Agenda cultural 2026
Projetos culturais avançam em Várzea Grande, mas faltam informações ao público
Entre as iniciativas previstas estão a criação de um edital para distribuição de recursos a projetos culturais e o lançamento de uma feira fixa na Orla da Alameda
Política
A Secretaria de Cultura de Várzea Grande pretende passar por um processo de separação da atual Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Segundo o superintendente de Cultura, Leandro Manduca, a proposta está sendo discutida junto à Procuradoria-Geral do Município.
Logo no início da gestão, foram realizadas escutas públicas com representantes de diversos segmentos culturais, músicos, artesãos, escritores e outros. A partir dessas conversas, a secretaria começou a elaborar a agenda cultural de 2026, que inclui novas ações e projetos voltados ao fortalecimento da cena artística local.
Novidades no cenário cultural para 2026
Entre as iniciativas previstas estão a criação de um edital para distribuição de recursos a projetos culturais e o lançamento de uma feira fixa na Orla da Alameda, que reunirá obras e exposições de artistas locais, todas disponíveis para compra. Outro destaque é o “Cine Orla”, projeto que deve oferecer oficinas de formação voltadas a artistas e produtores culturais da cidade.
A superintendencia também montou um banco de dados com o cadastro de fazedores de cultura de Várzea Grande, com cerca de 300 artistas, e negocia parcerias com instituições como o Sebrae para ampliar a visibilidade dos artistas, levando suas obras a feiras e eventos em outras regiões do país.
Dificuldade na comunicação

Crédito: Jornal O Mato Grosso
Apesar do avanço dos projetos, ainda há dificuldade na divulgação das informações à população. Durante uma checagem realizada pelo jornal O Mato Grosso no site oficial da Prefeitura de Várzea Grande, foram encontradas poucas notícias sobre as ações citadas pelo superintendente. Não há, por exemplo, publicações explicando como se inscrever no banco de artistas ou participar da futura feira da Orla.
No dia da verificação, o site da prefeitura estava fora do ar e apresentava problemas técnicos, o que reforça a necessidade de uma comunicação mais eficiente entre a gestão cultural e os cidadãos.
*Sob supervisão de Daniel Costa
Política
Samir Japonês denuncia: “Não tem investimento nenhum no DAE”
Vereador cobra transparência da prefeita Flávia Moretti e diz que faltam recursos e ações concretas para resolver a crise da água em Várzea Grande.
O vereador Samir Japonês (PL) voltou a cobrar explicações da prefeita Flávia Moretti (PL) sobre a crise no abastecimento de água em Várzea Grande. Durante entrevista, o parlamentar afirmou que “não há investimento algum no DAE” e criticou o que chamou de “caravanas sem resultado”.
“Inclusive, há poucos dias, o nosso presidente fez um requerimento solicitando informações sobre quanto foi investido no DAE. Isso é público, a resposta está aí: não há investimento nenhum”, revelou o vereador.
Segundo Samir, as viagens e promessas da prefeita não se converteram em melhorias concretas. “Essas idas e vindas, essas caravanas atrás de dinheiro, não existem. A prefeita fala que a cidade vai melhorar, mas quando que vai melhorar?”, questionou.
O parlamentar ainda destacou que, mesmo após várias viagens a Brasília, nenhum resultado foi apresentado. “Sabemos que ela foi várias vezes, mas não vimos resultado nenhum. E a prova disso é que o próprio presidente da Câmara solicitou oficialmente esses dados, e não foi investido nada”, afirmou.
Samir encerrou com uma provocação direta: “Como que vai resolver o problema da água se não tem dinheiro?”
As declarações ampliam o desgaste político da prefeita Flávia Moretti, que já enfrenta uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e crescentes críticas dentro do próprio partido.
-
Polícia7 dias atrásPolícia desmonta produção irregular de leite e queijo em Rosário Oeste
-
Polícia6 dias atrásEmpresário de VG escapa de sequestro ao capotar carro e fingir estar morto
-
Judiciário7 dias atrásEntrega dos kits da 7ª Corrida do Judiciário será nesta sexta e sábado
-
Política7 dias atrásSamir Japonês desafia Flávia Moretti e diz que prefeita “precisa de um coach comportamental”
-
Política7 dias atrásDeputado Max Russi realiza Summit Animal 2025 com lideranças e especialistas
-
Política6 dias atrásAudiência na ALMT discute impacto do ICMS e perdas para grandes municípios de MT
-
Cultura6 dias atrásGoverno sorteia 25 mil ingressos para corrida da Stock Car em Cuiabá
-
Esporte7 dias atrásHugo Calderano e Bruna Takahashi estreiam com vitória no WTT Champions de Frankfurt