Planejamento e Finanças
Abílio Brunini destaca cautela nas obras e busca por melhores condições financeiras
Prefeito de Cuiabá fala sobre o planejamento de obras futuras e o esforço para melhorar a nota de crédito da cidade para evitar empréstimos caros
Cidades
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, em entrevista coletiva, explicou sua postura cautelosa em relação às novas obras na cidade devido à insatisfação da população com as obras intermináveis e a atual situação financeira. Segundo ele, Cuiabá não está pronta para mais intervenções urbanas no momento, já que a população não quer novas obras no curto prazo, especialmente em meio ao trânsito e interrupções causadas pelas obras em andamento.
“Se eu falar que vou abrir mais um canteiro de obras, o povo vai vir com faca e pedra para cima de mim. Eles não querem mais obras agora”, afirmou o prefeito. Ele explicou que, apesar disso, está planejando e captando recursos para o futuro, com o objetivo de começar novas obras quando o cenário for mais favorável, com a população mais receptiva e com recursos financeiros mais adequados.
“Estou semeando, preparando o terreno para que, quando a cidade estiver pronta para novas obras, já tenhamos o dinheiro necessário e a infraestrutura organizada”, disse Brunini. Ele também comentou que, ao invés de fazer empréstimos com juros altos o que seria prejudicial à cidade neste momento , a estratégia é aguardar melhores condições econômicas para fazer novos investimentos com menos impacto no orçamento.
Em relação à saúde financeira da cidade, Brunini afirmou que Cuiabá atualmente possui uma nota C no sistema de classificação de crédito, o que resulta em juros elevados para empréstimos. Ele reforçou que a meta da prefeitura é melhorar essa nota para a classe B até o final do ano, o que permitiria condições mais favoráveis para futuros empréstimos e investimentos em infraestrutura.
“A gente está tentando melhorar a nota C para B. Se conseguirmos isso, vamos estar em melhores condições para conseguir recursos com juros mais baixos no futuro”, afirmou o prefeito. Essa melhora na nota de crédito será fundamental para projetos futuros, como a execução de grandes obras que Cuiabá precisa, sem sobrecarregar o orçamento com juros altos.
Cidades
Cuiabá entrega 250 lixeiras a comerciantes e ambulantes do Centro Histórico
A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas da Prefeitura voltadas à manutenção da limpeza e organização da cidade
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realizou nesta segunda-feira (10) a entrega de 250 lixeiras de 60 litros a comerciantes e vendedores ambulantes que atuam no Centro Histórico da capital.
Confeccionadas em plástico resistente e equipadas com pedal, as lixeiras foram distribuídas entre barracas, trailers e pontos de venda de alimentos e bebidas, com o objetivo de fortalecer as ações de limpeza urbana e estimular o descarte correto dos resíduos.
De acordo com a Limpurb, a iniciativa faz parte de um conjunto de medidas da Prefeitura voltadas à manutenção da limpeza e organização da cidade, especialmente nas áreas de maior circulação de pessoas. Além de promover conscientização sobre a preservação dos espaços públicos, a ação contribui para reduzir o descarte irregular de lixo nas vias.
O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, destacou que a conservação da limpeza urbana depende da colaboração entre o poder público e a população.
“A entrega dessas lixeiras é uma forma de apoiar os comerciantes e ambulantes, que têm papel essencial na conservação dos espaços onde trabalham. Com atitudes simples, como o descarte correto do lixo, conseguimos garantir uma cidade mais limpa e agradável para todos”, afirmou Wellaton.
A Prefeitura reforça que, para participar das próximas entregas e demais ações voltadas ao comércio de rua, é necessário que os trabalhadores estejam regularizados junto ao município. No caso de trailers e barracas de alimentos, os comerciantes devem apresentar o Termo de Permissão de Uso (TPU).
Conforme explicou o diretor da Limpurb, o interessado deve procurar o protocolo da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED) para realizar o cadastro e apresentar a documentação exigida para a obtenção da autorização. Após o registro, a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) é responsável pela emissão e fiscalização do TPU.
A Prefeitura de Cuiabá segue promovendo ações de zeladoria, educação ambiental e apoio aos trabalhadores do comércio de rua, reafirmando o compromisso com uma cidade mais limpa, organizada e acolhedora para todos os cuiabanos.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Polícia6 dias atrásPolícia desmonta produção irregular de leite e queijo em Rosário Oeste
-
Polícia5 dias atrásEmpresário de VG escapa de sequestro ao capotar carro e fingir estar morto
-
Judiciário6 dias atrásEntrega dos kits da 7ª Corrida do Judiciário será nesta sexta e sábado
-
Política6 dias atrásProjetos culturais avançam em Várzea Grande, mas faltam informações ao público
-
Política6 dias atrásSamir Japonês desafia Flávia Moretti e diz que prefeita “precisa de um coach comportamental”
-
Política6 dias atrásDeputado Max Russi realiza Summit Animal 2025 com lideranças e especialistas
-
Política5 dias atrásAudiência na ALMT discute impacto do ICMS e perdas para grandes municípios de MT
-
Esporte6 dias atrásHugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória no WTT Champions de Frankfurt