trabalhos aprovados
Ager terá 14 trabalhos técnicos apresentados no XIV Congresso Brasileiro de Regulação
Agência de MT se destaca com 13 apresentações orais e um pôster em evento considerado o maior de regulação do país
Cidades

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) alcançou um marco importante ao ter 14 trabalhos técnicos aprovados para apresentação no XIV Congresso Brasileiro de Regulação, promovido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR).
Reconhecido como o maior espaço de discussão sobre regulação no Brasil, o congresso reúne especialistas, representantes de agências reguladoras e da iniciativa privada para debater os principais desafios do setor. A edição de 2025 será realizada entre os dias 26 e 28 de novembro, no Rio de Janeiro.
No total, a comissão avaliadora aprovou 355 trabalhos técnicos, sendo 305 para apresentação oral e 50 no formato pôster. A Ager marcará presença com 13 apresentações orais e um pôster, reforçando o protagonismo da instituição no cenário nacional.
Segundo o presidente regulador, Luis Nespolo, “a Ager-MT, ano após ano, vem aumentando a sua capacidade e maturidade regulatória e, com isso, também auxiliando com as melhores práticas o desenvolvimento do instituto regulatório. O aumento de trabalhos técnicos inscritos e aprovados a cada ciclo de congressos bienais demonstra claramente esta evolução”.
Na edição anterior, em 2023, a Ager teve cinco trabalhos aprovados e se destacou ao conquistar o primeiro lugar na premiação nacional com o projeto “Operação Tudo às Claras”, uma ação conjunta coordenada pela agência em parceria com sete órgãos e entidades públicas de Mato Grosso.
Entre os temas que serão apresentados pela autarquia neste ano estão energia elétrica, eólica e solar; transporte em todos os modais; ouvidoria; aspectos jurídicos; comunicação pública, entre outros.
*Sob supervisão de Daniel Costa

Cidades
Cuiabá entrega 150 títulos definitivos de imóveis a famílias de cinco bairros
Ação faz parte do programa Casa Cuiabana e garante segurança jurídica às famílias

A Prefeitura de Cuiabá entregou neste sábado (4), 150 títulos definitivos de propriedade a moradores dos bairros Altos da Serra 2, Vila Verde, Três Barras, Milton Figueiredo e Alvorada. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Abilio Brunini, da presidente da Câmara, vereadora Paula Calil, e da secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Michelle Dreher.
A ação integra o programa Casa Cuiabana, que tem como objetivo regularizar imóveis urbanos, destravando processos antigos e garantindo segurança jurídica e dignidade às famílias. Os documentos entregues estão registrados em cartório, sem nenhum custo para os beneficiários.
“Muitos estavam esperando há muito tempo. O título definitivo permite que a pessoa tenha sua casa reconhecida pela Prefeitura e pelo cartório, podendo vender, reformar, ampliar ou deixar de herança”, destacou o prefeito Abilio Brunini. “Além disso, ela passa a contribuir com o IPTU, ajudando no desenvolvimento da cidade.”
Outro ponto de destaque do programa é a prioridade na titulação em nome das mulheres, promovendo estabilidade e proteção às mães chefes de família. “Isso garante estabilidade para as mães que muitas vezes ficam responsáveis pelo lar e pelos filhos. É uma forma de justiça social”, reforçou o prefeito.
A presidente da Câmara, Paula Calil, ressaltou a importância da entrega acontecer na Casa de Leis:
“O título dá dignidade, segurança e estabilidade às famílias. Para muitas mulheres, isso significa um futuro mais protegido para os filhos.”
Já a secretária Michelle Dreher enfatizou o empenho da equipe na organização da secretaria e na resolução dos processos parados:
“Recebemos a Secretaria com cerca de 11 mil processos paralisados. Hoje estamos entregando títulos antigos que estavam travados há anos. Em novembro e dezembro teremos novas entregas.”
Entre os beneficiados, estava Katiane Faria de Ponte, moradora do Altos da Serra 2, que aguardava há oito anos:
“É um alívio saber que agora a casa está no meu nome. Tenho quatro filhos, e essa segurança é por eles também. Saber que, aconteça o que acontecer, eles terão um lugar garantido, não tem preço.”
O programa Casa Cuiabana prevê entregar 400 títulos até o fim de 2025, com 6.500 títulos já em cartório aguardando trâmites finais.
Participaram também da cerimônia o secretário de Planejamento, Nivaldo Carvalho, o secretário adjunto de Relações Comunitárias, Amarildo Batista, e os vereadores Demilson Nogueira, Dilemário Alencar e Cezinha Nascimento.
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Cidades4 dias atrás
Vigilantes são proibidos de usar refeitórios das UPAs em Várzea Grande
-
Economia5 dias atrás
Mato Grosso paga salários de setembro nesta segunda-feira(29)
-
Judiciário6 dias atrás
MPF arquiva inquérito de prevenção a suicídios de indígenas Bororo
-
Variedades5 dias atrás
Cuiabá terá calor intenso com alerta de tempestade nesta segunda-feira (29)
-
Política2 dias atrás
Diego Guimarães defende vereador Carlinhos e critica secretário de Educação
-
Judiciário6 dias atrás
Professora processa ex-marido por traição e pede R$ 20 mil de indenização
-
Claro e Escuro5 dias atrás
Coronel Zilmar e prefeita Flávia Moretti têm reunião após crise no DAE
-
Claro e Escuro4 dias atrás
Lucas apoia convocação e descarta retorno imediato à Câmara Municipal