edital
Governo de MT publicou edital para obra do túnel no Portão do Inferno
Licitação prevê contratação integrada para projeto e execução de túnel de 500 metros na Estrada de Chapada
Cidades
O governo de Mato Grosso publicou, nesta sexta-feira (28), o edital de licitação para a obra que promete solucionar definitivamente o problema do Portão do Inferno, trecho crítico da MT-251, na estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.
O edital, divulgado no Diário Oficial do Estado (Iomat), abre o processo para contratação integrada da empresa responsável por elaborar o projeto básico, o projeto executivo e executar as obras do novo túnel, além da pavimentação e construção de acostamento no ponto que há mais de dois anos apresenta risco constante de deslizamento de pedras.
Segundo o documento, o túnel deverá ter cerca de 500 metros de extensão, oferecendo uma solução estrutural que devolverá segurança ao tráfego na região e eliminará o risco geológico que motivou bloqueios, monitoramentos permanentes e intervenções emergenciais.
As empresas interessadas poderão enviar documentos de habilitação e propostas pelo Sistema de Aquisições Governamentais (SIAG) entre os dias 28 de novembro de 2025 e 21 de janeiro de 2026. Todo o processo deve ser realizado via submenu “licitações e editais”.
A abertura oficial da licitação está marcada para 9 de março de 2026, às 9h, na sede da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em Cuiabá. A modalidade adotada é concorrência pública eletrônica, e o empreendimento será contratado em lote único.
A obra é considerada uma das mais aguardadas pelos motoristas e moradores da região, e representa a etapa decisiva para a recuperação estrutural definitiva do Portão do Inferno.
*Sob supervisão de Daniel Costa
Cidades
Morador denuncia acúmulo de lixo na Av. Mário Andreazza em VG
Trecho de Várzea Grande segue sem limpeza completa; resíduos permanecem há quase um ano na calçada
A reclamação de um morador de Várzea Grande voltou a chamar atenção para a situação de limpeza da Avenida Mário Andreazza, onde dois bags de lixo permanecem acumulados há quase um ano. Segundo ele, apesar de alguns pontos da via terem recebido manutenção recentemente, o trecho próximo ao ponto de ônibus segue sem o recolhimento adequado.
O morador afirma que o material foi deixado por equipes que atuavam na limpeza da avenida. “Esses dois bags estão aqui há quase um ano. O pessoal veio limpar, colocou o lixo nos bags, mas nunca mais voltou para buscar”, disse.
Após a denúncia, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos se manifestou. Em nota, informou que a limpeza realizada anteriormente no local não foi feita pela pasta, mas sim por equipes da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra). Apesar disso, garantiu que irá recolher os bags ainda nos próximos dias, liberando as calçadas e normalizando o aspecto urbano da avenida.
A população aguarda a retirada do material e a regularização da limpeza, já que a permanência dos resíduos tem causado transtornos e comprometido a circulação de pedestres no trecho.
-
Cidades3 dias atrásTrabalhador morre atropelado por carreta durante obras na BR-070
-
Educação4 dias atrásMEC inicia novos pagamentos do Pé-de-Meia 2025, veja quem recebe nesta semana
-
Polícia3 dias atrásHomem passa mal dentro de gabinete de vereador em VG
-
Judiciário4 dias atrásFaculdade é condenada por reajustes abusivos e terá de devolver a alunos
-
Claro e Escuro3 dias atrásVice-líder expõe crise no DAE e é vaiado por moradores em sessão na Câmara
-
Polícia4 dias atrásHomem é preso suspeito de manter família em cárcere privado
-
Política6 dias atrásDefesa pede que Bolsonaro cumpra pena integral em casa
-
Política4 dias atrásChapada dos Guimarães reforça crescimento com apoio da ALMT