VÁRZEA GRANDE
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

/CRUZAMENTO PERIGOS

Acidente gravíssimo no bairro Costa Verde deixa mulher com perna fraturada

Acidente gravíssimo no bairro Costa Verde envolve moto e Fiat Strada; mulher tem perna fraturada e é socorrida ao pronto-socorro de Várzea Grande.

Publicado em

Cidades

omatogrosso.com

Na manhã desta segunda-feira, 14, um acidente gravíssimo no bairro Costa Verde, em Várzea Grande, envolveu uma motocicleta e uma Fiat Strada, deixando uma mulher gravemente ferida, com a perna fraturada.

De acordo com testemunhas, a condutora da Fiat Strada atravessou o cruzamento entre as ruas Nora Nei e Orlando Silva, ignorando a sinalização de “pare”, o que causou a colisão com a motocicleta que trafegava pela via preferencial. O impacto foi tão forte que a vítima, uma mulher que estava na moto, sofreu fraturas expostas na perna.

A condutora da Fiat Strada permaneceu no local até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ela prestou apoio à vítima enquanto aguardava a equipe de socorro, que rapidamente chegou ao local.

A vítima foi estabilizada no local e encaminhada em estado grave ao pronto-socorro de Várzea Grande, onde seu quadro continua delicado devido à gravidade das fraturas.

A polícia iniciou as investigações para apurar as causas do acidente. Até o momento, as identidades dos envolvidos não foram divulgadas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Primeira-dama de MT destaca relevância da Língua de Sinais e dos intérpretes para a comunicação inclusiva

Central de Interpretação de Libras atendeu cerca de 65 mil pessoas, em seis anos

Publicados

em

Vânia Neves | Unaf

No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrado em 24 de abril e instituído pela Lei Federal nº 10.436/2002, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, reforça a relevância do trabalho dos tradutores e intérpretes de Libras na promoção da inclusão. Idealizadora do programa SER Família Inclusivo, Virginia destaca que o acesso à comunicação é essencial para garantir dignidade e respeito às pessoas com deficiência.

Desde 2015, a Central de Interpretação de Libras (CIL) tem prestado atendimento a surdos e surdocegos em Mato Grosso, facilitando o acesso a serviços públicos. Em seis anos, a CIL já realizou aproximadamente 65 mil atendimentos, contando atualmente com uma equipe de seis intérpretes. Para Virginia, a atuação da Central representa um passo importante na construção de uma sociedade mais acessível e justa.

Não se trata apenas de um detalhe técnico. Ter um tradutor de Libras presente é reconhecer o direito de todos à informação, à participação, à emoção e à representatividade. Isso é dignidade, empatia e justiça”, afirma a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

Ela reforça que o programa SER Família Inclusivo foi idealizado com um olhar sensível às necessidades das pessoas com deficiência, com o entendimento de que a inclusão deve ser vivida de forma concreta. Desde eventos institucionais e conteúdos nas redes sociais até ações diretas nas comunidades, o compromisso com a acessibilidade tem sido uma característica essencial do programa.

O intérprete de libras Anderson Arruda Souza, que trabalha e acompanha as ações da Unidade de Ações e Atenção à Família (UNAF), ressalta a importância de sua profissão.

“Comecei a interpretar Libras na igreja, há oito anos, quando percebi que seria importante para os surdos que frequentavam os cultos. No início, fiz aulas pelo YouTube mesmo, e depois me profissionalizei. Cada vez que interpreto, traduzo com o coração, porque sei que estou levando informação para as pessoas”, relata Anderson.

“A presença do tradutor de Libras é mais do que simbólica, é essencial. Ninguém pode ficar para trás”, ratifica Virginia Mendes.

O intérprete de Libras Idevaldo Pereira citou alguns dos atendimentos oferecidos pela CIL. “Nós atendemos consultas médicas, atendimentos na Defensoria Pública, lojas, entrevistas de emprego, passe livre, CRAS, Sine, polícia, agências bancárias, farmácias, INSS, entre outros. Para mim, essa é uma profissão muito importante, pois eu tenho a voz do surdo em minhas mãos, comunicação em Libras possibilita inclusão à comunidade surda com respeito, ética profissional e segurança na comunicação”, explicou.

Há 15 anos, Bruna Silva dedica sua vida à atuação como intérprete de Libras. “A minha motivação para esse trabalho é o amor pelas pessoas e a empatia por quem mais precisa de ajuda”, contou Bruna. Ela também relatou que o lugar mais inusitado em que interpretou foi em um presídio.

Atendimentos da CIL

As pessoas surdas que necessitam do auxílio da Central de Intérpretes de Libras (CIL) podem procurar atendimento gratuito no local, situado na Rua General Valle, nº 567, Bairro Bandeirantes, em Cuiabá. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pode ser agendado pelos telefones: (65) 99237-4282 | (65) 99237-5143 | (65) 99241-3833 | (65) 98433-0372 | (65) 98462-6876.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTE

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA