causa animal
Projeto Educa Pet é lançado em escola de Cuiabá e envolve 380 crianças na causa animal
Educação

Alunos do 1º ao 5º ano da EMEB Maria Elazir Correia de Figueiredo, no bairro São João Del Rei, participaram nesta terça-feira (30) do lançamento do Projeto Educa Pet, promovido pela Diretoria de Bem-Estar Animal de Cuiabá, sob coordenação de Morgana Ens. A iniciativa tem como objetivo despertar desde a infância a consciência sobre a proteção e os cuidados com os animais.
Ao todo, 380 crianças participaram da atividade, que contou com quiz interativo sobre maus-tratos, orientações sobre adoção responsável, castração, alimentação adequada, passeios seguros e consultas veterinárias.
“É o primeiro passo que a gente tem que dar como pulverizadores da educação sobre a causa animal. Quanto mais passarmos a mensagem adiante, começando com eles, é um passo gigantesco e inédito da Prefeitura de Cuiabá para formar uma geração que pode fazer a diferença em nossa cidade”, destacou Morgana Ens.
Durante o quiz, perguntas como “um cachorro pode ficar preso na corrente o dia todo?” ou “pode jogar água quente em um gato?” foram respondidas pelas crianças em uníssono: não.
A aluna do 2º ano, Vitória Eloísa, de 7 anos, disse que aprendeu a importância de cuidar dos animais.
“Entendi que temos que cuidar deles. Não pode matar. Eu vou colocar água, ração, dar banho neles e deixar eles felizes”, contou.
A diretora da escola, Larissa Luzia Ferreira Bastos Villanova, ressaltou a relevância da escolha da unidade para sediar o lançamento do projeto.
“Vemos esse interesse tanto nos servidores quanto na comunidade, e as crianças também demonstram essa preocupação. Ficamos muito satisfeitos de sermos a escola escolhida para dar esse primeiro passo.”
Denúncias de maus-tratos
Morgana explicou às crianças como agir em casos de violência contra animais: procurar um adulto de confiança e acionar os órgãos responsáveis.
A população pode denunciar situações de maus-tratos diretamente à Diretoria de Bem-Estar Animal de Cuiabá, pelo WhatsApp (65) 99207-4318 (somente mensagens). As equipes analisam cada caso e encaminham as medidas necessárias.
*Sob supervisão de Daniel Costa

Educação
Mais de 15 mil estudantes fazem prova para escolas militares de MT neste domingo
Seletivo oferece 5.422 vagas em 29 unidades; resultado sai dia 24 de outubro e matrículas em dezembro

Mais de 15 mil estudantes fazem neste domingo (05/10) o exame seletivo para ingresso nas escolas estaduais militares de Mato Grosso. São 5.422 vagas disponíveis para o ano letivo de 2026 em 24 escolas Tiradentes e cinco unidades Dom Pedro II.
Segundo a Seduc, a relação é de 2,8 candidatos por vaga. A prova será aplicada das 8h às 10h (horário de Cuiabá), com 30 questões no total: 15 de Matemática e 15 de Língua Portuguesa. Os candidatos devem chegar com antecedência mínima de uma hora, pois o portão fecha às 7h45. Quem chegar depois desse horário não poderá fazer a prova.
O que levar
É obrigatório apresentar:
- Documento oficial de identificação (RG) físico ou digital válido no site gov.br, com fotografia e assinatura
- Formulário de inscrição enviado por e-mail no ato da inscrição
- Caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada com material transparente
Resultado e matrícula
O resultado final será divulgado em 24 de outubro de 2025 no site oficial da Seduc. As matrículas acontecem de forma presencial entre 19 e 23 de dezembro de 2025, com presença obrigatória dos pais e/ou responsáveis legais.
Como funcionam as cotas
As vagas serão distribuídas conforme a Lei nº 11.273/2020:
- 20% para filhos e dependentes de Policiais Militares e Bombeiros de MT
- 20% para integrantes de famílias comprovadamente hipossuficientes
- 5% para público-alvo da Educação Especial (Paede)
- 55% para ampla concorrência
Onde ficam as escolas
As unidades estão espalhadas por 24 municípios: Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Cáceres, Confresa, Vila Rica, Diamantino, Nova Mutum, Colniza, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Jaciara, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
Boa sorte para todos os candidatos!
*Sob supervisão de Daniel Costa
-
Variedades7 dias atrás
Sema esclarece que “pesque e solte” segue proibido durante piracema em MT
-
Judiciário5 dias atrás
MPF arquiva inquérito de prevenção a suicídios de indígenas Bororo
-
Variedades4 dias atrás
Cuiabá terá calor intenso com alerta de tempestade nesta segunda-feira (29)
-
Cidades3 dias atrás
Vigilantes são proibidos de usar refeitórios das UPAs em Várzea Grande
-
Economia4 dias atrás
Mato Grosso paga salários de setembro nesta segunda-feira(29)
-
Saúde6 dias atrás
Jovem mãe denuncia negligência médica na Rede Cegonha, em VG
-
Judiciário5 dias atrás
Professora processa ex-marido por traição e pede R$ 20 mil de indenização
-
Saúde4 dias atrás
Dr. Miguel Júnior firma compromisso com psicólogos para fortalecer saúde mental em Várzea Grande