VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Resgate silvestre

Lobo-guará é resgatado por Corpo de Bombeiros em Jaciara

Após o resgate, ele foi transportado e solto em uma área de reserva ambiental, retornando ao seu habitat natural

Publicado em

Cidades

Foto: CBM-MT/Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (14/04), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso  realizou o resgate de um lobo-guará que ficou preso na estrutura de proteção da rede de gás de um restaurante localizado às margens da BR-364, no município de Jaciara.

De acordo com relatos, o animal apareceu durante a madrugada, chegando a tentar atacar uma funcionária do local e causando a morte de algumas galinhas que estavam na área do restaurante. Ao chegar, a equipe da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar constatou que o lobo-guará havia ficado encurralado na proteção da rede de gás e demonstrava sinais de agressividade devido ao estresse da situação.

Com cautela, os bombeiros realizaram os procedimentos de contenção necessários, assegurando a integridade dos profissionais e do próprio animal. O lobo-guará estava em boas condições físicas e não apresentava lesões visíveis. Após o resgate, ele foi transportado e solto em uma área de reserva ambiental, retornando ao seu habitat natural.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Gestão firma compromisso por plano de 90 dias para comunidade surda

O encontro reuniu diversas pessoas surdas da comunidade, que puderam expor diretamente suas demandas a representantes do Executivo e Legislativo, incluindo os vereadores Samantha Iris e Dilemário Alencar

Publicados

em

Crédito: Erlan Aquino
Crédito: Erlan Aquino

Neste 24 de abril, Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Prefeitura de Cuiabá celebrou a data com um ato simbólico e prático no Salão Nobre do Palácio Alencastro. Durante o evento, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris firmou, junto ao secretário adjunto de Inclusão, Andrico Xavier, o compromisso de elaborar, em até 90 dias, um diagnóstico detalhado das necessidades da comunidade surda e um plano estratégico de políticas públicas voltadas à acessibilidade e inclusão.

O encontro reuniu diversas pessoas surdas da comunidade, que puderam expor diretamente suas demandas a representantes do Executivo e Legislativo, incluindo os vereadores Samantha Iris e Dilemário Alencar. A proposta é que, a partir desse levantamento, cada secretaria municipal seja envolvida na execução das ações previstas.

“Vamos construir juntos esse planejamento e pensar o que dá pra fazer agora, o que conseguimos fazer no ano que vem e o que pode virar lei pra ir além de nós. É o primeiro passo. Estou à disposição”, afirmou Samantha. “A inclusão é desejo do coração da gestão e sei que os secretários atenderão porque entendem a importância desse processo”.

Durante a solenidade, Andrico reforçou o compromisso: “Isso aqui é como plantar uma semente. Precisamos do sol, do cuidado, do apoio de todos para fazer florescer. A inclusão de verdade significa remover barreiras, garantir acesso à comunicação, à educação e à dignidade para todos. E isso inclui autistas, cadeirantes, surdos, pessoas com nanismo… todos”.

Ele também destacou que, apesar da legislação garantir direitos, como a Lei 5.376/2010 sobre educação bilíngue nas escolas municipais, muitos desses direitos ainda não saíram do papel. “Estamos cansados de ver a lei ser ignorada. Agora é diferente. Temos gestão, temos vontade e vamos mostrar resultado”.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão, já iniciou um trabalho técnico de levantamento de investimentos, fundos e legislações pertinentes, para tornar Cuiabá uma cidade verdadeiramente acessível e inclusiva. O plano de 90 dias é mais um passo concreto nessa direção.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA