Saúde Pública
Campo Verde recebe 8ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de MT
Evento reuniu representantes de mais de 50 municípios e reforçou parceria entre Estado e municípios para melhorias no SUS
Saúde

Com a participação de representantes de mais de 50 municípios, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, nesta quinta-feira (2), em Campo Verde, a 8ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT), fortalecendo o diálogo regional e a articulação entre gestões municipais e estadual no setor da saúde.
Esta foi a segunda reunião itinerante de 2025, iniciativa que permite aos gestores estaduais conhecerem boas práticas de saúde nos municípios-sedes. A CIB é um foro permanente de negociação, articulação e decisão consensual entre gestores estadual e municipais, visando pactos estaduais, municipais e regionais no Sistema Único de Saúde (SUS).
Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, destacou a importância da descentralização das reuniões:
“A descentralização das reuniões da CIB foi uma decisão acertada. Nós realizamos uma reunião por mês e, indo para os municípios do interior, temos a oportunidade de conhecer as boas práticas em saúde do município sede. Desta vez, viemos para Campo Verde conhecer um pouco do trabalho realizado pela vice-prefeita e secretária Edna.”
O prefeito Alexandre Lopes elogiou a iniciativa e ressaltou os avanços da saúde estadual:
“Esses cinco novos hospitais do Estado vão fazer com que a gente consiga colocar um atendimento profissional em cada canto do estado. Isso vai ser de grande relevância para diminuir distância de tratamento, fazer com que a saúde se torne mais eficiente, reduzindo o tempo de atendimento, aumentando a performance, o que vai qualificar e diferenciar o Estado.”
A vice-prefeita e secretária de Saúde de Campo Verde, Edna Queiroz, reforçou a importância da parceria entre Estado e município:
“Através do [programa] MT Mais Cirurgias, Campo Verde é a cidade que mais opera por número de habitantes em todo o estado de Mato Grosso, trazendo cirurgias pioneiras, como de joelho e catarata. Sabendo a questão dos prêmios em imunização, porque mais do que o prêmio, é nós sabermos que a nossa população está protegida. Então a cidade tem um selo que é de suma importância, não pelo prêmio, mas porque simboliza a proteção.”
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems), Marco Felipe, enfatizou a relevância da reunião itinerante:
“A CIB Itinerante tem feito a diferença, é o pisar no chão da fábrica, é o que nós estamos fazendo. Nós estamos aqui com 54 secretários municipais e 14 regiões de Saúde representadas.”
Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Silvio Eventos; o secretário executivo do Cosems, Cristian Bonapaz; a secretária adjunta Executiva, Kelluby de Oliveira; a secretária executiva da CIB, Margarete Chaves; e a diretora do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, Geraldina Ribeiro.

Saúde
Mutirão de exames marca início do Outubro Rosa em Cuiabá
Ultrassonografias, mamografias e ações de prevenção mobilizam a cidade neste mês de conscientização

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (4), a partir das 8h, um mutirão de exames de ultrassonografia de mama e transvaginal, como parte da programação do Outubro Rosa 2025. A iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce e da conscientização no combate ao câncer de mama.
Segundo o diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Israel Paniago, o mutirão ocorrerá em quatro sábados do mês, com capacidade de atender 30 a 35 pacientes por dia, além da oferta regular durante a semana, nos períodos matutino e noturno. Ao todo, o Hospital São Benedito prevê a realização de 320 ultrassonografias de mama e 190 transvaginais ao longo do mês.
“O exame é essencial para detectar precocemente alterações que podem evoluir para o câncer, aumentando significativamente as chances de tratamento e cura. Mulheres com vida sexual ativa devem realizá-lo periodicamente”, reforçou Israel Paniago.
Além disso, a SMS, liderada pela secretária Danielle Carmona, disponibilizará 1.051 exames extras de mamografia, ampliando a oferta mensal habitual. No total, serão realizados 2.561 exames preventivos, incluindo ressonâncias de mama, ultrassonografias e mamografias.
📌 Programação Especial
-
UBSs e Coleta de Papanicolau (CCO): Todas as unidades intensificaram a coleta do exame para prevenção do câncer do colo do útero. A UBS Ilza Terezinha Picolli, por exemplo, realizará ações voltadas à saúde da mulher na terça-feira (7), a partir das 8h.
-
Grande Mobilização – 18 de outubro: Exames de Papanicolau, mamografias e práticas integrativas de bem-estar físico, mental e emocional. O Dia D de vacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos também ocorrerá simultaneamente.
-
Atividades de Saúde e Bem-Estar – 16 e 18 de outubro: Palestras, rodas de conversa, massagens relaxantes, consultas com ginecologistas e mutirão de planejamento familiar em parceria com CETEM e CEM.
-
Salas Acolher + Saúde: Equipes multiprofissionais desenvolverão atividades de apoio e orientação a mulheres em situação de violência, com unidades localizadas em CPA IV, Jockey Club, Grande Terceiro e Ribeirão da Ponte.
-
Capacitação em Saúde Bucal: Palestra sobre cuidados odontológicos para mulheres com câncer de mama e colo do útero, transmitida via YouTube e Google Meet nesta sexta-feira (3), às 15h, ministrada pela doutora em Oncologia Draklê Modesto.
O Outubro Rosa 2025 em Cuiabá reforça a importância da prevenção, diagnóstico precoce e cuidado integral da saúde da mulher, com ações que combinam exames, orientação, capacitação profissional e atenção à população em situação de vulnerabilidade.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Variedades7 dias atrás
Sema esclarece que “pesque e solte” segue proibido durante piracema em MT
-
Variedades4 dias atrás
Cuiabá terá calor intenso com alerta de tempestade nesta segunda-feira (29)
-
Judiciário5 dias atrás
MPF arquiva inquérito de prevenção a suicídios de indígenas Bororo
-
Cidades3 dias atrás
Vigilantes são proibidos de usar refeitórios das UPAs em Várzea Grande
-
Economia4 dias atrás
Mato Grosso paga salários de setembro nesta segunda-feira(29)
-
Saúde6 dias atrás
Jovem mãe denuncia negligência médica na Rede Cegonha, em VG
-
Judiciário5 dias atrás
Professora processa ex-marido por traição e pede R$ 20 mil de indenização
-
Claro e Escuro4 dias atrás
Coronel Zilmar e prefeita Flávia Moretti têm reunião após crise no DAE