte negou ter presenciado ou participado de qualquer situação envolvendo disparos de arma de fogo junto ao prefeito do município. Segundo ele, “isso é conversa fiada, mentira, política pura”. Afirmou que, na noite em questão, estava em um estabelecimento chamado HB, onde há câmeras de segurança que podem comprovar sua versão. “Só puxar as câmeras da HB, porque enquanto eu estava lá, não teve isso não”, declarou.
Contou ainda que o prefeito também esteve no local, mas garantiu que “não aconteceu nada lá” e que o gestor “foi embora antes”. O ex-presidente também criticou a situação da segurança pública em Brasnorte, afirmando que “a cidade está abandonada” e que “não tem quartel decente, o que existe está caindo na cabeça dos policiais”.
O prefeito de Brasnorte, não se manifestou sobre as denúncias envolvendo o suposto episódio de disparos de arma de fogo. Procurada pela reportagem, a assessoria do prefeito também preferiu não comentar o caso até o momento
Uma pessoa que trabalha no local confirmou o ocorrido, mas pediu para não ter o nome divulgado.
Moradores da cidade afirmam que Brasnorte vive um cenário de insegurança e abandono na área da segurança pública, o que aumenta a preocupação com episódios como este.
Cidades
Cuiabá entrega 250 lixeiras a comerciantes e ambulantes do Centro Histórico
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas da Prefeitura voltadas à manutenção da limpeza e organização da cidade
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou nesta segunda-feira (10) a entrega de 250 lixeiras de 60 litros a comerciantes e vendedores ambulantes que atuam no Centro Histórico da capital.
Confeccionadas em plástico resistente e equipadas com pedal, as lixeiras foram distribuídas entre barracas, trailers e pontos de venda de alimentos e bebidas, com o objetivo de fortalecer as ações de limpeza urbana e estimular o descarte correto dos resíduos.
De acordo com a Limpurb, a iniciativa faz parte de um conjunto de medidas da Prefeitura voltadas à manutenção da limpeza e organização da cidade, especialmente nas áreas de maior circulação de pessoas. Além de promover conscientização sobre a preservação dos espaços públicos, a ação contribui para reduzir o descarte irregular de lixo nas vias.
O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou que a conservação da limpeza urbana depende da colaboração entre o poder público e a população.
“A entrega dessas lixeiras é uma forma de apoiar os comerciantes e ambulantes, que têm papel essencial na conservação dos espaços onde trabalham. Com atitudes simples, como o descarte correto do lixo, conseguimos garantir uma cidade mais limpa e agradável para todos”, afirmou Wellaton.
A Prefeitura reforça que, para participar das próximas entregas e demais ações voltadas ao comércio de rua, é necessário que os trabalhadores estejam regularizados junto ao município. No caso de trailers e barracas de alimentos, os comerciantes devem apresentar o Termo de Permissão de Uso (TPU).
Conforme explicou o diretor da Limpurb, o interessado deve procurar o protocolo da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) para realizar o cadastro e apresentar a documentação exigida para a obtenção da autorização. Após o registro, a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) é responsável pela emissão e fiscalização do TPU.
A Prefeitura de Cuiabá segue promovendo ações de zeladoria, educação ambiental e apoio aos trabalhadores do comércio de rua, reafirmando o compromisso com uma cidade mais limpa, organizada e acolhedora para todos os cuiabanos.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Polícia7 dias atrásPolícia desmonta produção irregular de leite e queijo em Rosário Oeste
-
Polícia6 dias atrásEmpresário de VG escapa de sequestro ao capotar carro e fingir estar morto
-
Judiciário7 dias atrásEntrega dos kits da 7ª Corrida do Judiciário será nesta sexta e sábado
-
Política7 dias atrásProjetos culturais avançam em Várzea Grande, mas faltam informações ao público
-
Política7 dias atrásSamir Japonês desafia Flávia Moretti e diz que prefeita “precisa de um coach comportamental”
-
Política7 dias atrásDeputado Max Russi realiza Summit Animal 2025 com lideranças e especialistas
-
Política6 dias atrásAudiência na ALMT discute impacto do ICMS e perdas para grandes municípios de MT
-
Cultura6 dias atrásGoverno sorteia 25 mil ingressos para corrida da Stock Car em Cuiabá