Sanidade Animal
Mato Grosso mantém status de livre da peste suína clássica
Relatório do Ministério da Agricultura confirma sanidade do rebanho após novo ciclo de vigilância em 62 municípios do estado
Cidades

Mato Grosso segue livre da peste suína clássica (PSC), conforme aponta o relatório final do 4º Ciclo do Plano Integrado de Vigilância em Doenças dos Suínos (PIVDS), elaborado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O levantamento inclui os 16 estados brasileiros atualmente reconhecidos como livres da doença.
As ações de vigilância ocorreram entre julho de 2024 e junho de 2025, envolvendo inspeções clínicas e sorológicas, monitoramento de javalis abatidos, certificação de granjas de reprodutores e atendimento a propriedades com suspeitas clínicas compatíveis com a PSC.
Durante o ciclo, foram coletadas 1.447 amostras sorológicas em 105 propriedades de 62 municípios. Todas as amostras testaram negativas para a doença. Na parte clínica, 137.867 suínos de 103 propriedades em 61 municípios foram inspecionados, sem registro de sinais clínicos da PSC.
Segundo a médica veterinária Daniella Schettino, responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS) do Indea, os resultados garantem a manutenção da certificação internacional de área livre de PSC, conquistada por Mato Grosso em 2016.
“A manutenção dessa certificação permite que a carne suína aqui produzida continue apta aos mercados internacionais exigentes às regras de sanidade”, afirma Schettino.
As ações do ciclo envolveram as 14 unidades regionais do Indea, com atuação de médicos veterinários oficiais e agentes fiscais. O relatório também destaca a importância da colaboração com caçadores autorizados, no caso de javalis abatidos durante manejo populacional.
“A realização desse acompanhamento anual é essencial não somente para monitorar se aqui há a presença de peste suína clássica, mas também para observar a sanidade desses animais e ajudar a prevenir possíveis surtos”, explica Schettino.
“Além disso, suínos asselvajados, como javalis, também devem ser testados todas as vezes que forem abatidos em atividade de manejo populacional. Por isso pedimos que os agentes de manejo nos ajudem, contribuindo com a entrega de soros colhidos ao Indea, para que possamos fazer análises desse material”, completa.
O PIVDS foi lançado em 2021, com início das ações em 2022, e substitui a antiga Norma Interna 05 de 2009, atualizando os protocolos de vigilância sanitária na zona livre de PSC do Brasil.
*Sob supervisão de Daniel Costa

Cidades
Cuiabá realiza Semana Nacional de Trânsito com atividades educativas para todas as idades
Programação da Educatran/2025 vai até o dia 25 e inclui palestras, jogos interativos e ações de conscientização em escolas e vias públicas

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública (Semosp) realiza, entre os dias 18 e 25 de setembro, a edição 2025 da Semana Nacional de Trânsito – Educatran, com uma programação especial voltada à conscientização e educação para um trânsito mais seguro em Cuiabá.
As ações incluem palestras, jogos interativos, atividades em escolas e ações de rua, com foco em públicos de diferentes faixas etárias de crianças a motoristas profissionais.
“São ações que visam uma aproximação da comunidade com as práticas seguras no trânsito, além de fortalecer a cultura de respeito, cuidado e responsabilidade”, destacou a secretária de Mobilidade Urbana e Segurança Pública, coronel Francyanne Lacerda.
A iniciativa integra o calendário nacional de conscientização e reforça o compromisso da gestão municipal em promover educação, empatia e responsabilidade no trânsito.
📅 Programação Educatran/2025:
-
18/09 (quarta-feira) – 10h e 14h
Local: Escola Espaço do Saber
Atividade: Jogo educativo de trânsito com as crianças -
19/09 (quinta-feira) – 9h
Local: Integração Transporte
Atividade: Palestra para motoristas -
19/09 (quinta-feira) – 13h30
Local: Auditório da Semob (Emeb Tereza Lobo)
Atividade: Projeto Cine Tour com os estudantes -
22/09 (domingo)
Local: Atividade externa de rua (local a ser definido) -
23/09 (segunda-feira) – 10h e 14h
Local: Escola Espaço do Saber
Atividade: Palestra para jovens -
24/09 (terça-feira) – 10h e 16h
Local: Colégio São Gonçalo
Atividade: Diálogo interativo com estudantes na quadra -
25/09 (quarta-feira)
Local: Atividade externa de rua (encerramento)
A Semosp reforça que a Semana Nacional de Trânsito é um convite à reflexão coletiva, lembrando que atitudes conscientes no trânsito salvam vidas. A participação da população em todas as atividades é gratuita.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Judiciário7 dias atrás
Ex-presidente do PREVIVAG e contadora são intimados a apresentar defesa final
-
Judiciário6 dias atrás
Mato-grossense Yendis Costa toma posse na Comissão de Direito Tributário da OAB-DF
-
Polícia7 dias atrás
Delegado detalha operação que desmontou esquema de pirâmide financeira em MT
-
Política6 dias atrás
Vereadores denunciam precariedade em pronto-socorro de Várzea Grande
-
Saúde6 dias atrás
Prefeitura gasta R$ 9 milhões com vigias enquanto tomógrafo segue quebrado
-
Cidades7 dias atrás
Denúncia marca obra de casas para quilombolas em Livramento
-
Emprego6 dias atrás
Sine de Cuiabá encerra semana com 770 vagas de emprego em diversas áreas
-
Polícia7 dias atrás
Adolescente confessa plano que matou a própria mãe em Colíder