Estudantes com reforço quinzenal de matemática melhoram desempenho da disciplina

Da Redação

 

Estudantes das 14 turmas do ensino médio da Escola Estadual Francisco Ferreira Mendes, no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá, participam do Projeto Hora da Matemática. A cada 15 dias, abre-se um espaço no horário de aula para os alunos fazerem uma revisão de matemática básica.

Na quinta-feira (21), ocorreu mais uma etapa, que segundo o professor de matemática Cláudio Brandão, um dos idealizadores do projeto, é importante também para desenvolver o protagonismo entre os adolescentes. A Hora da Matemática conta com 40 alunos monitores que entram na sala auxiliando os colegas.

Ele explica que o projeto conta com a colaboração de 24 graduandos do primeiro ao quarto semestre do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Eles entram nas salas e ministram as aulas acompanhados dos monitores. Nas terças e quartas-feiras, eles dão aula de reforço aos monitores.

“Nesse dia, da Hora da Matemática, criamos uma sexta aula para que seja trabalhada a matemática básica. Fazemos a revisão do ano anterior. Já estamos colhendo bons resultados, uma vez que 40% desse alunos já obtêm um aprendizado maior que do ano anterior”, destaca.

Cláudio Brandão acrescenta que o projeto existe desde o ano passado. Alguns alunos que não gostavam de matemática, passaram a ser monitores. 

É o caso de Maria Eduarda da Silva, que cursa o terceiro ano. Ela explica que, no ano passado, não tirava notas boas, principalmente em geometria, mas, com o projeto, mudou a visão que tinha da matemática. “Aprendi a gostar da matemática. Penso em fazer o curso de administração que tem relação com a matemática”.

No 1º ano C, a aula foi uma revisão sobre números inteiros. Para motivar a turma, o graduando de matemática fez um bingo que atraiu a atenção de todos.

Os alunos especiais também merecem destaque no projeto. A coordenadora pedagógica Ludima de Oliveira explica que os sete alunos tem um tratamento diferenciado com um monitor exclusivo. “Isso motiva e ajuda no aprendizado dessses estudantes”, ressalta. 

Camisetas

A Hora da Matemática tem até camiseta estilizada para os monitores. Os professores do projeto distribuem motivando mais ainda os estudantes. “Conseguimos mais monitores do que esperávamos. Uma adesão considerável”, ressalta o professor Valcir Borges.

Língua Portuguesa

A EE Ferreira Mendes também tem o Projeto Hora da Língua Portuguesa, que alterna semanalmente com a Hora da Matemática. O projeto que trabalhava com a leitura fluída no ano passado, foi reformulado com uma leitura com debate. “Estamos em fase de implementação. A nossa expectativa é que amplie o nível de leitura”, ressalta a coordenadora pedagógica Keila Sandra Spessoto.