textos & Imagens
Revista Observatório recebe textos sobre protagonismo feminino na cultura de MT
Prazo para envio de materiais vai até segunda-feira, 6 de outubro
Educação

A 2ª edição da Revista Observatório, publicada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está com inscrições abertas para textos e imagens com o tema “Mulheres e protagonismo na cultura mato-grossense”. O prazo para envio de trabalhos se encerra na próxima segunda-feira (6.10).
O periódico tem como objetivo fomentar a produção e o debate sobre diversos aspectos do setor cultural em Mato Grosso. “A revista Observatório é um espaço que contribui para a reflexão e o debate em torno de diversos eixos da cultura, e que nesta edição tem o protagonismo das mulheres como tema base. Compartilhe suas produções e ajude a manter os saberes culturais vivos!”, destacou o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.
A chamada é destinada a pesquisadores, estudantes, artistas, gestores culturais, produtores, empreendedores culturais, servidores públicos e demais profissionais da cadeia produtiva da cultura, sendo a participação voluntária e sem custos.
Podem ser enviados conteúdos como:
-
Estudos técnicos realizados pela Secel;
-
Artigos derivados de pesquisas acadêmicas;
-
Análises sobre ações culturais com impactos socioeconômicos no estado;
-
Trabalhos artísticos, como fotografias, gravuras e ilustrações.
Os textos e imagens devem abordar o tema “Mulheres e protagonismo na cultura mato-grossense”, podendo contemplar eixos como políticas públicas, diversidade, audiovisual, expressões artísticas, patrimônio histórico, economia criativa, literatura, inclusão e acessibilidade, entre outros.
Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão Editorial da Revista, considerando critérios como adequação ao tema, qualidade técnica da escrita, relevância social e cultural, impactos socioeconômicos e referências bibliográficas. A revista será publicada em formato digital.
O envio dos materiais deve ser feito exclusivamente online, por meio do formulário disponível no site da Secel (www.secel.mt.gov.br/observatorio). A relação dos trabalhos selecionados será divulgada até 20 de outubro.
A primeira edição da Revista Observatório também pode ser acessada no mesmo espaço para consulta e referência.
*Sob supervisão de Daniel Costa

Educação
Seduc-MT realiza ação estratégica para o Saeb 2025
Estado mobiliza escolas, diretores e comunidade para avaliação da Educação Básica

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) promoveu, nesta quinta-feira (2.10), uma ação estratégica de planejamento para o Saeb 2025 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que será aplicado entre os dias 20 e 31 de outubro em todo o país.
O encontro reuniu presencialmente os 13 diretores regionais de educação e seus adjuntos, com o objetivo de construir o Plano Estratégico de Gestão da Aplicação e Monitoramento do Saeb 2025. A iniciativa, chamada de Sala de Situação, permitirá acompanhar em tempo real a aplicação das provas e apoiar decisões rápidas das Diretorias Regionais de Educação (DREs).
O Saeb é aplicado nacionalmente por instituição contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), seguindo procedimentos padronizados. No entanto, a Seduc busca oferecer monitoramento local e estratégias de engajamento pedagógico, valorizando professores, coordenadores, diretores, estudantes e famílias.
“O Saeb não é apenas uma prova, é uma oportunidade de mostrar o quanto aprendemos e contribuir para que a educação pública em Mato Grosso avance ainda mais. O desempenho de cada aluno e de cada escola revela conquistas, identifica desafios e fortalece caminhos para uma aprendizagem melhor”, afirmou o secretário Alan Porto.
Participação e público-alvo
Nesta edição, 1.397 escolas de Mato Grosso participarão do Saeb:
-
526 escolas da rede estadual;
-
662 escolas municipais;
-
19 unidades federais;
-
190 escolas privadas.
O público-alvo inclui alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª série do Ensino Médio, incluindo escolas com ensino técnico integrado. O 2º ano do Ensino Fundamental participa por amostragem.
As áreas avaliadas são: Língua Portuguesa e Matemática (todas as etapas) e Ciências Humanas e Ciências da Natureza (aplicação amostral). Além das provas, serão aplicados questionários contextuais para professores, diretores, secretários municipais e familiares, com o objetivo de complementar os dados de desempenho com informações socioeducacionais.
Resultados e metas
Segundo a Seduc, o planejamento estratégico visa fortalecer o Ideb e mobilizar a rede de ensino. Em 2023, Mato Grosso alcançou nota 5,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 4,8 nos anos finais e 4,2 no Ensino Médio da rede estadual, resultando em um salto do 22º para o 8º lugar no ranking nacional do MEC para o Ensino Médio.
Com o Saeb 2025, a Seduc espera consolidar avanços e identificar oportunidades de melhoria, garantindo que professores, estudantes e gestores trabalhem de forma articulada pelo crescimento da educação pública no estado.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Variedades5 dias atrás
Cuiabá terá calor intenso com alerta de tempestade nesta segunda-feira (29)
-
Cidades3 dias atrás
Vigilantes são proibidos de usar refeitórios das UPAs em Várzea Grande
-
Economia4 dias atrás
Mato Grosso paga salários de setembro nesta segunda-feira(29)
-
Judiciário5 dias atrás
MPF arquiva inquérito de prevenção a suicídios de indígenas Bororo
-
Saúde6 dias atrás
Jovem mãe denuncia negligência médica na Rede Cegonha, em VG
-
Judiciário5 dias atrás
Professora processa ex-marido por traição e pede R$ 20 mil de indenização
-
Claro e Escuro4 dias atrás
Coronel Zilmar e prefeita Flávia Moretti têm reunião após crise no DAE
-
Saúde4 dias atrás
Dr. Miguel Júnior firma compromisso com psicólogos para fortalecer saúde mental em Várzea Grande